quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Já que se gasta tanto dinheiro em estudos sem jeito nenhum...*

E que tal fazer um estudo sério onde se apurasse, de uma vez por todas, o motivo que leva as pessoas a absterem-se nas eleições?! 
(Porque partir do princípio que as pessoas não votam porque são desmioladas 
e não querem saber é só um bocadinho nada abusivo.)

Vamos adivinhar?

Ora então, não votou nestas eleições porque...

(a.) Porque quase nunca voto: ou ganha um ou ganha outro e mudam as moscas mas a porcaria é sempre a mesma;

(b.) Porque preferi ir às compras/praia/cabeleireiro, ficar em casa a arear as panelas ou a dar banho ao gato... Não percebo nada de política, para mim qualquer um serve;

(c.) Porque não me sinto representado em nenhum partido;

(d.) Porque o meu nome não constava dos cadernos eleitorais;
(Só enquanto estava à espera para votar dei-me conta de quatro casos destes! 
Um senhor estava desolado à saída a dizer que era a primeira vez que não ia votar.)

(e.) Porque estive a trabalhar e não cheguei a tempo;

(f.) Porque trabalho (temporariamente) longe do meu local de residência ou nesse dia estava deslocado em trabalho;
(Vai uma aposta em como a abstenção por entre os professores contratados deste país (a dar aula em Lagos mas com residência oficial em Freixo de Espada à Cinta e vice-versa) rondou os três quartos?)

(g.) Porque estava de férias (marcadas há mais de meio ano).

(h.) Porque estou emigrado (a trabalhar: legal ou ilegalmente, ou à procura de trabalho) e não consegui arranjar certificado oficial de residência;

(i.) Porque estou emigrado num local onde num raio de centenas de kms não há nenhum consulado português;

(j.) Porque preciso de acompanhamento para votar e não consegui ir a um Centro de Saúde arranjar um testado médico.
(Um belíssimo exemplo aqui.)

(h.) Porque ...

Mas, mas... Mas então não era suposto ser fácil irmos votar?!



Daqui.

Pois... Parece que não... Nem tanto, pelo menos!

* E de repente lembrei-me deste...

19 comentários:

  1. O meu marido estava em Inglaterra. Vive em Portugal, residência permanente em Portugal, empresa portuguesa mas só está em Portugal em média 2 dias/semana.

    Eu fui votar este ano mas já me abstive por convicção -achar que alguém não vota só porque não quer saber é muitas vezes redutor e ignorante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu gostaria muito de saber é a percentagem de pessoas que não votou porque, efectivamente, não pôde. Eu já fiz 500km, só para ir votar mas quanta gente se pode dar a este luxo? Ah pois...

      Excluir
    2. O meu marido se viesse votar (abandonando o posto de trabalho) era despedido na hora... só na empresa dele são 300 trabalhadores na mesma situação. Provavelmente nem todos estavam a trabalhar nesse domingo mas a grande maioria deveria estar (e em diversos países europeus).

      Excluir
    3. Ps: Isto para dizer que provavelmente pode haver largas centenas de portugueses que não votaram por estarem incapazes de o fazer.

      Era interessante saber mas não me parece que se venham a fazer estudos nesse sentido... é uma pena.

      Excluir
    4. A questão é essa... Uma grande parte das pessoas não trabalha no sítio da sua residência oficial pelas mais diversas razões...

      Excluir
  2. Eu já vim mais cedo do estrangeiro para votar, salvo erro umas presidenciais, aquilo lixou-me um fim de semana em Amsterdão.
    Realmente, na era da internet, não se compreende que não haja aplicações que não permitam fazer a coisa à distância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim... Tinha de se arranjar uma maneira que isto assim não faz sentido nenhum...

      Excluir
  3. Nê, minha querida,
    Votei nas primeiras eleições, tinha 18 anos .
    Depois, desiludida, votei muitas vezes em branco e outras vezes abstive--me.
    Para efeitos de estudo, a alínea seria a a).
    Nestas eleições, o meu voto, foi o que se chama voto útil.
    A ver vamos o que o futuro nos reserva.
    Um beijo da

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Creio que nos emigrantes a abstenção ronda os 75%... (E deve ser superior, já que nem todos os emigrantes estão registados como tal...)

      Excluir
  5. Pois eu, embora tenha ido votas, enquadro-me na categoria C

    Senão vejamos:

    CDS/PP - Democrático Social?! Partido Popular?! Haha, contem-me histórias!

    PSD - deviam alterar o nome, que o SD já não faz lá sentido desde os tempos do Sá Carneiro!

    PS - Deviam juntar-se ao PSD e mudar o nome!!

    BE = Manta de ratalhos mal amanhada

    PCP - os únicos que se mantêm fieis aos seus princípios! Infelizmente os princípios originam de uma ditadura de esquerda, pelo que...

    Os outros...
    ...são gotas de água no oceano, e a maior parte das vezes são completamente incoerentes...
    ...assim como os outros todos antes, à excepção do PCP que é um exemplo de coerência!

    O PCP é o unico partido que admiro exactamente pela coerência! Mas se eles chegassem ao governo eu emigrava! Aliás, acho que a maior parte deles faria o mesmo e acho mesmo que o PCP jamais quer chegar ao governo!

    Depois há o facto de o BCE mandar em Portugal, A comissão europeia mandar em Portugal, toda a gente mandar em Portugal excepto o estado Português que tem de fazer o que estes órgãos todos, populados por seres que não foram eleitos, o mandam fazer, apesar de ser eleito para fazer o que as pessoas do pais querem que seja feito, o que é um contracenso muito pouco democrático!

    Como é óbvio, a minha única opção é não votar, mas isso eu não faço, porque não abdico dos meus direitos! Já abdico de direitos a mais pelo simples facto de ser trabalhador por conta de outrem e ter os meus impostos em dia (sim que a malta que trabalha, desconta para a segurança social e paga os impostos a tempo e horas não tem direitos a nada - para se ter direitos não se pode fazer nada disto)!

    Assim sendo, faço o quê?

    :)

    ResponderExcluir
  6. Eu fui votar. Fui sempre votar. Nunca faltei ao voto nem nos referendos. No domingo estava em Setúbal. No meio dos montes toda cheia de lama, com a bicicleta toda escaqueirada. Fui com a almofada dos calções, e de perna aberta com uma valente dor no rabo, mas fui votar a 60 km de Setúbal. Fui votar porque adoro votar, fui votar porque acredito que o meu voto conta. Fui votar porque quero ensinar à minha filha através do meu exemplo que a democracia se exerce pouco mas é assim que se exerce. Sobre os que não votam porque não querem não tenho sequer opinião formada. Cada um sabe de si. Mas para minorar a abstenção (sem ser necessário instituir o voto compulsório) todos os meios deveriam estar ao alcance do eleitor. SMS, Internet, à distância, por procuração, com impressão digital, com o voto na boca do cão ou do gato, o que fosse.
    Mas pelos vistos ainda estamos longe de ter isso e todos os anos é a mesma palhaçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suponho que seja o receio da fraude.. Mas de facto precisa-se de uma solução...

      Excluir
  7. Por acaso isso seria um estudo de valor, sim senhora.
    Mas concordo q se pensem em novos meios de voto, um q esteja ao alcance de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de ser nada de extraordinário... houvesse vontade...

      Excluir
  8. Estou emigrada, registada e com tudo em ordem mas nao me mandaram os envelopes e o boletim de voto como era suposto

    ResponderExcluir