quarta-feira, 18 de maio de 2016

Vós é que éreis malta para me ajudar nesta hora de aflição...

Vai-me nascer uma sobrinha proximamente. Yey! Palminhas-palminhas! Sucede que tenho direito a pôr um papelinho no saquinho de onde vai sair o nome da criança (claro que não vai ser por sorteio, estava a brincar - ultimamente tenho levado cada trombada derivado da minha incontrolável ironia que nem queirais saber...). Sucede igualmente que não tenho nenhum crush por um nome feminino. Quer dizer... Tenho mais ou menos um, mas não tenho a certeza: Catarina. E então, hum? Que me dizeis?
Agora, a questão é: Se tivesses de escolher um nome (só um hã, sem batotices) para uma menina esse nome seria....

99 comentários:

  1. Inês. Sim eu sei, é muito vulgar, há tantas, mas gosto muito!

    ResponderExcluir
  2. Silent Man says Inês
    Esposa de Silent Man diz Madalena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esposa diz Ema.
      T.

      Excluir
    2. Isso é nome de avestruz.. Não conta!

      http://www.hotelariahospitalar.com/wp-content/uploads/2013/05/EMA.jpg

      Excluir
    3. Ahahahahahahahahahah plamordassanta organizai-vos!! :D

      Gosto muito de Ema, T. Muito mesmo.

      Excluir
  3. Catarina gosto muito, mas o marido colocou logo de parte se fosse menina...
    Depois Margarida, meu segundo nome, mas o marido também torceu o nariz. Depois fiz a ecografia e soube que ia ter um menino.

    Agora quase dez anos depois só há dois nomes que me enchem as medidas: Laura e Alice
    Como nos últimos tempos as Laura são às mãos cheias, olha:

    Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice é muito lindo. Mas não dá. Só há dois nomes vetados por repetição de cromos: Alice e Filipa.

      Excluir
  4. Maria Luís (sim, sei da combinação improvável, mas santo avozinho era Luís e pronto, é isto.)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!
    Ísis, Abigail, Lia, Pia, Pilar.
    Há feminino para Mateus? Pode ser esse também, já que anda toda a gente a pôr Mateus nos crianços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abigail é espetacular. Para uma sobrinha tua, ou assim. ;D

      Excluir
    2. Anda?! Opa... no futuro estava a pensar em colocar Mateus se saísse menino.

      Há uns anos adorava Rodrigo ( virou moda e fartei-me) passei a gostar de Dinis ( já conheço umas 5 crianças com o nome e algumas na familia directa - já não consigo colocar esse nome); agora andava encantada com Mateus, ainda não conheço nenhum mas se for moda como Rodrigo ainda me farto antes de ter outro filho.

      O nome do meu filho já vai em 7 aninhos e ainda só nos cruzamos com 2 (1 em cada escola - escola toda) pelas quais passou, nenhum na turma. Só Rodrigos na sala dele são 2...ainda bem que optamos por outro.

      Excluir
  6. Gosto do meu, Margarida.

    Não sendo do meu, gosto muito de Vitória (é assim que se vai chamar uma filha minha, se algum dia chegar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabes onde há imensas Vitórias? Em Guimarães. Trye story.

      Excluir

  7. Ermengarda;
    Doroteia;
    Penélope;
    Josefina;
    Hortelina;
    Remualda;
    Holofontina;
    Magnésia;
    Capitulina;
    Predileta;
    Mijardina

    ...


    (agora imagina as combinações. estimo-te muita paz)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto... Estavam a ir tão bem... :DDDD Lady Kina a estragar caixas de comentários desde sei lá quando.

      (Mijardina Predileta e não se fala mais nisso.)

      Excluir
    2. Andrioleta... Do famoso Capitolina Andrioleta :)

      Excluir
  8. Tinhas resolvido isto nos emails, sem necessidade nenhuma de andares a aborreceres as pessoas.

    Luísa.

    ResponderExcluir
  9. Pá, já escolhi um e deu-me um trabalheira do caraças...

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, diz lá... (Ou então pensa se houvesse uma segunda.)

      Excluir
  10. O nome da minha filha, evidentemente! Também gosto de Simone.
    Catarina é um nome que soa bem: é doce e feminino. Se é o seu preferido, sugira-o. Tenho a certeza de que a miúda não será alvo de gozo na escola por se chamar Catarina.
    Boa tarde,
    Outro Ente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim "doce" como "submissa", "frágil" e isso, OE??!! Havia de ter mais cuidado com o que diz... Ainda sai uma feminista das de certo de trás de uma blogo moita e depois quer ver... Boa noite. :) Simone é bonito.

