terça-feira, 28 de abril de 2015

Crime gastronómico.

Alheira frita com batatas fritas, arroz e ovo estrelado.

A primeira vez que vi tal coisa acho que tive uma ligeira apoplexia.

Ora vamos lá ver... A alheira cozinha-se grelhada (ou no forno) e serve-se com batatas cozidas e grelos, eventualmente e na loucura, com ovo cozido. Tudo regado com azeite do bom.

Sim. É assim e sem margem para discussão. E não me enerveis, hã, que o tema "fumeiro" é-me muito caro e ainda soltais a fera que há em mim.

61 comentários:

  1. Eu gosto dela frita com batata frita e ovo a cavalo... o arroz dispenso. Se é para ter gordura, que tenha muita e em tudo e que saiba bem...

    Ass. Estimado Homem

    P.S.: não venhas cá com coisas de "AI E TAL QUE SE TE PÕES COM ESQUISITICES GASTRONÓMICAS VAIS DORMIR PARA O SOFÁ", que as minhas cruzes já não dão para isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahah ahahahahahahahah ahahahahahahahah ai que se me dá aqui o abafo... Ahahahahahahahah como assim a ler-me o blogue, hum??? (Quanto a isso que acabaste de dizer e que eu me recuso a reproduzir e a aceitar... Já sabes... Fora de casa e que eu não saiba.... :DDDDDDD)

      Excluir
  2. Mas é bom... mas prefiro no forno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom?? Como assim? Olha Be... Se eu mandasse criminalizava aquilo. :D

      Excluir
    2. Eu explico: Batata frita é bom, ovo estrelado é bom, alheira frita é bom. Logo, é bom! Um atentado à saúde mas é bom ;)))))

      Excluir
    3. Mas tudo junto..... Enfim... Tu é que sabes o exemplo que queres dar às gerações mais novas. Pensa bem se é essa a mensagem que queres passar... Fritar uma alheira é um sacrilégio, sabias?

      Excluir
    4. Vou para o inferno! Mas não faz mal porque lá deve-se poder comer alheira frita :DDDDDD

      Excluir
    5. Ahahahahahahahah ahahahahahahahah és do piorio :DDDDD

      Excluir
  3. Epá... Deixalá a malta comer o ouvinho estrelado que eu deixo o resto (a malta do sul não sabe o que é bom, mas tem umas invenções bacanas e o ovo estrelado é uma delas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não percebes Silent... Não percebes... É crime pah. Crime!!

      Excluir
    2. Na qualidade de filho de gente serrana/ratinha, venho advogar que sim, percebo. E gosto mais de ovo cozido que tu, de certeza! Mas o ovo estrelado na alheira sabe melhor!

      Excluir
    3. Ai a minha vida... Oh Silent... Oh Silent... Olha os meus nervos... Os meus filhos, pensa nos meus filhos que precisam de uma mãe escorreita da cabeça.. :D

      Excluir
  4. Não senhora... cá na terrinha é alheira grelhada com batata frita e ovo estrelado a cavalo. E eu que gosto tanto!
    Na altura que as papilas gustativas dão ares da sua graça, lá me vem à cabeça a quantidade de gordura e afins... pois sim.

    CM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaiiii... Este comentário esteve quase quase para não ver a luz do dia... Facadas. Isto são como facadas no meu peito. Não pode ser CM. Isso é pecado, sabias?

      Excluir
    2. Pecado?! Está a falar-me dos capitais?
      : )

      CM

      Excluir
    3. Isso. Daqueles mesmo mesmo capitais. :D

      Excluir
  5. Não gosto de alheira. Fico só com o ovo estrelado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostas de alheira???? Não gostas... Não... Pah, tu não disseste isto.

      Excluir
    2. Pronto... Já me puseste a chorar... Estás contente? Não esperava isto de ti, se queres saber...

      Excluir
    3. Mas o meu marido gosta, e eu faço assim : grelhada, com batatas cozidas, grelos e......ovo estrelado!!

      Excluir
  6. Mas assim não tem piada nehuma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quereis lá ver que tenho de fechar os comentários?

      Excluir
  7. http://anossavida.pt/sites/default/files/img785wf5.jpg

    até já me estou a babar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://media.giphy.com/media/g43ZqCrsNRbpu/giphy.gif

      Excluir
  8. Se eu te disser que passei uma das gravidezes (não sei qual delas, confesso) a comer alheira com batatas fritas e ovo estrelado...
    (não, pensando bem, não digo. Eu também tenho filhos para acabar de criar)
    Posso é dizer-te que vou experimentar como dizes - grelhada, com batatas (prefiro assadas) e grelos. Parece-me tão bem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NM a indicar o caminho da luz desde sei lá quando.... :D

      (Fazes assim: pões na frigideira sem nada e em lume brando, muito brando. Quando começar a ficar com a pele mais dura picas com o bico de uma faca. Fazes aí uns quatro furos para sair a gordura. Depois viras e fazes o mesmo do outro lado. De nada. :) faz com batata cozidas. Vai por mim. Boa batata e bom azeite. Depois diz-me se voltas a comer frita.)

