quinta-feira, 11 de junho de 2015

Fractais.*


* Ou quase, vá. De um ponto de vista criativo e assim.

20 comentários:

  1. :) No jardim da casa dos meus pais, da primeira que me traz memórias, havia flores destas cujo nome não recordo. Eram o orgulho da minha mãe, cheguei a achar que gostava mais das flores que de mim, tal a forma como as protegia e nos ralhava quando fazíamos os disparates típicos de criança. Enquadravam os canteiros centrais, rodeados por calçada portuguesa. Nas laterais rosas, de todas as cores, se a memória não me falha, floresciam todas ao mesmo tempo e cheiravam-se assim que assomávamos o cimo da rua.
    Num dos lados, uns degraus em cimento que se dirigiam à garagem onde se encaixava meticulosamente a Dyane de cor bege.
    Dos degraus recordo o vermelho do sangue do meu queixo, que jorrou indiscriminadamente numa das poucas vezes que o meu irmão tentou ser simpático comigo e me pegou ao colo para ver um palhaço na janela dos vizinhos.
    Obrigada pela lembrança NM, a sério, senti saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São hidranjas ou hortências...

      Obrigada pela partilha Be. A sério. :)

      Excluir
  2. Epá, apliquei esses "gajos" às falhas geológicas activas, mas faltou-me matemática para chegar a conclusões... se tivesses o blog à 14 anos tinhas-me dado jeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahah e olha que "geologia" é cromo que me falta na caderneta... ;)

      Excluir
  3. Graças a este post não vou dizer que fiquei a saber o que são fractais mas, pelo menos fiquem a saber que a palavra existe com uma ideia vaga, é certo, do que representa.

    Obrigada pelo aumento da minha cultura :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um fractal é um objecto ou figura que pode ser dividido em partes iguais a ele.
      Imagina cada um daqueles dois pés de hortências sem folhas e com as flores todas muito juntas a formar uma esfera compacta de hortências. Cada um daqueles dois pés pareceria uma hortência "gigante"...
      Outro exemplo na natureza parecido com um obbjecto fractal é a couve flor... Cada um dos "pés" de uma couve flor (sabes? aqueles "raminhos" centrais) parece uma couve flor em miniatura... (Ou seja, cada couve flor pode ser decomposta em couves-flor miniatura...) O mesmo com os bróculos, por exemplo.

      Excluir
    2. Sou gaja para perder horas só para te ouvir falar sobre matemática ou genética ;)........

      Excluir
    3. :)) não puxes por mim, não puxes por mim... Sou gaja para falar durante horas .. :DD

      Excluir
    4. E já somos duas! (dado o número *elevado* de fãs, o tema já merecia uma rubrica aqui no blog, ao estilo "NM responde (ou tenta, vá)"=P)

      Excluir
    5. Ahahahahahahahah se 10% dos leitores pedem a menina vai pensar.... :DDDDD
      (O problema é que posts grandes têm que ser escritos ao computador e eu no trabalho não tenho tempo e em casa, depois de deitar os miúdos, a última coisa que me apetece é voltar a sentar-me ao PC. E por isso vai tudo despachado ao tlm, em posts pequeninos...)

      Excluir
    6. Pois então somos 3! Sao os meus post favoritos da NM, os de matamática e lógica.
      Já conhecia o conceito de fractais, mas adoro a maneira como explica coisas complexas com clareza e concisão. More, please :)
      Bom fim de semana

      Excluir
    7. Sou a anónima das 4:18... A sério que perdia horas só para te ouvir ;). Quem me dera ter apanhado um(a) professor(a) que explicasse a matéria como deveria ser, sem aquele bicho de sete cabeças a dar volta ao miolo xD. Só o de Geologia conseguiu essa proeza. E aquele post sobre a côr do pêlo dos gatos... Ai jasus, deixou-me alucinada ;)! Gostei tanto, relembrei matéria esquecida ;D. Venham lá esses posts, grandes ou pequenos não interessa, gosto de ler as tuas explicações ;).

      Excluir
    8. Oooohhhhh.... Obrigada. :) A sério, até me deixais sem jeito... Mal possa eu volto a escrever sobre genética (esse post dos gatos foi sim muito divertido), fica prometido. :)

      (E dizerem estas coisas bonitas logadas, não? É que isto de comentários anónimos com elogios... ;DDDD)

      Excluir
    9. Nada de agradecer, são miminhos sentidos ;)! A partir de agora hei-de assinar como Vany ;p... Beijinhos e as melhoras do olhito*

      Excluir
    10. Ahahahahahahahah Vany? Pah... Não escolhas um nome assim muito foleiro senão eu fico a achar que estás a gozar comigo... :DD

      Excluir
    11. Foleiro? Como assim foleiro XD? Tsss tsss pronto vou ali para o canto pensar num nome jeitoso XD... Só me dão trabalho ;p...

      Excluir
  4. Essas hortências são tão lindas. Aprendi contigo o que significa fractais!

    ResponderExcluir