quarta-feira, 8 de abril de 2015

Não atino com doidos… Mas adoro relógios.



Não atino com doidos, mas para mim os mais doidos dos doidos são aqueles que parecem pouco doidos. São eloquentes na escrita, no discurso e na postura, e é preciso escarafunchar perspicazmente para perceber que, enfim, são doidos. 

Porque com um doido que é doido e não o disfarça, não nos enganamos, já sabemos ao que vamos e fazemo-lo por nossa conta e risco... Tomamos as devidas precauções, vamos com cautela e caldos de galinha. Um doido que é escancaradamente doido pode-nos cagar no tapete, mas só no-lo tira debaixo dos pés se nós deixarmos. 

Por sua vez, um doido que não parece doido, um doido que só desacerta às vezes, obscuramente e de forma aleatória, estende-nos o tapete sobre um cadafalso e convida-nos com os melhores modos para um cházinho e scones acabados de fazer. É nós acedemos e vamos… De sorriso nos lábios pela simpatia e seguros na passada.

A propósito disto dos doidos lembro-me do matemático Lewis Carrol, o autor da Alice no País das Maravilhas, que nos diz que, concordando que o melhor relógio é aquele que nos dá mais vezes a hora certa, é mais seguro ter um relógio parado que um que se atrasa um minuto por dia... De facto, um relógio parado está certo duas vezes por dia, ao passo que aquele que a cada dia só se atrasa um minutinho, uns míseros 60 segundos, apesar da má engrenagem se poder relevar no início, a verdade é que só após 1 ano, 12 meses e 21 dias nos voltará a dar a hora certa . E isso… Bom, isso é uma incomportável eternidade!


4 comentários:

  1. É estranhissimo quando uma pessoa que julgamos perfeitamente normal, de repente nos diz ou faz uma coisa totalmente absurda.
    Gosto muito dos livros da Alice ... tenho várias edições e leio e releio sem me aborrecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora fizeste-me lembrar uma cena brutal. Mesmo mesmo brutal. Tera sido há uns 6-7 anos. Acabou em tragédia de parangonas. Quem prepertou foi uma pessoa (aparentemente) normal. Normalíssima, digo-to eu. :(

      Excluir
  2. Gosto tanto da sua "nerdice", nê é de nerd? :p

    ResponderExcluir