quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Do meia-leca do Francisquinho.

E ainda da necessidade de comunicação do Baby... E da sua altura, já agora!

[Baby, para o casal da mesa ao lado numa esplanada] Oiá!

[Senhora] Olá!...  Estás bom?

Baby sorri e acena que sim com a cabeça.

[Senhora] Estás de férias com os papás e o mano, é?!

Baby volta a acenar que sim (mesmo sem perceber nada do que lhe tinham dito).

[Senhora] Como é que tu te chamas?

Baby aponta para si próprio e faz: "Mmmmm!"

[NM, a não querer passar por mal encarada] Chamas-te "Baby", não é?

[Senhora] Bonito nome... Mas olha, tu ainda não falas ou estás com vergonha?

[NM, simpática] Ainda não fala...

[Senhora] Quantos aninhos é que ele tem?

[NM] Faz precisamente hoje dezoito meses.

[Senhora] Ui...

[Senhor, que até então olhava por cima do jornal] É da idade do Franscisquinho... Deve ter é mais uns 20 centímetros que ele...

[Senhora] Pois é... Ahahahahahahahah... Córror!...

(...)

Oi??? "Córror"?!???!! 

(...)

E depois, na minha mente e qual cena da Ally McBeal, o Baby começava a falar e dizia "Córror o caraio, pah... E o gato faz Miau!, ouviste? Mi-au!... Vai lá perguntar ao Francisquinho se sabe mazé..." e eles iam-se embora cabisbaixos e quando olhavam para trás o Baby apontava-lhes o dedo e dizia: "In you face, loosers!!" e nós ríamos muito.

(...) 

O que aconteceu na realidade? Arregalei muito os olhos e fiz um meio sorriso condescendente... Foi o suficiente. Dizem-me que tenho uma cara muito expressiva. Acho que é verdade.







37 comentários:

  1. Devias ensinar o puto a dizer caraio como deve ser para usar nestas situações.
    Parva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao mais velho, não é? ahahahahahahahaah "E depois o Jr. chegou-se ao pé do irmão e disse-lhe: "Não é caraio que se diz Baby, é caralh@..."" Ahahahahahahahhahahah

      Excluir
  2. Baby está perfeito e alinhado com a idade, Nê.
    Diz o povo "Ao ano andarás, aos dois falarás". Ainda é cedo para falar, descansa que, quando começar, saem-lhe essas frases todas dos teus sonhos, e depois é que é o pesadelo social! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois está Linda. Aliás, ele andou tarde (mais ou menos vá, tinha 15 meses) mas já fala muito, já sabe muitas palavras, muitas mais que o Jr. com esta idade, por exemplo, e acho que vai falar cedo. Lá está, é um comunicador nato! :)

      (A questão é que ele parece muito mais velho que aquilo que é e as pessoas opinam sempre, fazem sempre aquela de cara de pena como se ele estivesse "atrasado, o pobrezinho"... As pessoas não fazem por mal (principalmente as mais velhas) e a mim é-me igual ao litro, mas penso sempre que as pessoas deviam ter mais travão nos julgamentos que fazem porque há pais que podem estar muito inseguros com o desenvolvimento dos filhos e esta atitude não ajuda em nada. Já para andar foi a mesma coisa... ele parecia ter mais de dois anos, e "é estranho um miúdo deste tamanho ainda não dão andar"... Chegaram-me a dizer isto mesmo assim. Enfim... é o que te digo, a mim dá-me igual, mas acredito que nem para toda a gente seja assim... Até porque lá está, há crianças com problemas de desenvolvimento e os pais têm que estar atentos.)

      Excluir
    2. Mas já viste que uma criança com problemas de desenvolvimento, apercebidos pelos pais e diagnosticados pelo médico, é sujeita exactamente à mesma triagem que é uma que não tem? As pessoas dão sempre opinião, e, normalmente, para poderem contar que o neto, o sobrinho da vizinha ou um caso da internet são muito melhores do que o nosso.
      Também te digo que quem percebe de crianças sabe ver a idade que elas têm, independentemente do tamanho. Eu tive desde o percentil 5 (true, true) ao percentil 60, e habituei-me às opiniões mais esdrúxulas — até, e principalmente, de quem não tem filho nenhum.
      :)

      Excluir
    3. Tens razão Linda. Tens toda a razão. As pessoas opinam muito, é o que é...

