terça-feira, 7 de abril de 2015

Azar é...

Os astros conjugarem-se e num espaço temporal de vinte minutos teres de explicar ao teu filho de quatro anos: (a.) o que é a sinceridade e que, sim senhora, devemos ser sinceros que isso é coisa de valor, e (b.) que tem de mostrar reconhecimento sempre que lhe oferecerem alguma coisa, mesmo que ele não goste e que deve, até, mostrar que, enfim, gostou, porque, pronto, porque é assim que os meninos bem educados fazem...

"Hum... Mas e então se eu não gostar da prenda e se for sincero como estavas a dizer há bocado estou a ser mal-educado, não é? Então não posso ser sempre sincero..."

(...)

Eu só não sei é se tenho pedalada para isto... Troco-me toda e contradigo-me e ando ali de tal forma aos esses e piões que até me envergonho quando penso em retrospectiva no que disse... É muito difícil isto da parentalidade (nem positiva nem negativa, antes pelo contrário, que é como quem diz ali ao nível zero - o nível dos pezinhos bem assentes no chão)...

10 comentários:

  1. Querida NM,
    O petiz aprenderá com o exemplo, por muito que se embrulhe nas explicações.
    Boa noite,
    Outro Ente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essa perspectiva que me acalenta meu caro...

      Boa noite.

      Excluir
  2. A tarefa de educar alguém é, de longe, a mais complicada que nos calha cumprir. Ainda por cima, autopropusémo-nos para ela :)

    Sempre lhes expliquei que as pessoas que nos dão coisas podem ficar magoadas, se mostrarmos que não gostámos do que recebemos.
    Em desespero de causa, quando a contradição me encurralava, explicava-lhes o significado da hipocrisia dos adultos :|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda Porca!
      Agora é que tocaste no busílis da questão. Nós ensinamos os miúdos a ser hipócritas. Muito da "boa educação" que lhes impigimos é, só (?), hipocrisia e por mais voltas que demos não há outra forma honesta de explicar isso... (Mas o meu ainda é muito pequenino. Tem de ter respostas curtas. :))

      Excluir
    2. Nê, não concordo que a boa educação que lhes impigimos e que impigiram a nós, sejá só hipocrisia. Acho que muitas vezes é uma questão de caridade. Se dissermos tudo o que achamos e pensamos podemos ser muito sinceras, mas corremos sérios riscos de magoar e ofender.

      Excluir
    3. Claro que não e nem eu disse isso. Concordo contigo em tudo. :) e nem é só uma questão de caridade, é uma questão de respeito também.

      Excluir
    4. Ainda bem que concordas, senão podia ter que chorar. :)

      Excluir
    5. Eu já sabia e a verdade é que não concordo... Fui hipócrita. Por caridade... Para não te magoar. (...) Muaahahahhahahahahahahahah ;DDD

      Excluir
  3. Eu digo à minha filha ( agora já não tanto porque ela já é crescidita), que acima de tudo não pode ofender e magoar quem lhe dá uma prenda, por muito que ela não goste.Confesso que às vezes é dificil....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, foi o que eu lhe disse. Mas custa-lhe muito a perceber, diz que se as pessoas soubessem que ele estava a mentir ainda era pior. Mas sim, foi essa a mensagem que ficou (espero eu de que).

      Excluir