      Excluir
  11. Tive um Diogo, mas durante algum tempo foi Márcia

    ResponderExcluir
  12. Catarina é bonito e nos dias de hoje foge das resmas de Madalenas, Lauras, Matildes e Franciscas, sem ter de se recorrer aos exóticos Iara, Isis, Luana...
    Se gostas do nome, porque não?

    ResponderExcluir
  13. E Mafalda? Gosto da Mafaldinha e tenho uma Mafalda muito especial na minha vida.

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Tenho tantas, mas tantas. Leonor à minha volta... :)

      Excluir
  15. Alice.
    E já que é para escolher à séria que seja um nome internacional, que depois uma pessoa emigra ou sei lá e ninguém sabe dizer Joana.

    ResponderExcluir
  16. Rosa. É um nome antigo e lindíssimo.

    ResponderExcluir
  17. Fugindo à regra de só 1:

    Bianca, Miriam ou Emma (nesta versão com 2 "emes").

    ResponderExcluir
  18. Escolhe um nome que não fique estúpido no estrangeiro. A minha é Margarida, agora vivo em Inglaterra, nem queiras saber o que chamam à pequena. Voto em Alice.

    ResponderExcluir
  19. Também gosto de Clara e de Sara. Deixaram-me a pensar no Ema, Rita, Rosa e Mafalda. (Alice está vetado.)
    E Simone?! Bolas que Simone tem muita pinta...
    (Ainda me deixaram pior que o que estava... :D)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice vetado? Porquê?
      É um nome tão lindo, tão delicado :)
      Ana

      Excluir
    2. Já há uma pequena Alice na família. :)

      Excluir
  20. O nome da minha macaquita, já alguém o disse por aí (e gostaste). Tive uma amiga chamada Ana Jorge, não era apelido e era sempre tratada assim. Não poria numa filha mas sempre achei o máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como Ana/Maria Luís. Na onda do antiguinho Maria João...

      Excluir
    2. A minha filha está na onda do antiguinho :).
      Mas se é para optar por um nome apenas, ficaria pelo, simplesmente... Maria.

      Também gosto de Sofia e Luísa.

      Excluir
  21. Carlota, Camila Ou Caetana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que horror! Não consigo imaginar nomes mais pedantes.

      Excluir
    2. Eu também gosto de Caetana.

      Excluir
    3. Anónimo das 9h42, um nome não define ninguém, a sua personalidade ou caráter.

      Excluir
    4. Isso é que são outros quinhentos. Há una música do Johnny Cash que se chama: A boy named Sue. É atentar na letra...
      (Uma Valquíria desenvolve competências necessariamente diferentes às que desenvolveria se se chamasse Ana. Não tenho a mínima dúvida disso.)

      Excluir
    5. NM tudo depende. A Valquíria pode desenvolver traços que a façam ser uma pessoa forte imune ao "destino" que o seu nome traçou. Tal como há pessoas com passados duros que conseguiram vingar na vida mais que quem teve uma infância normal ou facilitada. Há coisas que nascem connosco, outras que adquirimos. Tive uma colega chamada Clementina, era gozada, era das melhores alunas e hoje com 35 anos é médica. Um nome pode ajudar-nos, mas, não nos faz ou a nossa vida (ou cabe a nós não o permitir).
      Não temos culpa do nome que nos põem (nem pedimos para nascer sequer), quanto muito, o nosso nome define o gosto dos nossos pais, padrinhos ou de quem quer que tenha escolhido o nosso nome.

      Excluir
    6. Exactamente! Era mesmo aí que eu queria chegar e é do que trata a canção. Um homem que teve de abandonar a família resolveu chamar Sue ao seu filho homem porque sabia que dessa forma ele aprenderia a defender-se desde cedo.
      (Mas as pessoas que escolhem os nomes têm que perceber isto. Por outro lado, uma Maria será sempre só mais uma Maria.)

      Excluir
  22. Gabriela,Benedita, Margarida ou Isabel. Gosto de Catarina mas todas as que passaram nos meus 42 anos de vida eram loucas... Por isso Não!

    ResponderExcluir
  23. Tenho andado ausente, mas cá estou eu!
    A minha é Maria.
    Estou para ver se tiver uma segunda que raio de nome lhe vou por!
    Gosto de Vitória, mas gosto nos outros...
    Gosto também de Mariana.

    Luciana

    ResponderExcluir
  24. Letícia. Nunca se sabe se não virás, de futuro, a ter uma nora com esse nome (calma I. das galochas, é para o baby que eu sei que o Junior já está prometido).

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma Ana Luz e uma Morgana ;)
    Mas gosto muito de Alexandra...

    ResponderExcluir
  26. Eu já fia a minha lista de nomes para rapariga e os escolhidos são:
    Manuela
    Emília
    Catarina
    Vitória
    Luísa
    Laura
    Glória

    Gosto de nomes das "nossas" avós...

