terça-feira, 24 de maio de 2016

A breve história da escolha do nome de “Usnábi” - True Story*

Ali em baixo o post dos nomes deu para tudo. Deu para a história do Prantelhana. Deu para as Sofias, Alices, Ritas e Catarinas, mas também para as Urracas, Penólopes e Valquírias. Para a Maria João que afinal não é irmã da Amélia Laura, mas que é filha da Juanna Filipa. Deu para uma das melhores músicas de Johnny Cash. Deu para a Gertrudes Edviges e para a Delmira Etelvina. Deu para o pobre Nikanou Iringer. Deu para ir procurar e ficar a saber que no ano passado nasceram 5324 Marias e 7589 entre Leonor, Matilde, Beatriz, Carolina e Mariana. E que, em contraposição, nasceram 6 Filomenas, 6 Natálias, 6 Lurdes e 6 Eugénias. Uma Conceição e uma Marília. E uma Joaninha, já agora. (Aqui.

Pois então que eu não podia deixar passar o tema sem vos contar a história do “Usnábi”.

Contou o “Usnábi” a quem o quis ouvir e em português do Brasil que sua mãe, recém chegada da roça, se perdeu de amores por um militar a quem não percebia uma palavra e de quem só sabia o nome (e só porque estava ali bordado na farda e à vista de todos). Diz que uma semana de roça-roça foi o suficiente para gerar “Usnábi”. Mãe de “Usnábi” não voltou a ver o militar que logo abalou para o seu país. Mulher de garra, cuidaria de “Usnábi” o melhor que conseguisse e cedo decidiu pôr-lhe o nome de seu pai. E ela bem se lembrava das letras na farda. 

No registo dissera segura e confiante: 
“Sim, sim... “Usnábi!” Eu dito as letras: U – S – N – A – V – Y”

*Garentem-me que, pelo menos, que eu não ouvi a história pessoalmente. Mas lá que o “Usnábi” existe...

21 comentários:

  1. Conheço uma história parecida, mas sem roça, contada por uma amiga equatoriana. Lá (no Equador) esteve ancorado um navio de bom porte da US NAVY que também deu origem a nomes "modernos" a uma série de miúdos!

    ResponderExcluir
  2. Isso faz-me lembrar a história da "Mádjinusa"... Pois que a sra quis colocar o nome à filha, do que via escrito nas roupas dos patrões... Made in USA. Também nunca ouvi a história pessoalmente.

    ResponderExcluir
  3. Mr Mirone desloca-se com frequência a vários países africanos. Se ele aqui estivesse tinha histórias para te contar até vir a mulher da fava rica.

    ResponderExcluir
  4. Eu conto-te outra história, ia o ano de 1977 e uns pais meio estranhos resolveram pôr um nome nunca antes registado neste país. Os senhores do registo achavam que não, se não havia, não se podia mas a mãe da criança marrou "nem que a vá registar a Espanha". Quase dois anos depois, com intervenção de um qualquer senhor, num qualquer registo/conservatória, a criança foi registada com o nome que sua mãe escolhera. Na data correcta já agora, ou poderia ser o Renato Sanches cá da bloga. E não, não me chamo Usnabi!

    (Garantidamente, podes dizer que leste a história pessoalmente)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo igual mas com diferença de 1 ano (1978)! E a insistência de Senhor Meu Pai venceu-os pelo cansaço! Tanto insistiu e regateou que acabaram por me registar mesmo não existindo nenhum nome igual...

      Excluir
    2. Conheço duas!! Também te chamam "Andreia" ou dizem em condições?

      Excluir
  5. Ouvi uma vez uma história duma Sra que se chamava Mynameisjane ( não sei como se escrevia ). Os pais tinham visto um filme em que a heroína dizia My name is Jane e acharam que era um óptimo nome para a filha que estava quase a nascer

    ResponderExcluir
  6. A minha enteada tem 38,5 Beatriz como amigas no Facebook, tudo entre os 14/18 anos.

    38,5 porque uma tem Beatriiz escrito

    ResponderExcluir
  7. Ora a modos que o Maicon, jogador do Inter, Manchester City e agora Roma, foi assim baptizado... em honra do Michael Douglas. Maicon Douglas. Maicon Douglas Sisenando.

    ResponderExcluir
  8. E o pai (brasileiro, claro) que resolveu pôr ao filho o nome de Doutor Jorge, hum? É genial ou quê?

    (Esta deve ser verdade que li em no JN há não muito tempo.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num Brasil perto de si...

      Já conheci nomes muito diferentes pela Europa fora mas como os vindos do Brasil acho que não há. É que nem os de África lhes chegam aos calcanhares...

      Excluir
  9. Tá mal! Tá mal, devia ser Usnávi!!!!
    No outro dia também vi no facebook umas quantas que eram Jadice Karay (Já disse carai...)
    Fiquei na dúvida se era a gozar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ele é Usnavy mesmo. As pessoas é que dizem "Usnábi" e eu escrevi assim porque os meus leitores são finos como alhos e iam logo perceber a meio da história.

      (Só pode ser a gozar, carai! ;))

      Excluir
  10. https://www.facebook.com/ainanas/photos/a.164290129147.149376.106536539147/10154880033364148/?type=3&theater

    Aqui está!

    Luciana

    ResponderExcluir
  11. Não resisto a contar, soube em 2a mão: a origam de Valdisnei, também no Brasil. A mãe gostava muito de desenhos animados, especialmente aqueles de um senhor chamado... (adivinham?)

    ResponderExcluir
  12. Nome antigo no Brasil é Xerox Fotocópia Auntenticada. Palavra da minha tia que é de São Paulo! O mundo é um lugar fantástico.

    ResponderExcluir