quarta-feira, 6 de março de 2019

Aaaah, os caretos... Esses grandessíssimos filhos da p%#@.

Odeio o Carnaval. O-dei-o!
Odeio ao ponto de estar a escrever de dedos trémulos, coração acelerado e boca seca.

Hoje é quarta-feira de cinzas. 
Quarta-feira-de-cinzas!! 

(E neste momento esforço-me por acertar nas letras do teclado, tal os tremeliques...) 

Durante os anos da minha terceira infância, fechei-me em casa neste dia. Não saía por nada, rigorosamente nada. Ficava nervosa na varanda, pequenina, escondida... Depois ouvia vindo de não sei onde "OLHÓOO DIABO!!!" e depois lá vinha o som dos chocalhos... Os fdp dos chocalhos... E eu ia e enfiava-me, literalmente, debaixo da cama. Depois, nos dias seguintes, ouvia os relatos das minhas amigas e das amigas da minha mãe. E via as marcas.

Fala-vos disto:


E se isto é assim, numa "recuperação" patrocinada pela Câmara Municipal, em frente a uma câmara, imaginai o que seria nos idos anos oitenta, sem qualquer tipo de controlo...

Tão bem que o explica o Vice Presidente da Câmara (aos 3 minutos):


Pois é... Não tinha piada nenhuma, não. Na Quarta feira de cinzas as raparigas, preferencialmente as raparigas, levavam "a sério", mesmo "a sério", com a conivência de toda a gente. Porquê?! Porque sim. Era a vida. Era... aaahhh... o Entrudo!!

Com os caretos não era tão mau. Mas quase. Apareciam de uma qualquer esquina. Vinham em manada. Eles e os fdp dos chocalhos. Sempre a correr e a saltar muito, de pau na mão. Pareciam ter três metros de altura e dois de largo, com aqueles fatos. O que faziam? Apanhavam as mulheres e "chocalhavam-nas". As mulheres fugiam-lhes. Eles corriam atrás delas e davam-lhe com os fdp dos chocalhos, quer elas quisessem, quer não. Chocalhos que doem. E deixam marcas. E doem. E porra eu não queria levar com os fdp dos chocalhos. O corpo era meu. Sempre foi. E os caretos paravam em tudo quanto era tasca a atestar e lá continuavam. A correr pelas ruas. A agarrar mulheres, quase todas contra vontade. 

Acho bem que as autarquias preservem as tradições. 
Acho bem que as promovam e as vendam aos turistas.
Acho bem, mas não consigo deixar de pensar que o que vendem é uma versão branqueada com lixivia. 

Vou quase sempre a Trás os Montes no Carnaval. Sendo certo que onde as "tradições" estão, não estou eu. (Agora é mais fácil controlar porque há programas organizados.)

O ano passado enchi-me de coragem e fiquei para ver o desfile. Atrás do vidro de um café. O meu marido, contra minha vontade saiu com os miúdos e foi para o passeio. Eu também queria ter ido, mas... 
Os miúdos gostaram. Os caretos quase não se metiam com ninguém. A música é bonita e é tudo  muito... diferente.

De certeza que eu, ali caída de para quedas, também teria gostado. 
De certeza que eu também me teria emocionado. 
De certeza.

A questão é que não caí ali de para quedas e, mesmo atrás de um vidro, tremi tanto das pernas que nem de pé consegui ficar. 

Enfim, traumas.

4 comentários:

  1. Respect!
    Eu também não gosto do carnaval e nunca vi os caretos ao vivo. Mas a miúda adora, o outro já começa a gostar desde que não o pintem e ele é escolha o fato. De qualquer maneira ninguém me apanha em desfiles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito cultural e cada zona do país vive o Carnaval à sua maneira. Acho isso bonito. As minhas vivências do carnaval é que não foram felizes e o resto dos carnavais não me diz nada.
      Os caretos... Bom... Já é tudo mais civilizado. Os fatos são muito fixes. Logo que não tenham gente dentro, claro. ;)

      Excluir
  2. Se fosse só dar com o chocalho nas mulheres...eu já vi de tudo, desde apalparem as mulheres todas, mas todas mesmo, quase despirem e meter a mão lá no fundo, a oferecerem porrada e darem pauladas a quem interferisse, a roubarem telemoveis. Comportamento de bandidos. E isto foi há 3 ou 4 anos, se agora está melhor, imagino como era dantes.
    Por mim acabava com isso tudo, era isso é as touradas! Bom era mete-lós todos juntos numa praça e por os caretos a chocalhar os touros...era a tradição no seu auge. Tipo alien vs predador!!!😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, na verdade digo que está melhor mas não sei se está ou não. Evito-os com a minha melhor perícia. No desfile do ano passado pareceram-me. Eu assumo que estejam melhor porque movem milhares de turistas... Suponho que seja porque as pessoas gostam. Acabar não concordo porque é uma atração turística de uma zona que precisa... A Câmara tem é de exigir que se portam como gente.

      Excluir