      Excluir
  3. C'órror do Francisquinho ter 20cm a menos não? A minha petite priminha tem 17 meses e é tão pequenina, e qdo vejo as fotos do baby por aqui, olho para as perninhas dele e penso na Petite, não, não comparo, mas acho engraçado. Já o irmão que deve ser como Baby, qdo nasceu as camisolas ficavam todas a 3/4, hoje com 4 anos calça o 31... Eu com 32 calço o 35... C'órror é de mim...!!! Bem... perdi-me algures. Isto tudo para dizer que sim, há mta gente inconveniente e sem noção, e que têm a boca ligada directamente ao intestino.
    Bom dia para si :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também na sala dele há uma menina mesmo muito pequena... Mas isso não quer dizer nada, uma amiga do Jr. que anda na escola com ele deste os 4 meses também era mínima, foi assim pequenina até aos quatro anos, mas durante este ano deu semelhante esticão que agora até já está mais alta que muitos da idade dela (com a irmã dela aconteceu exactamente a mesma coisa, mas aos 6 anos). Os miúdos têm ritmos de crescimento diferentes, nada a fazer. O Baby está no percentil 97 na altura e no 75 no peso, desde os 5 meses. Para já tem sido uma criança grande (e eu bem vejo pelos outros da sala dele) mas não significa que vá ser um adulto muito alto. O Jr. é mais pequeno. Está normalmente um pouco acima do percentil 50 na altura e no 25 no peso. é muito magrinho. Sempre foi. mas come muito bem, é mesmo dele ser assim esguio... Enfim, cada um é como cada qual... :)
      Bom dia! :)

      Excluir
  4. A sério? Córror?? Faz-me lembrar as pessoas que olhavam para macaquito em bebé e diziam "coitadinho" apenas porque usava óculos, que ele é e sempre foi, fisicamente perfeito.
    Eu se fosse a ti ensinava-o a fazer aquela cena com o dedo do meio, sempre que ouvisse a palavra Francisquinho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as filhas de um vizinho meu também usam óculos desde muito pequeninas e outro dia ele também comentava isso comigo... é não dar importância, mas acho que é importante "ensinar" os miúdos a sentirem-se bem com as suas diferenças; ajudá-los a criar mecanismos de defesa.
      (Depois do "miau", vou apostar no "Fake you!" que obviamente vai soar a outra coisa.. :DD)

      Excluir
  5. O meu filho até agora só recebeu "elogios" do tipo...
    "Credo, é tão grande" ou "Está tão grande, Meu Deus".

    Felizmente, porque se ouvisse um "C'Órror" não sei muito bem como é que reagia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh... Querias que fizesse? Escandaleira é que eu não armo, sou mais pelas chapadas de luva branca. (Ela percebeu bem a mensagem...)

      Excluir
  6. Também já o chamaram de gordo. E eu chamei a pessoa que o fez (a pediatra) de maluca. 9 kilos e uns trocos para 72cm é perfeitamente normal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela diz "gordo", tu dizes "maluca"... ahahahahahahah parece-me uma plataforma de entendimento perfeitamente normal... :DDDD

      Excluir
  7. Olha que a versão "caraio te refodam" é muito mais incrementada! :P :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaahahhahahahahahhahahahahahah agora o próximo passo é o miau!, depois logo vemos como corre... :DDD

      Excluir
  8. Corror! Tens uns filho alto (ou o francisquinho é mesmo meia leca)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, era o que lhe devia ter respondido... "Ai córror... O Franscisquinho é mesmo baixinho, coitadinho..." :D

      Excluir
  9. NM o meu filho quando nasceu com 41 semanas pesava apenas 2,400 na rua onde morava na altura nasceram muitas crianças durantes aqueles 3 meses seguidos, durante meses ouvi ai coitadinho é tao pequenino e via que ainda gozavam. Neste momento ele com 12 anos tem 1,67cm calça o 42 e pesa apenas 54kilos. So faz 13 anos no próximo ano de todos os que nasceram naquela altura é o melhor aluno na escola. Agora sou eu que passo nao digo nada mas penso assim ai coitadinhos. E com 18 meses era um verdadeira indio partia tudo, atirava tudo pela janela e nao falava nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Sandra! :)))
      (o meu aos dezoito meses atira tudo ou para a sanita ou para a banheira... Pelo que contas acho que está no bom caminho então...:DD)

