domingo, 27 de setembro de 2015

Por mim tudo bem, carago!*

Numa esplanada (muito) grande, numa praça turística e icónica da cidade...

Cinco adultos e quatro crianças (2 meses, 1, 2 e 5 anos) sentam-se para almoçar.

- Já escolheram?

- Sim, era x, y e z.. (...)  E mais duas sopas para eles [os de 1 e 2 anos]...

- Ah... Sopa ainda não temos...

- Não?! E a que hora fazem?

- Não, não... Não percebeu... Não temos sopa.

- Mas vem na carta...

- Pois, peço desculpa, mas não temos...

- Mas, desculpe, porque é que disse que "ainda" não têm?

- Porque no Verão não fazemos sopa...

- Mas já estamos no Outono...

- Pois, mas ainda não temos... É que sabe, a nossa cozinha é muito pequena e para fazer sopa temos de deixar de fazer outra coisa qualquer e ainda não decidimos o quê.

- Hum... Está bem... Olhe traga-me então um pratinho com arroz branco...

- Pois, mas nós não servimos arroz...

- Não servem arroz??!!

- Não... Ocupa muito espaço na cozinha e nem toda a gente quer... Mas olhe, hoje fizeram arroz para o nosso almoço... Vou falar lá dentro a ver se sobrou um bocadinho para o menino...

(...)

- Desculpe... Já limparam tudo... Já não há arroz. Elas limpam logo por causa do espaço...

- Hum... E então o que é que tem assim mais limpinho para ele [o Baby] comer?

- Hum...Pois... Não estou assim a ver não... Olhe, espere aí... Está a ver aquele restaurante? Quer que eu vá lá buscar duas sopas para os meninos?

- Se nos fizesse esse favor...

- Espere aí que eu vou lá falar com eles... Que sopa quer?

- Um sopa de legumes normal está bom... Tem é de ser passada.

(...)

- Olhe, desculpe mas eles só têm caldo verde... Eles dizem é que se quiser, eles tiram um com menos couves e passam.

- Pois.. Pode ser então...

- São 2€ cada, se fizer então o favor...

(...)

- Pronto, aqui estão as sopinhas... Mas olhe, afinal são 2,50€... Outro dia eles levaram-me 2€ mas foi por eu ser aqui colega e vizinha, sabe? Eu pedi na mesma porque achei que não ia ser por isso que a senhora não ia querer... Aqui tem o recibinho...

- Sim, sim... Aqui tem mais 1€ então... Obrigada, sim?

(...)

Lá comemos e tal, tudo normal e na paz do Senhor.
Hora da sobremesa. Tinha-lhe prometido um gelado ao Jr. ainda durante a manhã...

- Ah pois, mas gelados não temos...

- Não têm gelados??!

- Não... As arcas são enormes.. É mesmo impossível... Mas está a ver ali aquela esplanada da esquina? Ali têm... Em dois minutos vai e vem... É que de sobremesa hoje não temos assim nada...

(...)

Se fiquei aborrecida com eles? Não. Claro que não. Muito pelo contrário, A verdade é que foram tão prestáveis e tão, enfim, boa onda que me tinham pedido desculpa por afinal o prato de bacalhau vir só com batatas porque, enfim, não tinham espaço na sua pequena cozinha para o tal do bacalhau que por mim tudo bem.

* Ou de como todo o burro come palha, só é preciso saber-lha dar.

10 comentários:

  1. Mas prestáveis, hã?! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahah Lá isso... (Nisso não há como as gentes do Porto logo que, atenção muita atenção, não se lhes fale com uma ponta de cagança...)

      Excluir
    2. Infelizmente nada conheço do Porto, fui aí uma vez "ginasticar" há muitos anos. O que vi foi pela janela do autocarro.

      Mas agora, há anos desterrada na Escandinávia a coisa complicasse.

      Excluir
    3. Numas férias que venha cá, dá cá uma fugida... Está bom e barato. ;)

      Excluir
  2. Bailha-me minha nuossa senhuora! Foram prestáveis e muito simpáticos... Para os comerciantes aí ao pé! Fuogo.

    Não ter sopa ou gelados ainda passava. Agora depois nem o bacalhau com natas presta, ficava chateada! Assim nada se safa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahahah Eu já só me ria... O bacalhau era à Braga (feito no forno com molho de cebola e de pimento e batatas e tal) e estava bem bom... De resto tinham francesinhas (claro!) e grelhados com batatas fritas, fiambre e ovo... Noves fora nada era isto...

      Excluir
  3. E por isto que digo que este e o melhor blog que existe. Escreva mais e mais. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahah não sai mais álcool para esta anónima... :DDD

      Excluir
    2. Uma pessoa abre o seu coracao. E e tratada assim... (Teclado ingles)

      Excluir
    3. Ahahahahahahahah não te mereço, é o que é... ;)

      Excluir