quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

E agora escolha...

Baby foi a uma consulta de oftalmologia (hospital público, depois de rastreio) e foi diagnosticado com astigmatismo, 1.5 e 2.25 dioptrias.

Fiquei com a pulga atrás da orelha e levei-o a outro médico, rock star aqui do burgo, em busca de uma segunda opinião...

Resultado?!

Zero. Nada. "Sem qualquer alteração."

(...)

Bonito...

12 comentários:

  1. Não sei se consigo ajudar mas tu és a mãe e hás de perceber o teu filho como mais ninguém (pronto, não é assim tão taxativo... eu às vezes não os percebo!)
    Ele aproxima objetos ou livros dos olhos para ver melhor?
    Cerra os olhos para ver ao longe?
    Queixa-se de dores de cabeça?
    Estes são alguns dos sinais, eu tenho um filho toupeira e ando com ele na neuro oftalmologia desde os 5 meses. Já tenho quase um diploma um ;)
    Se tiveres muitas dúvidas, pede uma terceira opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso que, ostensivamente, este oftalmologista não quis saber a opinião do outro. Nem no início, nem no fim da consulta. Só quis saber a nossa opinião e se nós, pais, tínhamos problemas de visão (não temos). Nós nunca notámos rigorosamente nada, só bastante fotossensibilidade (de manhã, até aceitar a luz passa-se uma pequena eternidade). Este médico foi contundente, sem reservas e de facto há que lhe reconhecer a experiência... (já a simpatia... :D)

      (a outra médica viu-o com ele a arder em febre, não sei se poderá ter tido influência. E também já lhe tinha vomitado o gabinete.)

      Excluir
    2. Não quero de forma nenhuma influenciar mas se nunca notadte nada, é porque talvez não haja nada para notar. Eu deixaria passar um tempo, estando atenta e se notasse alterações, levava-o de novo ao médico.

      (se calhar quem estava a ver mal era a médica 😂. A febre pode ter influenciado o resultado...)

      Excluir
    3. Para semana vou falar com o pediatra a ver o que ele diz, mas devo fazer isso que dizes, sim...

      (É que foi por um triz que não lhe chapei com uns óculos ao miúdo... Já os tinha estado a ver na web e tudo...)

      Excluir
  2. Como alguém que tem astigmatismo, é muito estranho diagnosticarem-lhe assim de repente com 2.25 dioptrias, se ele não se queixou de visão, nem de dores de cabeça. 2.25 é bastante.
    Um teste: À noite, quando estiverem no trânsito, pergunte-lhe como é que ele vê a luz vermelha do farol de um carro, ou mota; vê só uma luz, normal, do formato do farol, ou vê um rasto de luz, à volta do farol, ou luzes difusas à volta da luz principal, etc? Se ele vir uma luz perfeitinha, como deve ser, eu nem pensava mais no assunto. Se ele vir uma luz principal, com rastos, ou algo fora do normal, então eu visitava um terceiro médico.
    Como o Baby é muito novo, é bem capaz de nem saber como é "uma luz normal". Para Baby, uma luz normal pode ser com astigmatismo. Se ele tiver astigmatismo, verá as luzes mais ou menos assim:

    https://www.ctvnews.ca/polopoly_fs/1.4360775.1554141021!/httpImage/image.jpg_gen/derivatives/landscape_1020/image.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar fazer isso, sim. Mas o médico de ontem foi recomendado pelo pediatra. Falei com amigos meus e o nome dele era também o recomendado pelos outros pediatras. Tem muita experiência. Fizeram-lhe uma panóplia de testes para "despistar tudo" (palavras dele, eu nem cheguei a dizer o que lhe tinham diagnosticado), suponho que tenham maneira de ver isso...
      No dia da consulta do hospital nem me "caiu a ficha"... Ele estava tão doente que só o queria levar para casa, nem falei em condições com a médica, depois adoeci eu.... Bom, a verdade é que só percebi que 2.25 já é importante uns dias depois e, por não acreditar que ele tivesse algo de relevante, procurei outra opinião...

      Excluir
    2. A médica quis vingar-se do vomitado, só pode. hehe

      Excluir
  3. Eu quando era pequeno aconteceu o contrário. Rastreio na escola acusou, médico xpto privado disse "a menina tá óptimo quer é usar óculos", que era o sonho de qualquer criança. Resultado comecei a usar efectivamente óculos 2 anos depois e até hoje ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois... O Jr.também disse isso... Que ninguém nos garantia que fosse este o correto... :) mas bom... Não acredito numa alteração tão pesada de visão e depois comparando a bateria de testes que fez num lado e noutro e o cuidado com que foi visto, fico tranquila. O pediatra também me disse para me deixar estar... Para estar atenta, mas para já deixar ficar assim... Vamos indo e vamos vendo...

      Excluir
    2. Aconteceu-me algo parecido e com um suposto médico de renome, muito conceituado e tal...

      E depois passei meses com dores de cabeça e a ser medicada porque eram "enxaquecas" sem cura.

      Na realidade valeu-me começar a imitar um chinês ao tentar olhar para o quadro. O meu bendito professor insistiu para pedirem outra opinião e fui diagnosticada com miopia e astigmatismo ( ainda mantenho o mesmo diagnóstico quase 25 anos depois para mal dos meus pecados). Os meus pais não tem qualquer tipo de problema de visão.... Mesmo 25 anos depois ( e o meu irmão também não - os maus genes ficaram todos comigo)!!

      Com este historial traumático acho que não é de admirar que te venha sugerir uma terceira opinião, certo? 😅

      Excluir
    3. :) confesso que se não fosse a tortura das gotas e ele andar dois dias a ver tudo desfocado e era capaz de ir ao terceiro...

      Excluir
    4. Terceiro... Médico, bem entendido... :D

      Excluir