Alheira frita com batatas fritas, arroz e ovo estrelado.
A primeira vez que vi tal coisa acho que tive uma ligeira apoplexia.
Ora vamos lá ver... A alheira cozinha-se grelhada (ou no forno) e serve-se com batatas cozidas e grelos, eventualmente e na loucura, com ovo cozido. Tudo regado com azeite do bom.
Sim. É assim e sem margem para discussão. E não me enerveis, hã, que o tema "fumeiro" é-me muito caro e ainda soltais a fera que há em mim.
Não pode ser das duas maneiras??
ResponderExcluirNão Lady_m. Não pode.
ExcluirEu gosto dela frita com batata frita e ovo a cavalo... o arroz dispenso. Se é para ter gordura, que tenha muita e em tudo e que saiba bem...
ResponderExcluirAss. Estimado Homem
P.S.: não venhas cá com coisas de "AI E TAL QUE SE TE PÕES COM ESQUISITICES GASTRONÓMICAS VAIS DORMIR PARA O SOFÁ", que as minhas cruzes já não dão para isso...
Ahahahahahahahah ahahahahahahahah ahahahahahahahah ai que se me dá aqui o abafo... Ahahahahahahahah como assim a ler-me o blogue, hum??? (Quanto a isso que acabaste de dizer e que eu me recuso a reproduzir e a aceitar... Já sabes... Fora de casa e que eu não saiba.... :DDDDDDD)
ExcluirMas é bom... mas prefiro no forno.
ResponderExcluirÉ bom?? Como assim? Olha Be... Se eu mandasse criminalizava aquilo. :D
ExcluirEu explico: Batata frita é bom, ovo estrelado é bom, alheira frita é bom. Logo, é bom! Um atentado à saúde mas é bom ;)))))
ExcluirMas tudo junto..... Enfim... Tu é que sabes o exemplo que queres dar às gerações mais novas. Pensa bem se é essa a mensagem que queres passar... Fritar uma alheira é um sacrilégio, sabias?
ExcluirVou para o inferno! Mas não faz mal porque lá deve-se poder comer alheira frita :DDDDDD
ExcluirAhahahahahahahah ahahahahahahahah és do piorio :DDDDD
ExcluirEpá... Deixalá a malta comer o ouvinho estrelado que eu deixo o resto (a malta do sul não sabe o que é bom, mas tem umas invenções bacanas e o ovo estrelado é uma delas)
ResponderExcluirNão percebes Silent... Não percebes... É crime pah. Crime!!
ExcluirNa qualidade de filho de gente serrana/ratinha, venho advogar que sim, percebo. E gosto mais de ovo cozido que tu, de certeza! Mas o ovo estrelado na alheira sabe melhor!
ExcluirAi a minha vida... Oh Silent... Oh Silent... Olha os meus nervos... Os meus filhos, pensa nos meus filhos que precisam de uma mãe escorreita da cabeça.. :D
ExcluirNão senhora... cá na terrinha é alheira grelhada com batata frita e ovo estrelado a cavalo. E eu que gosto tanto!
ResponderExcluirNa altura que as papilas gustativas dão ares da sua graça, lá me vem à cabeça a quantidade de gordura e afins... pois sim.
CM
Aaaaaiiii... Este comentário esteve quase quase para não ver a luz do dia... Facadas. Isto são como facadas no meu peito. Não pode ser CM. Isso é pecado, sabias?
ExcluirPecado?! Está a falar-me dos capitais?
Excluir: )
CM
Isso. Daqueles mesmo mesmo capitais. :D
ExcluirNão gosto de alheira. Fico só com o ovo estrelado
ResponderExcluirNão gostas de alheira???? Não gostas... Não... Pah, tu não disseste isto.
ExcluirNão, não gosto...
ExcluirPronto... Já me puseste a chorar... Estás contente? Não esperava isto de ti, se queres saber...
ExcluirMas o meu marido gosta, e eu faço assim : grelhada, com batatas cozidas, grelos e......ovo estrelado!!
ExcluirAaaaaahhhh.... Oh!
ExcluirMas assim não tem piada nehuma
ResponderExcluirQuereis lá ver que tenho de fechar os comentários?
Excluirhttp://anossavida.pt/sites/default/files/img785wf5.jpg
ResponderExcluiraté já me estou a babar
http://media.giphy.com/media/g43ZqCrsNRbpu/giphy.gif
ExcluirSe eu te disser que passei uma das gravidezes (não sei qual delas, confesso) a comer alheira com batatas fritas e ovo estrelado...
ResponderExcluir(não, pensando bem, não digo. Eu também tenho filhos para acabar de criar)
Posso é dizer-te que vou experimentar como dizes - grelhada, com batatas (prefiro assadas) e grelos. Parece-me tão bem :)
NM a indicar o caminho da luz desde sei lá quando.... :D
Excluir(Fazes assim: pões na frigideira sem nada e em lume brando, muito brando. Quando começar a ficar com a pele mais dura picas com o bico de uma faca. Fazes aí uns quatro furos para sair a gordura. Depois viras e fazes o mesmo do outro lado. De nada. :) faz com batata cozidas. Vai por mim. Boa batata e bom azeite. Depois diz-me se voltas a comer frita.)
Grata pela luz :D
Excluir(Fá-lo-ei. Dir-to-ei :))
Sempre ao dispor! :D
Excluireh pah. NM a presidente já! (ouvi dizer que o nosso já não faz grande figura)
ResponderExcluirEu sou do Minho, Alto-minhota, e não tinha como referência gastronómica a alheira, só me era apresentada com batatas fritas e ovo estrelado, o que não despertava o meu apetite. Até que um dia fui a Mirandela, e descobri a alheira com batatas cozida e grelos (o nome do prato era "alheira de inverno"), e a partir daí, as alheiras passaram a constar da minha lista de compras, mas sempre sempre grelhadas (ou no forno), acompanhadas com grelos ( e outros que tais).