    Boa sorte :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que mais do que pensarmos nos nossos gostos devemos pensar como nos teríamos sentido com determinados nomes na nossa infância, como os nossos filhos se podem sentir e como ficam em adultos.

      Por exemplo, nomes como Luna eu não gosto mesmo porque acho que não ficarão bem a uma adulta, não lhe darão credibilidade (claro que isto é tudo muito subjectivo) por outro lado, há nomes como Joaquina (ou na mesma gama) que eu acho que deixam as crianças em posições muito delicadas para serem alvos de gozo e dificilmente vão gostar do próprio nome. Pelo menos todas as crianças que eu conheço com nomes do género detestam-nos.

      Excluir
  27. Amélia
    Laura/Maria João (mas estes são facciosos, minhas filhas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa! Que susto... Quando vi o comentário no mail apareceu tudo de seguida e li que tinhas posto "Amélia Laura" a uma filha e "Maria João" a outra... :DDDDDDD

      Excluir
    2. Amélia Laura é pior que Juanna Filipa. Eu. Horror.

      Excluir
  28. Gertrudes Edviges, nome de uma tia minha. Melhor não há.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahah já ganhou! :D

      Excluir
    2. A sogra da minha irmã chama-se Delmira Etelvina (não, não é Belmira, é mesmo Delmira).

      Excluir
    3. :))))))
      Sem ofensa, mas ser Belmira ou Delmira muda alguma coisa?

      Excluir
    4. Então não?! Belmira é (ou era) relativamente comum... Delmira nem sabia que existia.

      Excluir
  29. Achei engraçado não ser a única com uma panca por Simone. Amo o nome, mas acho que não teria coragem de o meter a uma filha. Apesar de adorar o nome parece-me "pesado" para um bebé.
    Gosto muito de Luísa, Teresa, Inês ou Maria Inês. Mafalda era como se ia chamar o meu filho,se tinha calhado ser gaja (mas entretanto acho que o Mafalda se tornou o novo Matilde e enjoei um bocado).

    ResponderExcluir
  30. Sei que há às dezenas, mas adoro Matilde. E do vetado Alice e de Maria Luisa.

    Gosto de Camila, mas não gostava que chegasse a casa a chorar porque na escola lhe chamam camela...

    ResponderExcluir
  31. Beatriz - a que traz a felicidade
    Sofia - Sabedoria
    Letícia - Alegria
    Irene - Paz
    Joana - porque era o nome da minha boneca preferida que levava para todo o lado
    Manuela
    Laura Flávia (nomes da tia avó)
    Eugénia
    Isabel
    Ângela
    Rute
    Yolanda
    Maria da Luz, para se lhe poder chamar Luzinha
    Gracinda

    ResponderExcluir
  32. Respostas
    1. Pá, por mim este já ganhou!

      Excluir
    2. Eu já conhecia e conta-se a história que o pai da Prantelhana chegou ao registo sem saber que nome lhe havia de pôr. Depois de alguma insistência por parte do funcionário para se decidir ele disse: "Pronto, olhe... Prante-lhe Ana!" :)

      Excluir
    3. http://historiaselendas.no.sapo.pt/pag-estorias/p43-prantelhana.html

      Excluir
  33. Uma moça aqui do meu trabalho resolver ter um filho com um brasileiro. Vai daí "foi obrigada" a pôr ao filho o nome do sogro, porque o brasuca sofria da melancolia de estar longe da família e queria à força rever o seu rico pai no seu querido filho. A criança ficou:

    Nikanou Iringer

    Assim mesmo, Nikanou Iringer. Vi o assento de nascimento. Em conclusão: ao fim de alguns meses, o papá resolver voltar para o Brasil (onde já tinha outros filhos com nomes "normais", acrescente-se) e em Portugal há agora uma mãe solteira com um "príncipe" de seu nome Nikanou Iringer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre criança... Também sei de uma história. Vou escrever post.

      Excluir
    2. Eu acho um atentado um nome desses numa criança. E eu sou pessoa para gostar de nome diferentes.

      Excluir
  34. Helena. Para mim, um dos nomes mais bonitos.

    ResponderExcluir
  35. Rita
    Sofia
    Joana
    Irene (o nome da minha Mãe)
    Gabriela (o nome da minha filha)
    Mas também gosto muito de Catarina!

    ResponderExcluir
  36. Chamo-me Ana Luisa. Nunca gostei, mas agora estou a Irlanda e da' muito jeito ter um nome que eles pronunciam facilmente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu também pensei nisso tudo para os meus, mas na hora da verdade o coração falou mais alto e ficaram com nomes tugas. Mesmo mesmo tugas. :)

      Excluir