quarta-feira, 8 de junho de 2016

Disclaimer*

O meu filho mais velho vai entrar no próximo ano lectivo no 1.º ciclo e vai frequentar uma escola pública. Tenho os mesmo planos para o mais novo.

Mais acrescento que também eu sempre frequentei Instituições de Ensino públicas. 

E esta, hã?!

* É que diz que esta informação é de crucial importância para legitimar a minha posição nesta história dos colégios de associação.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Não tou a persever adonde xtás a crer xigar, mas prontes...

      Excluir
  2. Tenho tentado abstrair-me um pouco desta trapalhada toda porque já não tenho muita paciência para pessoas mesquinhas que não conseguem ver para além do "eu não tenho que pagar os vossos luxos". Luxos. A formação é um luxo. Está certo. Não tenho paciência, prefiro desligar, já não tenho idade para estas coisas. Eu sei que nestes blogues a palavra inveja provoca logo urticária, mas este levantamento todo que se gerou no país contra uma coisa com a qual se conviveu pacificamente mais de 40 anos (não, não foi o Passos que inventou estes contratos...), o que é senão inveja?

    Mas, ainda assim, deixo só uma pergunta: como contribuintes, as pessoas preferem que os seus impostos sejam usados em bons projetos educativos que, mais do que boas notas, formem seres humanos com S e H maiúsculo, ou andar a pagar repetidos chumbos, 2 ou 3 anos o mesmo aluno no mesmo ano, desde que o chumbo se dê na escola pública? Enquanto contribuinte, o que é que me fica mais caro, social e monetariamente?

    Estou tão, mas tão cansada disto tudo…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chumbar, anónima?! Isso é tão old school... :D

      Excluir
    2. Agora chama-se retenção, não é? Os alunos não chumbam, são retidos...
      Eu não digo que já não tenho paciência para isto?

      Excluir
    3. Por acaso não me referia a isso, referia-me ao facto de, até ao 9o ano, ser praticamente impossível (hipérbole, claro) reter um aluno que frequente as aulas e não esmurre nenhum professor.

      Excluir
    4. Eu não tenho paciência para quem não compreende que o problema é que ainda há demasiadas crianças que nem ao mais básico têm acesso.
      A formação não é um luxo mas a formação dos filhos de uns não vale mais do que a dos filhos dos outros. Logo, se há crianças que ainda não têm o mínimo e o básico parece-me bem mais compreensivel que se suporte esses para que o possam ter antes de querer ter contratos com privadas só porque querem uma escolha.
      Querem uma escolha, paguem-na. Claro que não é um luxo, é uma opção. Mas querer que uns fiquem prejudicados pelos outros é injusto.

      E indo pela qualidade de ensino se quiserem posso escrever aqui centenas de exemplos onde privadas (e alguma até sem contratos de asscociação) demonstram bem o que é ensino de qualidade. Só que não.
      Uma coisa é certa para mim: há bons e maus professores, assim como escolas. Achar que o privado é melhor só porque sim é ter muita falta de informação.

      Excluir
    5. Esse facto da retenção ser uma "exceção" deve-se à legislação, que fala em "lógica de ciclo"...

      Excluir
    6. Anónimo das 22:44: vê por que é que disse que já não tenho paciência para esta conversa? Por acaso viu-me fazer a defesa cega da escola privada paga pelo Estado? Ou terei eu dito que era pelo ensino/formação (a escola é tão mais que boas notas, Deus meu) de qualidade, esteja ele onde estiver, pago pelo Estado? E sublinho "esteja ele onde estiver". Quer que lhe dê exemplos de escolas privadas que deviam fechar já hoje (fechar, sim, não era acabarem os contratos de associação)? E quer mais, quer exemplos de escolas publicas que deveriam igualmente fechar já, já hoje?

      Como não me resta mesmo mais paciência, remeto para o mais recente texto da NM, que explicou isto tudo tão bem, mas tão bem que só me apetece dar-lhe beijinhos e mais beijinhos. OBRIGADA, NM.

      Excluir
  3. E também porque tens um blog fofinho sobre criancinhas.
    ahahahahhahahahahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu já viste a minha vida?! Um blogue de tão erudito conteúdo.. :D

      Excluir