quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Moral da história.

De março a junho estivemos sem Proteção Civil porque foi toda uma equipa nova que foi constituída e isto, já se sabe, demora até se definir estratégias, ajustar sinergias, acertar agulhas e, finalmente, entrar-se em velocidade de cruzeiro.

Em junho aconteceu o que aconteceu e a Ministra, diz agora, quis demitir-se.

O Patrão não deixou, a Ministra acatou e foi lá para o canto dela lamuriar-se, de braços caídos e  emocionalmente esgotada.

E a Proteção Civil lá continuou, ainda que por outros motivos que não os primeiros, um navio à deriva.

Resumindo, há, pelo menos, mais de meio ano que estamos sem proteção, entregues aos desígnios divinos.

Mais de cem almas foram-se... Algumas porque confiaram e acharam que se as estradas não estavam cortadas (e se, nalguns casos, para ela foram desviadas por forças de segurança) é porque, enfim, estavam transitáveis; algumas porque não confiaram (e até, seguindo o conselho do secretário de Estado) e fizeram-se ao fogo para salvar o que tinham.... 

Mas, pronto, a malta compreende...

(Afinal somos todos humanos, quem nunca errou que atire a primeira pedra, e diz que na Australia e na California aquilo também anda a arder e já morreram quase tantos como cá...)

(E o que eu acho é que os portugueses andam a pagar poucos impostos... Só isso justifica serem sempre tão complacentes com o que se lhe faz ao seu dinheiro....)

21 comentários:

  1. O que me faz imensa impressão, para além evidentemente das mortes, é a postura distante e fria com que o PM fala. Parece que se tratou de um pequeno acidente, que nas palavras dele, se irá repetir. Achei horrível o discurso dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mim também me aflige muito a postura...

      O PM é um animal político e social. Acho-o tremendamente capaz a nível emocional no sentido em que ele percebe como se deve comportar e quando (por outras palavras, acho-o racional e manipulador). Acho que ele pensa que esta atitude o fragiliza menos politicamente que uma atitude mais emocional (basicamente estar-se-ia a queixar de algo de sua responsabilidade). É o controlo dos estragos. Creio mesmo que é isto.

      (Já a ministra e a sua tirada das férias ou a do secretário de estado e a dos populares irem para os incêndios acho só mesmo estupidez e desnorte.)

      Excluir
    2. Concordo inteiramente. Sempre achei a agora, finalmente ex-ministra completamente desnorteada.

      Excluir
    3. Eu não sou perita em saúde mental, mas como de médico e de louco todos temos um pouco, aconselho a ex-ministra a fazer uma cura de sono antes que entre em burn-out. Acredito piamente que no respaldo disto tudo entre em depressão (se não estiver já)...

      Excluir
    4. É evidente demais, não é?

      Excluir
    5. Como se insiste com uma pessoa nestas condições para ficar no cargo com a época de incêndios toda pela frente é que é algo que me transcende... (E não deve ser segredo para ninguém, ouvi comendadores, ainda antes de domingo, dizer que ela não estava em condições psicológicas para o cargo...)

      Excluir
  2. Acho graça ninguém fala quem provocou 528 incêndios num dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achar graça, por acaso, nao acho a nada, e até sou de gargalhada facil...

      Acha inédita essa situação?! Todos os verões há dias com centenas de fogos activos em simultâneo. Todos os santos verões...

      (Eu bem digo que o nosso PM até pardais encanta com a sua maneira de falar... Tivemos outro PM também assim...)

      E as estradas não foram fechadas a tempo (sim, foi uma sorte não haverem "estradas da morte" desta vez) porquê?! Também por falta de meios? Ou descoordenação completa e absoluta?

      Excluir
    2. Sobre as estradas cortadas que tal pedir contas à GNR ou PSP que só sabem é por radares na estrada e mais nada? Em relação à Protecção Civil podemos começar a pedir contas aos nossos Presidentes de Camara porque eles são os chefes da Protecção Civil de cada concelho.

      Excluir
    3. E quem faz essa coordenação com a GNR e a PSP, pessoa?

      Excluir
    4. Se a inteligência pagasse imposto, anónimo...

      Excluir
    5. É com cada comentário que eu até fico zonza, nem sei se estão a falar a sério ou a gozar.

      Excluir
    6. Este fim de semana depois de Pedrogão os bombeiros pediram para fechar estradas e não havia meios!!
      O governo sabia que estava um calor abrasador mas optaram por cruzar os braços e rezar a ver se passava desperdícia a incompetência!!

      Tudo isto e o que o anónimo refere foram falhas completas de quem gere!!

      Excluir
    7. Tudo sob a tutela do MAI, atenção. Como não há meios para fechar uma autoestrada?? Não há polícia, não há guarda??? Claro que há...

      Excluir
  3. Eu também o acho um manipulador nato e com o discurso de ontem começo a achar que tem valentes traços de psicopata. Completamente alheado do sofrimento, falta de empatia e apenas preocupado com a sua imagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só me lembro de uma atitude proactiva desde os incêndios de Pedrógão - a contratação de um focus group para avaliar popularidade. Estou a ser injusta?! Algo mais?! (O relatório independente foi quase imposição, não conta.)

      Excluir
    2. Só lhe interessa o poder e o cargo.

      Excluir
    3. Viste o discurso dele de hoje? Mais uma vez acho que só está interessado em safar a própria imagem

      Excluir
    4. Eu também acho, mas que o que o que se passou tem de lhe pesar na consciência, lá isso... Não há de ter um calhau dentro do peito...

      Excluir