quinta-feira, 2 de abril de 2020

Ainda das máscaras...

A ideia de equipar a população toda de máscara (ainda que não as convencionais por motivos óbvios de falta de recursos) não é propriamente cada um proteger-se do outro, mas cada um proteger o outro de si. Ainda que não sejam 100% eficazes, ajudam. Se na máscara de cada um ficarem retidas grande parte das partículas que este expele (quer seja quando tosse, espirra, fala ou, simplesmente, respira) é óbvio que haverá menos contaminação, quer direta quer de superfícies.

Se todos fizermos isto o raciocínio é circular, protegemo-nos uns aos outros.

O período de contágio parece variar entre os 2 e os 14 dias (outliers: 0, 27).

Estima-se que 1/4 dos infetados são assintomáticos. Entre 2 a 14 dias (outliers: 0, 27) a contaminar.

Por entre os sintomáticos, o período médio de tempo até ao aparecimento dos primeiros sintomas parece variar entre o 5-6 dias. Cinco-seis dias a contaminar, assintomático.

Os testes à presença do vírus são quantitativos, o que significa que um infetado pode ter um teste negativo por a carga viral ainda não ser detectável (mas já transmissivel). Um teste negativo hoje, pode ser um teste positivo amanhã, sem exposição ao vírus. Ou seja, mesmo pessoas com teste negativo podem contaminar.

E isto é terrível.
O nível de contágio é terrível.
O comportamento antagónico do vírus, dependendo do indivíduo - nuns silecioso, noutros letal, é terrível.
A falta de conhecimento daquilo com que estamos a lidar é terrível.

É tudo mau. Terrivelmente mau.

Podemo-nos confinar, podemos achatar a curva, podemos fazer mortais encarpados. 

Mas um dia vamos ter de sair de casa e nesse dia podemos voltar à estaca zero. 

O que nos resta?

Esperar pela vacina e convencermo-nos que vamos ter muito tempo de contenção pela frente.

Quanto tempo? Até chegar a vacina. Até ao fim do ano, pelo menos.

Que contenção? Proibição de ajuntamentos, confinamento com as mesmas exceções de hoje, teletrabalho sempre que possível, uso de máscara sempre e resguardo dos grupos de risco. 

E... Boa sorte!




2 comentários:

  1. Tudo isto ainda vai durar meses (com sorte) e enquanto as pessoas não fizerem todas o minimo esforço para que isto continue, vai ter um efeito bola de neve. Farta de sair à rua no meu unico "passeio" rápido ao super mercado e são bancos de jardim cheios com velhotes, crianças a brincar na rua...parece que estamos a brincar ao expor os grupos de risco...não percebo, mas cá mantenho a calma e fico em casa à espera que as pessoas ganhem juizo.
    Força por ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E as crianças que são os transmissores mais silenciosos de todos... Como andam as coisas por aí?
      Eu aqui até acho que as pessoas têm cumprido... Acho.... Do que veja das minhas relações e da minha janela... Mais que isso não sei muito...

      Excluir