quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O acordar na Europa.

face punch punch truck punching


O despertador toca. Mal me mexo, ouço: "O Trump ganhou!" E eu rio-me a achar que marido estava a pregar-me uma partida... Mal pouso os olhos nas parangonas da TV... 

Festinhas... 

Comparado com o que hoje senti ao acordar, aquilo aquando do Brexit (cuja notícia me chegou no mesmíssimo contexto) foram suaves festinhas da cabeça.

21 comentários:

  1. E eu estava no aeroporto das duas vezes...

    ResponderExcluir
  2. O meu maior medo nem é por mim... É pelo meu filho e pela geração dele (na qual se incluem os teus), que se este aguenta meia dúzia de meses isto fica tudo tão de pernas para o ar que essa geração é que está f... lixada! Eu e Tu, que estamos na flor, só vamos levar com a verdadeira repercussão daqui a uns aninhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que me choca é a quantidade de pessoas que lhe deu um voto de confiança. Eu não confiava num tipo daqueles para me gerir o condomínio quanto mais um país...

      (Vais ver que não vai ser assim tão diferente daquilo que foi até aqui... Acidente diplomático aqui e ali, muita cor, luz e animação na TV e os USA a olhar ainda mais para o seu umbigo... Os poderes do Presidente são mais limitados do que aquilo que pode parecer...)

      Excluir
    2. Esperemos que tenhas razão... Porque ele é que está com o dedo no botão e, se se fizer amiguinho do Putin, é uma m... treta!

      Excluir
    3. O Putin sim é um sociopata. Este não, é só uma criançola. Este vai estar a borrifar-se para o resto do Mundo.

      Excluir
    4. Essencialmente, o Putin diz "Eu é que mando neste país. Venham tirar-me de cá se forem capazes". O Trump quer fazer-se amiguinho dele!

      Excluir
    5. Não me parece vá por aí, mas... Sei lá eu bem quais são as ideias políticas do homem. Tiveram tempo para falar disso durante a campanha? Não me apercebi de nada...

      Excluir
    6. E eu acho que a HC queria entrar em guerra com o Putin. Enviou-lhe indirectas suficientes para deixarem todos muito desconfortáveis.

      Por acaso não me apercebi que o Trump tenha feito menção de o querer por perto.

      Acho que o mundo ficará muito mal se ambos se coligarem... ou se entrarem em conflito directo. Mais vale continuar tudo em "banho maria" e não haver opções extremistas entre as duas super-potências.

      Excluir
    7. Ele disse várias vezes que respeitava Putin e que queria colaborar com ele na Síria...

      Excluir
    8. Não sabia disso do Trump com o Putin.
      Por outro lado, entre ele com o Putin e ela com a Arábia Saudita "venha o diabo e escolha", não?

      Excluir
    9. Eu tb tenho essa preocupação. O futuro do puto. Que merda de mundo é este onde o meti.
      Levamos milhares de pessoas a votar num tipo que diz que quer construir um muro!
      Por Deus!
      Não havia o presidente húngaro de o felicitar.
      Desengane-se quem acha q isto é um problema que está do lado de lá do oceano. Não é.

      Excluir
    10. Se o diabo votasse acho que escolheria o Trump. Mas não consigo ter certeza, não temos conversado muito... ;)

      Excluir
    11. Pois não. A Le Pen, p. ex., veio logo dizer que a França também merecia uma oportunidade...

      Excluir
    12. Em termos históricos penso nunca tivemos tão perto de cometer os erros do passado. O que é "estranho" se tivermos em conta que todos ficamos chocados pelo que aconteceu com o Hitler... mas em termos históricos estamos a entrar num descontentamento muito similar ao de então.

      Por exemplo, em França na zona de Calais as pessoas nativas têm medo de viver na sua casa, houve agressões à policia cometida por centenas, há assaltos perpetuados por quem vive na "selva", houve motins contra os habitantes. A maioria de quem lá vivia colocou a casa à venda... e isto é só a ponta do iceberg... o descontentamento em massa da população torna-se numa panela de pressão com um potencial muito grande para explosão.
      A mim não me admira que esses partidos estejam a ganhar terreno, creio que é o resultado de um outro extremismo: aquele que permite tudo pelo politicamente correcto. As pessoas que usualmente não teriam uma atitude extremista sentem-se injustiçados, passa a haver um sentimento de "nós" e "eles" e muito facilmente se escala para um ponto de ruptura.

      O problema em França com emigrantes ilegais data há mais de 10 anos, por exemplo (pelo menos ali na fronteira com o UK) só que agora aumentou em massa e as pessoas que já estavam saturadas chegam ao ponto limite. Os ataques não ajudaram à imagem, a atitude de muitos deles também não (criticam a falta de internet, a quantidade de dinheiro, o facto de não lhes ser dada uma casa só para eles, na zona da fronteira ameaçam de morte os motoristas, assaltam e roubam camiões cheios de materiais valiosos como PCs, telemóveis entre outros e agridem a policia). O problema é que o Estado não reagiu atempadamente e não colocou a ordem quando devia. Agora as pessoas começam a aclamar aqueles que dizem fazer totalmente diferente...e as pessoas esquecem que nem sempre os meios justificam os fins.

      Excluir
  3. Para a próxima é ver os Simpsons, assim sabemos sempre o que o futuro nos trará: http://9gag.com/gag/aZBmYYV

    A boa noticia é que, segundo os Simpsons, após o Trump, haverá ainda um país chamado USA, o mundo não terá sucumbido numa guerra atómica e a Lisa Simpson vai tratar de salvar a America e o mundo.

    ResponderExcluir
  4. Esta ainda está melhor pois foi antes dele sequer ter vocalizado a ideia de se candidatar: http://9gag.com/gag/aQM9G3e

    ResponderExcluir
  5. É o que eu digo... É a prova de que a realidade supera a ficção... Cristo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O argumentista dos Simpsons disse que tinha feito o episódio com o Trump por lhe parecer ser a ideia mais impossível e parva do mundo. Mas ao mesmo tempo pretendia dar a ideia do que poderia ocorrer caso alguém como ele chegasse ao poder. Mas disse que jamais lhe ocorreu que fosse o próprio a lá chegar.

      É bom demais!! (Eu tenho de me rir com algo, isto é demasiado irónico para ser verdade)

      Excluir
  6. O boneco dos Simpsons será mais bonito acho.

    ResponderExcluir
  7. Foi uma valente paulada hoje de manhã, foi.

    ResponderExcluir