      Excluir
    2. Grata pela luz :D

      (Fá-lo-ei. Dir-to-ei :))

      Excluir
  9. eh pah. NM a presidente já! (ouvi dizer que o nosso já não faz grande figura)

    Eu sou do Minho, Alto-minhota, e não tinha como referência gastronómica a alheira, só me era apresentada com batatas fritas e ovo estrelado, o que não despertava o meu apetite. Até que um dia fui a Mirandela, e descobri a alheira com batatas cozida e grelos (o nome do prato era "alheira de inverno"), e a partir daí, as alheiras passaram a constar da minha lista de compras, mas sempre sempre grelhadas (ou no forno), acompanhadas com grelos ( e outros que tais).
    O que eu gosto de alheira com grelos (uma alheira grelhada com grelos pode ser um ótima entrada para um magnifico arroz de lampreia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso. Não tem nada a ver. Desvirtua-se completamente a alheira. Mas isso do arroz malandrinho... Hum... Também não deve ir mal não.. :)

      Excluir
  10. Por aqui come-se com arroz "Malandrinho" e fica bem boa :D Mas eu cá não sou esquisita, gosto de alheira de (quase) qualquer maneira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também dizia o mesmo. Até que um dia, numa evidente paragem cerebral, tive a feliz ideia de pedir alheira de bacalhau... Pah... Até me faltam palavras para descrever a experiência. ..

      Excluir
  11. E se for um à merenda é em cima de uma boa fatia de pão com uma caneca de café ou cevada acompanhar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem tirar nem pôr. De navalhinha na mão para a chouricinha que entretanto se pôs ao lume... :))

      Excluir
  12. Não te disse que fui buscar 12 quilos delas a Sendim, ora não? Praí 2 quilos já marcharam, só aqui em casa ...o resto foi distribuído por outras alminhas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 12kg??? Doze? Ahahahahahahahah ahahahahahahahah ahahahahahahahah conta-me a verdade, andas no contrabando ora andas? :DD

      Excluir
    2. Repito: "O resto foi distribuído por outras alminhas." :)

      7 alheiras ficaram cá em casa, 3 Kg foram dadas a um casal amigo; os outros 8 Kg estão divididos entre a casa da minha sogra e a casa do sogro do MQT :)...Destas 2 casas, virá, bimensalmente, a renovação do stock da casa em Braga. :)

      Excluir
    3. Pah Pseudo, eu entendo-te... Mas há coisas que não se escrevem... Dizer é naquela mas escrever não... A malta dos blogues como deve ser alimenta-se de bagas goji e similares... Vires para aqui a falar em DOZE kg de alheiras... Pah... Arruinas-me a minha blogo- carreira. :)

      Excluir
    4. Mas como eu não pertenço à malta dos blogues como deve ser que se alimenta a bagas goji e similares, posso dizer o que me apetecer, não posso? Lá para Novembro - meio ano, mais coisa, menos coisa - havemos de ir buscar mais :)

      Eu acrescento que nenhum desses 12 quilos foi para tua casa e assim, podes continuar a comer bagas goji e essas coisas de gente fina :P A tua carreira continuará incólume :)

      Excluir
    5. Exacto! Alheiras?? Eu?? Por favor Pseudo... Sabes a quantidade se gordura que isso tem? É que não consigo mesmo comer... Só de pensar fico enjoada... Eu é só bagas mesmo... Isso e cenas glúten free...

      Excluir
    6. Pronto, pronto, fica só entre nós: lá para Novembro - mais coisa, menos coisa - levo-te 12 kgs de bagas goji transmontanas a tua casa. Tá melhor assim? :)

      Excluir
    7. Ok. Ficamos combinadas. Adoro. As bagas goji de Bragança são as minha preferidas. :DD

      Excluir
    8. Sendim, moça, Sendim!! Lá é que me vendem as alheiras...ai caramba, as bagas goji sem glúten, bolas!!

      Excluir
    9. Claro, claro. As de Bragança têm glúten. Que parvoíce. As de Sendim é que sim. Diz que têm propriedade anti oxidantes...

      Excluir
  13. Desde sempre me lembro de alheira frita com batata frita e ovo estrelado e arroz nas cervejarias e desde sempre me lembro da minha mãe me dizer que era muito frito junto, que tirasse daí a ideia. Agora que já não é a mãe que escolhe o que eu como, uma vez e só uma por ano atiro-me ao "enfarte num prato"(é mais ou menos como sardinha assada, uma e só uma vez por ano). Normalmente uso a alheira para fazer empadão quando estou com pressa. Salteio espinafres, pinhões e o recheio da alheira e faço o puré congelado do PD. Ovo e pão ralado por cima e vai a gratinar. Em 10 minutos e com pouco $ está o jantar feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empadão de alheira?? Hum...

      Excluir
    2. (Isso sim, é um verdadeiro crime gastronómico; tendo a concordar com a NM. :P)

      Excluir
    3. É daquelas coisas que demora 10 minutos a fazer e toda a gente gosta.

      Excluir
  14. Por aqui comem-se grelhadas ou no forno, com grelos e batata cozida (raízes transmontanas oblige) mas com ovo estrelado. E é bom. É sempre bom :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batatas cozidos com ovo estrelado??? Oh pah... Eu sei que estão aqui estão me a apelidar de nazi da alheira, mas isso não tem jeito nenhum caraças... (Raízes boas essas. :))

      Excluir
  15. e risoto de alheira? hummmm delicia :)

    ResponderExcluir
  16. No refeitório também aparece volta e meia na ementa. Creio que valia mais injectarem colestrol nas veias em vez de almoçarem...
    Isto é um hospital ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indeed! E é verdade... Num hospital ou numa escola é particularmente esquisito...

      Excluir
  17. Finalmente alguém que me entende !!!! Alheira TEM que ser com batatas e grelos (ou couve) cozidas!!!!

    ResponderExcluir