      Excluir
  10. Mas afinal qts cm tem o teu catraio?
    O meu tb acham sp q é mais velho e tb ja o chamaram de gordo, vá robusto. Alias a médica das urgencias virou com um "só???" Qd eu disse q o miudo ainda n chegava bem aos 11 kg (pelos visto parece mais gordo...n sei)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh diabo... Com essa é que me lixaste Me... Sei lá quanto mede... :DD Tenho de ir ao livrinho de saúde ver os dados da última consulta. Já cá volto.

      Excluir
    2. Me, na última consulta tinha 15 meses, pesava 11,350 kg; media 84 cm e tinha 48 cm de perímetro cefálico... (Parece que estamos a medir pilinhas.. :DDDDDDDDD)

      Excluir
    3. :) de facto acho q tens ai um potencial jogador de basket.
      Mas tb esta longe de ser um gigantone :)
      (O meu aos 14 meses tinha 76,5 de altura n de pilinha hehehehe)

      Excluir
  11. NM, pelas fotos de facto o seu bebé parece crescidote, mas nunca comentaria nenhum outro aspecto. Em primeiro lugar, porque lido com poucas crianças, maneiras que nao sei quando é suposto começarem a falar, andar, declamar poesia ou apreciar Mozart.

    Cá em casa temos, ao fim de uns aninhos e aqui mais ao pé, um bebé de 8 meses. E enerva-me tremendamente que andem sempre a espreitar para a boca do garotinho para ver se já tem dentes. Ainda por cima é um bocadinho chorão e sossega mais a morder os brinquedos. Ou seja, toda a gente presume e espera que sejam os dentes. Então a avó ate me causa palpitações. Porquê, se não é nada comigo? Porque olho para a mãe, que até é bastante tranquila apesar de ser o único filho, e de vez em quando parece que fica preocupada por ele nao ter dentes nem sequer unzinho a espreitar. Ou porque o menino "ainda" não pede colo a ninguém (não estica os bracinhos). Faço ideia quando o garoto se aproximar dos 12 meses! Se ainda nao fizer a sua meia maratona de rotina ainda alguém chama a CPCJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahah Com o primeiro filho é sempre pior... A história dos dentes é maravilhosa... Tuuuudo é culpa dos dentes. Febres, diarreias, choros... Tudo, tudo, tudo... :D eu tenho um vídeo com o Jr. com 4 meses... Digo eu: "Está aborrecidinho, não está?! São os dentinhos, ora sim?" Pois bem... O primeiro dente apareceu-lhe aos 7 (sete!) meses... :DDD 3 meses depois portanto!

      Excluir
  12. Opah é dos mais novos. Saem assim, grandes e espertos. Aqui com 19 meses perguntam se "a menina já fez os 2 há muito"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grandes e espertos e giros e isso... E tão imparciais que nós somos... :DDDD

      Excluir
  13. E córror é a tiazoca fazer tantas perguntas. Cusca

    ResponderExcluir
  14. Então e ter gémeas.... pois... ah que elas são tão grandes... ai mas são tão diferentes... esta é tãaaaao linda... esta é mais fortinha... arre dussssssstin... sai com cada uma às vezes... que.. e são as duas lindas ... aliás as três é só ir espreitar e comprova-se que faço gaijitas bonitas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ui... "Esta é tão linda" principalmente em frente às outras é top. Só que não. Enfim...

      Excluir
    2. A Matilde já entende e faz logo cara de cachorrinho...raivoso... no outro dia disse... somos todas lindas como a mama :) ahahahah a "belhota" disse ah pois pois... não têm a quem sair feias não... raismaparta esta gente que mais valia arrotarem quando vão falar

      Excluir
    3. Ahahahahahahahah a Matilde é que sabe...

      Excluir
  15. "Ao ano andante, aos dois falante", qual é o problema dela, hum??
    Aposto que o Francisquinho é beto, pobre miúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema Mia é que a minha criança é tão alta tão alta que olha... É um órrore!

      (Parabéeeeeens! ;))

      Excluir
    2. Ahahahah, os problemas desta gente...

      (obrigada! :D )

      Excluir