O que eu gosto de alheira com grelos (uma alheira grelhada com grelos pode ser um ótima entrada para um magnifico arroz de lampreia :)
Isso. Não tem nada a ver. Desvirtua-se completamente a alheira. Mas isso do arroz malandrinho... Hum... Também não deve ir mal não.. :)
ExcluirPor aqui come-se com arroz "Malandrinho" e fica bem boa :D Mas eu cá não sou esquisita, gosto de alheira de (quase) qualquer maneira!
ResponderExcluirEu também dizia o mesmo. Até que um dia, numa evidente paragem cerebral, tive a feliz ideia de pedir alheira de bacalhau... Pah... Até me faltam palavras para descrever a experiência. ..
ExcluirE se for um à merenda é em cima de uma boa fatia de pão com uma caneca de café ou cevada acompanhar....
ResponderExcluirSem tirar nem pôr. De navalhinha na mão para a chouricinha que entretanto se pôs ao lume... :))
ExcluirNão te disse que fui buscar 12 quilos delas a Sendim, ora não? Praí 2 quilos já marcharam, só aqui em casa ...o resto foi distribuído por outras alminhas :)
ResponderExcluir12kg??? Doze? Ahahahahahahahah ahahahahahahahah ahahahahahahahah conta-me a verdade, andas no contrabando ora andas? :DD
ExcluirRepito: "O resto foi distribuído por outras alminhas." :)
Excluir7 alheiras ficaram cá em casa, 3 Kg foram dadas a um casal amigo; os outros 8 Kg estão divididos entre a casa da minha sogra e a casa do sogro do MQT :)...Destas 2 casas, virá, bimensalmente, a renovação do stock da casa em Braga. :)
Pah Pseudo, eu entendo-te... Mas há coisas que não se escrevem... Dizer é naquela mas escrever não... A malta dos blogues como deve ser alimenta-se de bagas goji e similares... Vires para aqui a falar em DOZE kg de alheiras... Pah... Arruinas-me a minha blogo- carreira. :)
ExcluirMas como eu não pertenço à malta dos blogues como deve ser que se alimenta a bagas goji e similares, posso dizer o que me apetecer, não posso? Lá para Novembro - meio ano, mais coisa, menos coisa - havemos de ir buscar mais :)
ExcluirEu acrescento que nenhum desses 12 quilos foi para tua casa e assim, podes continuar a comer bagas goji e essas coisas de gente fina :P A tua carreira continuará incólume :)
Exacto! Alheiras?? Eu?? Por favor Pseudo... Sabes a quantidade se gordura que isso tem? É que não consigo mesmo comer... Só de pensar fico enjoada... Eu é só bagas mesmo... Isso e cenas glúten free...
ExcluirPronto, pronto, fica só entre nós: lá para Novembro - mais coisa, menos coisa - levo-te 12 kgs de bagas goji transmontanas a tua casa. Tá melhor assim? :)
ExcluirOk. Ficamos combinadas. Adoro. As bagas goji de Bragança são as minha preferidas. :DD
ExcluirSendim, moça, Sendim!! Lá é que me vendem as alheiras...ai caramba, as bagas goji sem glúten, bolas!!
ExcluirClaro, claro. As de Bragança têm glúten. Que parvoíce. As de Sendim é que sim. Diz que têm propriedade anti oxidantes...
ExcluirDesde sempre me lembro de alheira frita com batata frita e ovo estrelado e arroz nas cervejarias e desde sempre me lembro da minha mãe me dizer que era muito frito junto, que tirasse daí a ideia. Agora que já não é a mãe que escolhe o que eu como, uma vez e só uma por ano atiro-me ao "enfarte num prato"(é mais ou menos como sardinha assada, uma e só uma vez por ano). Normalmente uso a alheira para fazer empadão quando estou com pressa. Salteio espinafres, pinhões e o recheio da alheira e faço o puré congelado do PD. Ovo e pão ralado por cima e vai a gratinar. Em 10 minutos e com pouco $ está o jantar feito.
ResponderExcluirEmpadão de alheira?? Hum...
Excluir(Isso sim, é um verdadeiro crime gastronómico; tendo a concordar com a NM. :P)
ExcluirÉ daquelas coisas que demora 10 minutos a fazer e toda a gente gosta.
ExcluirPor aqui comem-se grelhadas ou no forno, com grelos e batata cozida (raízes transmontanas oblige) mas com ovo estrelado. E é bom. É sempre bom :)
ResponderExcluirBatatas cozidos com ovo estrelado??? Oh pah... Eu sei que estão aqui estão me a apelidar de nazi da alheira, mas isso não tem jeito nenhum caraças... (Raízes boas essas. :))
Excluire risoto de alheira? hummmm delicia :)
ResponderExcluirEm risoto?? Hum... Hei de experimentar... :)
ExcluirNo refeitório também aparece volta e meia na ementa. Creio que valia mais injectarem colestrol nas veias em vez de almoçarem...
ResponderExcluirIsto é um hospital ...
Indeed! E é verdade... Num hospital ou numa escola é particularmente esquisito...
ExcluirFinalmente alguém que me entende !!!! Alheira TEM que ser com batatas e grelos (ou couve) cozidas!!!!
ResponderExcluirTransmontana(o), claro!
ExcluirÉs transmontana :)
ResponderExcluir