quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Ontem foi dia de vacinas...

Foram os dois levar aquela vacina nova para a meningite B (ver explicadinho aqui)... Disse-nos o pediatra: "Se é uma estirpe rara? É! Se já me apareceu nas urgências? Já! Se é grave? É! Se já vi morrer com isso? Já!... Agora vocês é que sabem... 3 doses para o mais novo, 2 para o mais velho. 100€ a dose. Se podem... Se podem vacinem-nos!".

E uma pessoa pensa logo ali "Ok é rara, mas e se..." e logo ali decide que sim, que pode, porque, caraças, "E se...".

(Os filhos dos que nem precisam de pensar para saberem que não podem? Bem... Os filhos desses que se coise, não é? Porque isto já se sabe que o dinheiro não traz saúde mas ajuda um cachinho e claro que o Estado não pode andar a desperdiçar dinheiro a vacinar criancinhas...)

Mas como estava a contar, ontem lá fomos... O Jr. nem chorou. Sabia que sim, que tinha de ser... E por isso aguentou-se como o Super herói que bem sabe que é.

Pois tudo muito bem. Beijinho beijnho e boas festas sra enfermeira, tudo de bom e muito obrigada.

Ao chegar a casa, já passava das 8h da noite, é que foi o bom e o bonito... Cada um a berrar mais alto que o outro e o Baby assim se mantém até hoje... Com dores e febre e o caraças que eu já não sei que lhe hei de fazer para o aliviar.

E uma pessoa, que só quer fazer tudo bem, dá consigo a pensar se, de tanto querer fazer, não estará a fazer tudo mal... E o bebé a chorar desesperado e o mais velho de braço ao peito e macambúzio...

Raistaparta...

17 comentários:

  1. E custou 200 euros por os miudos "doentes" e gasta benurons com fartura. Também sei como é :(

    ResponderExcluir
  2. Cara, NM, e não rara. Assim o texto fica confuso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atão não está bem? "Ok, é [uma doença] rara, mas e se... "

      Excluir
    2. Sim, NM, desculpe, pensei que estivesse a referir-se a ser uma vacina cara. Quer pelo que vem a seguir (que sim, que pode), quer pelo parágrafo seguinte, onde aborda a questão de quem não pode, julguei que a frase fosse sobre o elevado valor da vacina e não sobre a raridade da doença/possibilidade de a contrair.

      Quanto ao resto... não stresse. Teremos sempre dúvidas, nunca saberemos se estamos a proceder bem. Vamos caminhando e experimentando, tentando fazer o melhor que sabemos e podemos, com os meios que temos ao dispor a cada passo.

      Esta coisa de ser mãe...

      Excluir
  3. E tu não estás a pôr gelinho nos bracinhos dos meninos porquê? Na internet e os teus meninos a chorar de dores? Francamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meninos agora dormem... Queres que os vá acordar com o estupor do gelo, é?

      (Dois segundos fora de brincadeiras... Tudo bem com a filhota, certo? Um grande beijo.)

      Excluir
  4. Pá... Diz que dói. Os meus Tb se queixaram. A mais velha bem tanto o pipoco fez febre. :( as melhoras!

    ResponderExcluir
  5. Todos os pediatras a estão a receitar. Em cima disso ainda levei com duas doses de Prevenar 13, uma para cada um, e uma porcaria qualquer para as alergias que vem de Espanha.
    Ora deixa cá ver... cem vezes dois vezes dois, mais cinquenta vezes dois, mais trezentos. Dá hummm... oitocentos, não é? Pois.

    ResponderExcluir
  6. Estás a falar da Bexsero, não é? Dois pediatras, a mesma resposta: para AINDA não a dar. Não esta versão.

    Demasiados efeitos secundários, sendo o pior o síndrome de Kawasaki que é por si só um sindrome que pode trazer danos irreparáveis incluindo a morte. O surgimento deste síndrome com a toma da vacina é mais frequente/provável do que a criança via a apanhar o vírus que a mesma é suposta evitar.
    Depois de duas opiniões assim e de ler muito sobre o assunto decidi não dar.

    Ps: A pediatra do meu filho começou com o discurso politicamente correcto - o qual estão obrigados a ter perante o publico - "é recomendado, blablabla. Bastou perguntar-lhe se ela daria ao filho dela para me responder que não daria, me falar dos efeitos secundários e dizer que a grande diferença entre esta e a Prevenar é que a outra tinha sido muito testada antes de chegar a Portugal, que a versão que cá chegou estava mais que testada e que esta não. Esta foi lançada para todos ao mesmo tempo e quem a toma agora está a ser a "cobaia" para aquele tipo de efeitos secundários que só se revelam quando a mesma é aplicada em massa.

    Sinceramente espero que corra tudo bem com os seus filhos mas pessoalmente não confio nela. Não me imagino a ser a responsável por danos irreversíveis ou a morte do meu filho por uma vacina que eu decidi dar. Se apanhar a meningite claro que também me sentirei culpada mas as hipóteses ainda são maiores para ele sofrer de complicações graves por a tomar do que a de apanhar o vírus. Enquanto assim for eu não lha dou.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não fui confrontada com a escolha mas acho que vou encarar como a da gripe A (que não dei). Na altura achei que não havia informação suficiente, e que o risco era maior do que os benefícios.

    ResponderExcluir
  8. Eu também ando a adiar, por um lado não sei se será mesmo necessária, por outro fico, e se acontece alguma coisa e ela não foi vacinada?

    ResponderExcluir
  9. O miúdo cá de casa levou a 1ª dose ontem e, pela primeira vez em 9 anos, está a fazer reacção a uma vacina (febre e inchaço)...

    ResponderExcluir
  10. Nunca ouvi falar dessa vacina, isso é para que idades? O meu filho tem 7 anos , esteve na pediatra no verão e esta não me falou de nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, levará duas doses.... Todos os pediatras estão a aconselhar...

      Excluir