sábado, 19 de agosto de 2017

Dos javalis e da inconsciência.

Javalis supreendem banhistas em praia da Arrábida

As pessoas estão na praia. As pessoas vêem três animais selvagens, cada um com 90 kg e caninos de 10 cm, descer do monte para se abeirar da água.

As pessoas afastam-se silenciosa e calmamente pondo essencialmente a salvo as suas crianças? 

Não. 

As pessoas pegam nas suas crianças e levam-nas a ver os bichinhos de perto.

E depois uma criança fala mais alto, um pau parte ou um adulto levanta os braços. Um animal assuta-se. Os restantes idem aspas.

E depois era o fim do mundo em cuecas, como um qualquer vídeo nos haveria de mostrar 15 minutos após a tragédia.

Iniciar-se-ia imediatamente uma caça aos responsáveis. Cabeças haveriam de ter de rolar.

Assim, como nada aconteceu, tudo não passou de um pitoresco fait diver de verão.

E é isto.

8 comentários:

  1. Nê (posso tratar assim?),

    Há centenas de javalis na Arrábida, tantos que até descem à cidade, durante a noite e até ao final da tarde, para jantar nos caixotes do lixo da avenida Luísa Todi, a maior e mais movimentada da cidade.

    Fez um grande sururu agora porque a fotografia se tornou viral, mas na verdade isto acontece imensas vezes e há uma data de anos. Os javalis da zona são como os cães de rua: pode acontecer um desastre, claro que pode, mas para nós (os locais), vê-los a passear é quase banal. No Portinho então, basta lá ir de inverno: são às carradas, e estão-se nas tintas para os humanos. E na verdade nunca aconteceu nada!

    A mim preocupa-me mais a Secil a destruir a Arrábida, isso sim é um perigo e merece discussão.

    Um abraço sadino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei de uma irresponsabilidade tremenda. Os javalis nunca serão cães. E se a situação é como diz há que tomar medidas, por questões de saúde e segurança públicas. Como se se tratatassem de cães, gatos ou pombos, com a agravante que sentindo-se ameaçados os javalis são de factos perigosos e investindo contra uma criança o cenário fica, infelizmente, fácil de adivinhar. Neste momento fico é a pensar se os javalis se aproximam de humanos porque a população da região é de facto demasiado grande e não têm remédio ou se, por outro lado, já perceberam que não correm perigo e lhes é mais fácil andar a mexer no lixo que andar no monte à cata de alimento.

      Beijinhos, Nê. ;)

      Excluir
  2. Ja vi javalis na costa, passaram pela mata da lagoa de albufeira. Pesquisa por javalis costa caparica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que me incomoda não é isso, o que me incomoda é as pessoas sentirem-se acima de qualquer risco e, para agravar, levarem as crianças com elas. (Vê-se uma alma de telemóvel em punho, no máximo, a metro e meio dos animais... Mas isto é de alguém minimamente responsável?)

      Excluir
  3. Nê, eu acho que é o hábito. No início às pessoas tinham medo, mas passou a ser algo tão normal por aquelas bandas que a malta habituou-se ;) compreendo perfeitamente o seu ponto de vista, mas a verdade é que nunca houve qualquer incidente (e os javalis são piquenitos, não faço ideia se são de alguma raça especial, mas se os visse compreendia. Eu já tive de pedir licença a um para abrir a porta do carro :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus... Até ao dia... E se um é atropelado?! Javalis feridos são mesmo muito agressivos... Eu não queria estar para aqui a ser o arauto da desgraça mas alguma coisa tem de ser feita que essa situação tem tudo para correr mal.

      Excluir
  4. Tens toda a razão. Em vez de se protegerem, procuram a confusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu, nativa de terra de javalis que volta e meia ouve histórias, pegava nos meus e punha-me bem ao largo... Essa é que é essa...

      Excluir