quarta-feira, 14 de março de 2018

O Mundo está louco; chove nele como no meio da rua, lá diria Mirone.

Por um lado temos o filho mais velho que adora desporto, ao ponto de, num qualquer compasso de espera, desatar a fazer flexões no meio da rua e de eu ter vergonha do número de modalidades que pratica (com empenho e sucesso, imagine-se).

(Filho mais velho tem muita pinta, porque filho mais velho usa Sanjo desde sempre e a Mais Doce disse que usar Sanjo era fixe. Mãe de filho mais velho tem, portanto, blogo-salvação.)

Por outro, temos o filho mais novo que é todo dado à expressão plástica, ao ponto de pintar melhor que o irmão, três anos e meio mais velho, e de se entreter aos três quartos de hora, sozinho, a desenhar, a pintar ou a criar com plasticina.

(Era uma parede mui linda e branca que antes de dar a alma ao criador serviu de pretexto a uma bela festarola.)
(...)

Resumo: Um desporto, o outro artes.

(...)

E depois eu paro, penso e concluo: ... Hã?!

17 comentários:

  1. Mas essa parede esta linda!!!
    (Eu não conseguia desenhar o Spider man assim. Estou com o ego ferido!!! Bom dia, Nê!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, calma... Aquele spider man foi feito por um adulto. O rapaz é artista mas nem tanto. :D

      (A parede ficou o máximo...)

      Bom dia, I.!!

      Excluir
  2. Oh NM, a sério?? Sanjo?!
    Sabes que só o nome é Made in Portugal, certo? As sapatilhas em si vêm lá do Oriente. Desde que a marca foi relançada que são "Made in China".
    Sim, sim, as adidas, nike's, etc. também são Made In países de mão-de-obra infantil a baixo custo. Mas essas não gritam alto e bom som que são Tugas!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vêm não, mas vieram sim... A ver... As que comprei há quatro anos (compro aos dois pares de cada vez, para cada um que é o que eles usam no verão) eram made in pt, as outras do ano a seguir já não (bangladesh, creio), depois voltaram a ser. As que ele traz na foto que encomendei o ano passado ainda não são das feitas em pt. Este ano comprei quatro pares (duas de cores "mais normais" e duas que devem ter menos saída - amarelo e preto/branco) as primeiras são made in pt, as outras que deviam ser restos de coleção são ainda das feitas fora. (eu que já conheço vejo logo pela caixa.) agora... Há uma diferença abismal na qualidade de umas e outras, lá isso há.

      Excluir
  3. Sou chata, mas vê isto:
    "Em 2014, com a utilização de fornos de pequena escala, a produção passou a ser feita em Portugal. Desde então que a marca fabrica em quantidades menores apostando em coleções cápsula e em cores de edição limitada. Os componentes chegam de várias fábricas e são montados na Venda do Pinheiro, numa unidade onde trabalham dez pessoas." Retirado daqui:
    https://observador.pt/especiais/sanjo-alguem-acordou-os-tenis-portugueses/
    As sapatilhas continuam a vir do Oriente e são "colocadas em caixas" na Venda do Pinheiro. Não são feitas em Portugal, por mais que este dito Sr. Empresário o diga. Se eu estiver errada alguém que me diga onde está uma destas supostas fábricas portuguesas que fabrica para a Sanjo.
    A Venda do Pinheiro onde põem os atacadores e as sapatilhas numa caixa não contam!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, a etiqueta lacrada na pala numas diz "Made in Portugal" (nas mais recentes ou nas mais antigas) noutras diz "Made in Bangladesh" (acho eu... Do país não estou certa mas posso confirmar logo à noite.) Nenhuma marca corre o risco de falsificar isto.

      Excluir
    2. Outra coisa, os componentes não são os mesmos. As borrachas num caso e noutro não têm nada a ver. As que dizem "made in Pt" além de serem mais levem duram muito mais. Agora... De onde vêm as borrachas, os ilhós e o tecido.... Isso tem de estar legislado. Tem de haver directivas para un produto ser considerado made in país X.

      Excluir
    3. Não sei se é o caso mas não me admirava muito se fosse assim.
      Recentemente uma prima minha foi contratada por uma empresa para cortar as etiquetas de roupa feita num desses países (ela disse mas eu não me lembro), aplicava os made in Portugal e passava as peças a ferro.

      E soube de um caso onde copos de vinho de "assinatura" eram feitos em Portugal, iam ao uk levar uma impressão qualquer e depois eram enviados para Portugal com a indicação made in Inglaterra.
      Quem contou isto foi quem levou e trouxe os ditos copos...

      Por causa deste tipo de relatos tenho muitas dúvidas sobre as etiquetas de made in. Supostamente se todas as peças vierem do estrangeiro basta fazer uma coisa minima ou só unir cá para poder ser considerado como sendo feito em Portugal.


      Mas neste caso eu não sei se é o que acontece nestas sapatilhas ou não.
      Mas se pegou na marca tipicamente sanjoanense e portuguesa e apelou ao saudosismo ficava-lhe bem dar primazia às nossas fabricas.


      Ps:Em São João da Madeira continua a encontrar-se calçado com boa qualidade, made na própria cidade 😉 não posso garantir a origem dos materiais mas posso garantir que não custa o mesmo que umas sapatilhas da Sanjo. Barato e bom :) apesar que, infelizmente, muitos comerciantes das sapatarias de rua se estejam a voltar para os made in China...

      Excluir
    4. Pois eu duvido muito que marcas estabelecidas no mercado corram esse risco. Não digo que não aconteça em marcas de mercadito/facebook, que qualquer problema "fecham" aquela marca e abrem outra - da patakuxa para a pataxoka. Em marcas estabelecidas duvido mesmo muito. (é pena não se lembrar da marca, mas eu apostaria que é uma marca de expressão residual no mercado)

      Excluir
  4. Ahahahahahahah!

    A ver se Jr ganha um pouquinho de massa muscular, que o CR7 tb era um lingrinhas e fez-se um matulão (e o melhor do mundo), à custa de flexões e abdominais quando os colegas estavam a dormir.


    Adoro a arte do baby!

    Também deixei (ou melhor, o pai deixou, eu apenas assisti em apoplexia) a Mironinho desenhar no nossos sofás >Brancos< antes de os mandarmos estofar de cinzento claro. Não só os pintou como lhes deu nomes, o Pocas e o Mirorales (don't ask).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu vê lá que até futebol já joga... :DD já não percebo nada...

      (Desenhar nos sofás tem.muito nível... :D)

      Excluir
  5. E depois, temos de te chamar D. Dolores?! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahhahah Ai Be... E o que eu me haveria de dar bem com a vida de D. Dolores....

      Excluir
    2. (adorei o comentário da Be. já te imagino, "a D. NM".... ihihihhihihihihhi)

      Excluir
    3. Já estou mesmo a ver... O público ao rumo, o meu menino com a taça a aparecer em todos os ecrãs do estádio e eu a plenos pulmões a bater com a mão no peito: "Fui eu que o pari!!!! EU... Fui euuuu!!"

      Excluir
    4. Mas vê se o educas para isso tudo mas sem aquelas escanzeladas que o homem insiste em trazer de arrasto! Eu já disse aos meus: cá em casa, só se for mais gorda que eu! ;)

      Excluir
    5. Ui... Lá em casa nem gordas nem magras... Só mãezinha e seus banhos de sais. :D

      Excluir