quinta-feira, 22 de junho de 2017

Afinal... Quanto maiores os testículos, maiores os cornos.

Post da série: "Títulos do caralhão" inusitadamente iniciada pela querida Susana Rodrigues.

Para finalizar o tema dos incêndios gostava só de lembrar que quando arde floresta, não são só as árvores que se vão. Tudo quanto é bicho se fina, igualmente.

No distrito de Bragança, por exemplo, reside a maior população de cervos do país, também há lobos, corços, cabras-montês, raposas, javalis, gatos bravos, "ratos-do-lameiro" (desconhecidos no resto do país), coelhos bravos, lebres, ouriços cacheiros, raposas e esquilos, águias, corujas, falcões, mochos e cegonhas, cobras, licranços e víboras cornudas.

Há. Ainda há. Mas toda esta riqueza depende exclusivamente da floresta. Com os incêndios também ela arde. Também ela se perde.

Não são só as árvores que se vão. Estes também.

Pronto. Era só mesmo isto.

(...)

Agora para desanuviar o ambiente e fechar aqui o blogo-capítulo incêndios que muito me tem desgastado explico-vos o título.

O veado vermelho é o maior mamífero da Península Ibérica e os machos possuem um grande par de hastes. Sim, "hastes" (caem e voltam a crescer a cada ano); não "cornos" (que não caem) como escrevi no título... Mas bom, lá conseguiria eu resistir a título tão do... Enfim, coiso.

O tamanho das hastes está relacionado com a idade do animal, pelo que a cada ano estes desenvolvem hastes maiores (que perdem depois da reprodução, começando a nascer novamente passadas quatro ou cinco semanas).
É de facto impressionante como é que se desenvolvem estruturas daquelas apenas num ano.
E o que aquilo pesa, senhores?!

Mas...

O tamanho das hastes também está diretamente relacionado com o tamanho dos testículos do animal (quantidade de testosterona produzida).

Sendo que, machos só com um testículo (muito raros) só têm uma haste. Geralmente pequena.

Sendo, igualmente, que estes machos só com um testículo costumam ser fatais quando lutam com os pares por altura da época de acasalamento* porque em vez de "encaixarem" o par de hastes no do vizinho, simplesmente espetam a pequena haste que têm mandando o vizinho bi testicular para o céu dos machos alfa wannabe.

Pronto. Era só.

Dizei lá que não aprendeis coisas interessantes comigo, hum?! 



*Entre Setembro e Novembro. Podeis ir ver e contribuir para o desenvolvimento regional. É a única época do ano em que os machos socializam com as fêmeas. Os machos bramem muito alto e andam todos (machos e fêmeas) mais ativos a cirandar pelo monte. É a melhor época para os observar. Pesquisai brama do veado no Parque Natural de Montesinho e fazei-vos à vida. Não deiteis beatas pelas janelas do automóvel se fizerdes o favor.

15 comentários:

  1. Porquê? É eucaliptal?
    (Não me aguentei, desculpa sim?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. No Parque Natural de Montesinho, como nos restantes, as pessoas responsáveis sabem o que estão a fazer.

      http://www.icnf.pt/portal/ap/p-nat/pnm/flora

      Excluir
  2. Na Nota de Rodapé, parecias o Diácono Remédios a falar. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahahahah Oh meus amigos, eze... Não havia necessidade.

      Excluir
  3. NM, perdoe lá, mas aumente o tamanho da letra do blogue, está muito difícil acompanhar os textos, sobretudo estes grandinhos que ainda por cima são os que verdadeiramente queremos ler. E de caminho se a cor da letra for preto em vez de cinza... É que a malta já está pitosga e faz muita diferença. Pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está?! Oh diabo... Mas eu acho que nunca mexi nas configurações disso. Nem do tamanho, nem da cor da letra. Não me lembro... Mas pronto, se achais pequeno eu troco. Já não que estou no telemóvel e ia dar muito trabalho mas quando estiver ao computador ponho maior.

      Excluir
    2. Obrigada, NM. Gosto muito do blogue, mas já houve textos grandes que deixei de ler por causa disto. Outros, fiz copy-paste para o word, para aumentar e poder ler. Acredito não ser a única.

      Excluir
    3. Assim?! Mas isto assim está gigante...
      (Oh caramba já me podia ter dito...)
      Estava com as definições padrão.
      Diga-me lá um blogue vizinho que tenha assim umas definições de letra supimpas que eu trato de saber como é...

      Excluir
    4. Valha-me Deus, que agora a NM nomeou-me consultora do layout do blogue dela. Pois, como agora ficou este post está de facto um pouco exagerado e esta cor cinza não ajuda. Mas tanto quanto sei de blogues, é possível alterar a fonte e a cor nas definições, por isso é ir por tentativas até encontrar uma que lhe agrade. Eu só peço (mas isso sou eu) uma fonte que torne legíveis os textos grandes.
      Exemplos de blogues vizinhos? Acho que nem é por aí, mas assim numa corrida rápida saltou-me à vista A Uva (mas o modelo de blogue é totalmente diferente, nem dá para comparar), a Palmier, o Tio, a Pipoca...
      Mas o blogue é seu, NM, e atenção que só estou a falar de leitura no computador, nunca leio blogues no telemóvel, se calhar na versão para telemóvel está perfeito, não sei.
      Obrigada pelo cuidado.

      Excluir
  4. Portanto, se os homens não se medem aos palmos, os veados não se medem aos testículos.

    ResponderExcluir
  5. Parece que estardes a segurar nas hastes do miúdo pequeno..., raio de foto! Tão pequenino e já com umas coisas tão grandes, deve ter muita testosterona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou eu, é uma amiga. E ainda bem que parece, que a ideia foi mesmo essa... Ver como o Jr. ficaria de veado.

      (É não ligar...)

      Excluir
  6. Aprendo coisas interessantes contigo, NM, pois aprendo.
    No início deste mês andei a ver veados, ou corças (não sei bem), ao anoitecer, todos os dias durante uma semana Foi, precisamente, numa zona onde chegou o fogo. Também penso neles, se terão conseguido fugir.

    E obrigada, querida NM (isto não era propriamente para lançar uma corrente....) :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tadinhos... :( esperemos que sim, que tenham conseguido!

      (Ahahahahah Desculpa, sou uma criança grande... Tudo me serve de desculpa para aparvalhar...)

      Excluir