terça-feira, 16 de junho de 2015

Dos Corvos ou Gralhas-Pretas.


Ele olhava para ela e via o mesmo de sempre.

Ela fazia o mesmo de sempre: fingia que procurava alguma coisa na carteira sempre que sentia que ele a olhava além do que se vê.

Já se tinham passados dois anos e ela ali estava com a sua farta cabeleira preta, do mais preto que existe, nariz bicudo, lábios fininhos... Uma mulher-corvo era o que lhe parecia ela agora.

E ela falava, falava, falava, falava sem parar … . “Continuo uma gralha, não continuo?”, perguntou ela com um sorriso no bico. Caramba… “Continuo uma gralha, não continuo?”, repetiu ele em silêncio… Estava fascinado… Ele amara um corvo e foi preciso estarem ali frente-a-frente, e dois anos volvidos, para o perceber…

Sem ter ouvido rigorosamente nada do que ela dissera até então, dispara:

- “Quantos homens amaste depois de mim?”;

- “Hum… Aí uns três!... Quatro? Olha… Alguns!”

Aí ele gargalhou… Gargalhou muito. Pagou os cafés. Deu-lhe um beijo e partiu a rir.

Definitivamente tinha amado um corvo!

Lembrara-se ele da mais famosa história que vem nos livros para ilustrar que os pássaros sabem contar (facto!). Conta-se que na tentativa de desalojar uma incómoda gralha de uma torre de um castelo foram precisos lá entrar mais de três homens de uma vez. Ou seja, se entrasse só um, a gralha abandonava a torre e voltava só quando visse um homem ir embora. Para a confundir e a apanhar numa armadilha, dirigiram-se então para a torre dois homens. Um escondeu-se e o outro voltou para trás, mas a gralha manteve-se afastada da torre e só regressou passadas muitas horas, quando viu também sair o segundo homem. Voltaram a tentar com três homens, mas a gralha voltou a não se deixar enganar. Mas com mais de três homens a gralha confundia-se… Entrando cinco homens e saindo quatro, por exemplo, ela não percebia a diferença e achava que era seguro voltar.

A gralha (e os pássaros em geral) contam então: “Um, dois, três, muitos!”. Finito (e facto!). Ele achou que ela também.

2 comentários:

  1. Querida NM,
    Este texto está muito bem conseguido.
    Parece que os pássaros tomaram conta da blogosfera.
    Um beijo,
    Outro Ente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Outro Ente.
      (É que pássaros há para todos os gostos... :))
      Outro. Beijo.

      Excluir