quinta-feira, 19 de março de 2015

Malta do Poooorto... Vinde aqui à minha beira, se fizerdes o obséquio...*

Diz que são precisos óculos para o Eclipse de amanhã e também diz que tuga que é tuga deixa sempre tudo para a última hora... Como é? Farmácias que ainda os tenham, hum? Sabeis?

Muito agradecida.
* Ou de como este blogue se transformou numa espécie de discos pedidos. ;)

11 comentários:

  1. Diz que nos Açores é que se vai ver bem, e mesmo assim será só parcial. A que horas é? Por mim, não faço muita questão de ver, mas lembro-me de ser miúda e ter ficado entusiamadíssima com um. A Mironinho deve querer ver. Será que as nuvens vão deixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós vamos tentar. Por volta das 9h. Vamos lá ver se ele dá conta de alguma coisa... ;D

      Excluir
    2. Mirone (e para quem quiser saber um pouco mais) pode consultar o site da OAL que tem muita informação sobre o eclipse: http://oal.ul.pt/

      E, já agora, respondendo à questão da Mirone:
      "A duração total do eclipse aproxima-se das 2h com início cerca das 8h UT, o máximo próximo das 9h e o término perto das 10h."
      :)
      Ana

      Excluir
    3. é pela miuda... tb.
      Vá e por mim... ;)

      Excluir
    4. Ana, obrigada :D, já fui ver.

      Excluir
  2. Eu lembro-me de ser pequena e usar radiografias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz que não se pode...

      http://oal.ul.pt/observar-o-sol-em-seguranca/

      Excluir
    2. Ehpah, uma pessoa assim até fica com medo. Mesmo com filtros não devemos olhar mais de 30 segundos seguidos e devemos fazer intervalos mínimos de 3 minutos.
      Acho que vou explicar à Mironinho que o sol vai ficar tapado (ainda que cá só fique um bocadinho tapado) e ficar pelas imagens televisivas.
      Ou então faço um furinho no cartão e espreito a sombra, como ensinaram a fazer no telejornal da hora de almoço.

      Excluir
  3. Os óculos nas farmácias estão esgotados. Eu tenho uns há uns bons anitos, guardei-os sempre até porque é coisa de pouco uso, pelo que se mantêm em bom estado.
    É totalmente desaconselhado o uso de radiografias ou de vidros fumados. A não ser que os uses só para a lente de uma máquina, por exemplo.

    Penso que aquilo começa a partir das 8h da manhã e o que vi há pouco nas notícias é que o pico é exactamente às 9h e 40 segundos, a partir daí é sempre a descer :p

    ResponderExcluir