quarta-feira, 10 de junho de 2015

Alguém podia fazer o obséquio de explicar a esta espécie de amish que não tem conta de facebook e que não percebe um boi de como é que aquilo funciona....

Qual é exactamente o problema de as pessoas expressarem condolências nas páginas das figuras públicas por altura da sua morte?

Sim, dá para perceber que muitos não acompanharam (toooda) a obra/vida do falecido... Mas, e então? Escapa-se-me o busílis da questão...


14 comentários:

  1. Para mim, problema nenhum. Para quem sente necessidade de implicar com cada peido que os outros dão... Um grande problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah bom... Estava a começar a achar que se me escapava alguma coisa...

      Excluir
    2. Porque é muito mais engraçado ir troçar na página de um homónimo.

      Excluir
    3. O problema é mesmo a falta de educação.

      Excluir
    4. (????!!!!) E porquê? Porque se acreditava que o falecido (que não se conhecia nem se apreciava particularmente) iria achar piada. (???) sim, isso é malta de outra loiça... Agora andar por aí aos "RIPs"... Isso é que nunca, carai!

      Excluir
  2. Caríssimo anónimo (23:16) não publico nomes. Mas já tinha lido tudo que me indicou. Tudo. Continuo sem perceber. Só li juízos de intenções, nada mais que isso. Nuns casos a correção automática do tlm justifica, teclas lado a lado também, montagens entretanto esclarecidas também. Não estamos dentro das pessoas para saber se é sentido ou não... Odeio juízos de intenções. Sempre e em qualquer circunstância. A morte de um homem jovem (e nem que não fosse) havia de ser motivo suficiente para não questionar RIPs.... Cada um sabe dos seus "RIPs" não é? Há coisas que não se julgam nem questionam. A maneira que cada um tem de lidar com a morte, seja de quem for (seja de quem for, repito e sublinho) é íntima, pessoal e inquestionável. Ponto.

    ResponderExcluir
  3. nao tem problema algum!! as pessoas dao as condolencias!! é normal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois... Em princípio também acho que sim, mas como não conheço os meandros...

      Excluir
  4. Quando a página da pessoa é sobre uma outra sua actividade, e se fala como se a pessoa ainda fosse ler, acho muito errado. O face não é propriamente um livro de condolências e se a página ou o perfil (são 2 coisas distintas) existe, à partida terá sido criada/o pelo próprio. Parece-me sempre que quem escreve tratando na 2ª pessoa quer mesmo é que os outros leiam. Parece-me um exercício de tentativa de exibição. Criar uma página de homenagem ou um grupo não será mais apropriado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As palavras chave deste comentário para me deixarem bem disposta é o "acho" e o "parece-me". Sim. Acha e parece-lhe o que não significa que seja o correcto. Até porque neste contexto não há "certos" nem "errados ". Cada um faz/sente/pensa como melhor lhe parece e os outros só têm que respeitar, sem julgamentos.
      (De resto, não percebo nada disso de página e perfil e grupos e a verdade é que me sinto muito bem assim.)
      (Mas isso da " exibição"... E quem gasta centenas de euros em coroas de flores que os mortos nunca vão ver? É injusto dizer que só o fazem para se exibir no funeral, não é? Poderá ser, ou não...)

      Excluir
    2. Mas em quê que as coroas se poderão comparar? Por acaso são enviadas por desconhecidos, ou ficam visíveis para milhares de pessoas?
      Em relação ao "acho" deriva apenas de partir da minha opinião. Em quê que isso pode parecer ofensivo, ou passível de alterar a disposição de alguém, não compreendo. Percebo que não entenda nada do face e da sua lógica e dinâmica e quanto a isso nada posso acrescentar. A minha opinião pode ser correcta ou não aos olhos dos outros, o que em nada me deixa incomodada, até porque não acredito que detenha a bitola da moralidade do mundo.

      Excluir
    3. Olá.
      Em primeiro lugar devo-lhe dizer que atribuiu uma animosidade ao meu comentário que não tinha. De todo e muito pelo contrário até. Com aquilo das palavras-chave só quis dizer que dissesse a anónima o que dissesse, ainda que fosse o maior disparate do mundo (que não foi, obviamente que não foi) eu só teria que respeitar, precisamente por ter feito questão de sublinhar que era só a sua opinião. E isso eu até quis elogiar. Mas já percebi que não fui lá muito bem sucedida. :)
      O que me irrita são pessoas que se expressam como se detivessem a tal bitola da moralidade de que fala. Com isso é que me irrito e daí ter escrito este post. Porque há quem se imbua de uma superioridade moral e ache razoável gozar com o que pode muito bem ser a intimidade alheia e isso não suporto. Não podemos partir do princípio que quem trata pessoas (figuras públicas) que não conhece por tu e que vai postar "Rip"s e dedicar palavras na 2ª pessoa o faz de ânimo leve. Pode ser ou não. Ainda que não saiba o nome próprio do actor por exemplo (há diferentes tipos/níveis de cultura e muito gente não sabe o nome dos actores mas sim das suas personagens nas novelas da noite), ainda que não se expresse da melhor forma... Nós não somos ninguém para questionar a "integridade" daquele sentimento.

      (E quanto a isso das coroas... o princípio é o mesmo. Quando morrem figuras públicas, muita gente compra flores e as entrega, mesmo sem os terem conhecido pessoalmente... Em qualquer funeral, muita gente escreve mensagens dirigidas ao falecido nos cartões... E a quem faz isto nós não podemos atribuir o intuito de show-off. Pode ser ou não.)

      Excluir
    4. Obrigada por ter respondido. Quando comentei fi-lo de uma maneiro amistosa mesmo, como que num diálogo, só que na resposta realmente entendi que a NM estava a ser irónica, percebi mal, portanto. Erro meu e peço desculpa por isso. Até porque gosto da sua escrito e identifico-me bastante. Abraço e tudo de bom.

      Excluir
    5. No worries! Coisas que acontecem... :) e se me lês, já deves ter percebido que se me dá para a ironia frequentemente, pelo que, pensando bem, até foi natural teres interpretado assim... Mas até nem foi caso. :DD Um beijinho e tudo de bom para ti também.

      Excluir