terça-feira, 25 de setembro de 2018

Se me quiseres aborrecer de verdade*

Não assumas nada, particularmente que podias ter estado melhor. Diz que não correu bem porque és mulher, porque és homem, porque és preto, porque és branco, porque tens filhos, porque não tens filhos, porque és gordo porque os teus pais não te educaram para a saúde. Nunca digas que não correu bem por tua culpa, porque foste burro, porque não te lembraste, porque não fizeste bem, porque mandriaste, porque tiveste outras prioridades. Nunca peças desculpa ou reconheças que não estiveste bem.

Diz “Só neste país…”.

Fala assertivamente do que não sabes.

Mente-me.

Procrastina.

Sê mal educado. Mas requintadamente mal educado. Não levantes a voz e usa palavras caras na tua má criadice e má formação. Repisa quem está em baixo. Seja porque motivo for. Dá-lhe para baixo, quando ainda está em baixo. Não lhe dês a mão, ou aligeires o estado em que se encontra, relembra-o antes porque está naquele estado. Por sua própria culpa evidentemente, que contigo não seria assim.

Aponta o dedo e fala do alto das tuas circunstâncias.

Sê mandrião. E reclama. Sê passivo. E egoísta.

Procrastina.

Sê egoísta e nem ao teu umbigo dês muito da tua disponibilidade.

Não dês o benefício da dúvida. Sê vês alguém a fazer/dizer algo que não entendes, assume que estão a ser estúpidos. Porque outra razão se faria/diria algo que não entendes?

Aborrece-te e aborrece os outros com merdinhas sem jeito nenhum. Coleciona gente com quem não falas por merdinhas sem jeito nenhum.

Procrastina.

Sê sovina.

Sê esbanjador.

Sê displicente.

Abusa da confiança.

Não cumpras prazos nem horários.

Guarda os teus rancores a sete chaves.

Diz que algo/alguém que experimentaste/conheces é o “melhor do Mundo” (um restaurante, um bolo, a professora do teu filho). Tenho uma novidade para ti: Não é.

Não tenhas brio naquilo que fazes.

Não releias o que escreves, afinal tens muito que fazer. Quem vai ler o que escreveste deve ter vagar para te descortinar as intenções. E se não o fizer é porque é burro. Ou mandrião. Evidentemente.

Procrastina.

Preocupa-te muito com o que os outros pensam de ti.

Sê arrogante e abusa do poder. Faz juízos de valor. E julga-te conhecedor de quem te rodeia. Das suas exatas circunstâncias. Abusa do poder.

Interrompe-me quando eu estou a falar, não para me dizeres o que quer que seja, mas para te ouvires a ti próprio. Sejas quem fores.

*Com os devidos créditos ao colega Pipoco Mais Salgado.

10 comentários:

  1. Bendito sejas, pois longe chegarás.
    E nunca te esqueças que apenas cumprias ordens.
    Bendito sejas, pois longe chegarás.

    Posto isto, vou beber um chá. De urtigas brancas.
    Maria Lopes

    ResponderExcluir
  2. Não me parece que quando alguém diz que uma qualquer coisa/pessoa é a melhor do mundo o pretende afirmar categoricamente. É uma forma de expressão, de enfatizar qualidades. Porque é que a incomoda?

    (Gostei do post)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sei bem... Embirro com a expressão... Outro dia o Presidente da República disse: " ... Tenho a certeza que os nossos professores são dos melhores do Mundo..." Achei patético.

      (obrigada!)

      Excluir
    2. Com esse exemplo compreendi melhor a sua "implicância". A declaração soa de facto algo patética...

      Excluir
    3. Tendo em conta que só a Universidade do Porto está entre as quinhentas (500!) melhores do mundo (notícia hoje do Público), os profs portugueses devem ser particularmente diferenciados devem...

      Excluir
    4. hmmm...
      mesma sensação por aqui, embora de natureza tópica, localizada no sonso e já estafado sorriso do sr presidentezinho da república estudantil e na inanidade da comsoc quando menciona o rei Naldo.

      ahahahah, 500, é um orgulho!, como chegaram a dizer alguns patetas do técnico.

      temos todos de remar para o mesmo lado, e, se estivermos todos desse lado, e o esquife não nos lançar à água, pelo menos fazemos belas circunferências.


      isto vindo de um há cinco anos gordito - não, o crédito não pertence aos meus Pais, é mesmo da doença crónica, afinal já tive 58 quilogramas força de peso bruto -, que na faculdade pertencia ao grupo coral "a corja procrastinadora". enfim, os profs queixavam-se antes, mas nunca depois. afinal, há coisas que só estão prontas quando estiverem prontas (ou então vem daqui o quingentésimo ahahahahahah).

      no resto, siga-se a dec. amesterdão.


      Excelente post.
      Ocasionalmente também me sinto zangado.

      Abraço, cara NM.

      Excluir
    5. Ahahahah "a corja procrastinadora" ainda se gabavam.... Rascas, pá!... :DD
      O top 500 é uma vitória. Tomaram muitos! Nós também somos pequeninos, pouquinhos.... E diz que vamos continuar com fusos de verão e de inverno. E isto para não falar de outras coisas... 500! Oh, oh... Bem bom!
      É sorrir e acenar.
      Bom dia, caro onónimo!

      Excluir
  3. <3
    Amorinha do meu coração!
    Tenho saudades tuas

    ResponderExcluir