quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Um artista de variedades distinguido com o nobel da Literatura?!*

É o fim do Mundo em cuecas.

Estão aqui estão a distinguir um biólogo com o Nobel da Medicina!

*Eu cá acho é que o bom do Robert Zimmerman havia de mandar um postalinho de agradecimento ao John N. Smith, que aquilo de pôr os alunos perdidos da Michael Pfeifer a estudar literatura através das suas letras foi muito bem pensado, foi sim senhora...

Lembrais-vos? Do  concurso Dylan-Dylan? (Bob) Dylan/Dylan (Thomas)? 

Lembrais-vos de se ter mostrado que as letras do Bob são muito mais profundas e fortes do que aparentam?

Não vos lembrais, pois não?

Assim de repente nem vos lembrais de nenhuma letra do Bob Dylan, pois não? Só do batuque do Mr. Tambourine? Não é? É pois... Sucede-me o mesmo!

21 comentários:

  1. Eu lembro-me. Mas sou uma excepção, o Mentes Perigosas marcou a minha vulnerável mente de 12 anos, como só marca as pessoas que já se sentem sempre "diferente"... e posso dizer que mais que ouvir, li muitas letras de Bob Dylan.

    Confesso que ainda não sei o que acho de lhe terem atribuido o Nobel. É inesperado. Mas se virmos a parte de poeta, se calhar faz sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único que se pode questionar é se o género é elegível. Porque que o homem é um letrista de excepção, disso não há dúvidas. Também estou como tu... Não sei muito bem o que achar. Mas... E porque não?! Se fosse um poeta que não se cante já não haveria esta celeuma, pois não?

      (Vi o MP vezes sem conta...)

      Excluir
  2. Raisteparta mulher que partilhei o mesmo naquele sítio social que tu não tens. Para além de que sim, apenas o sr tamborim toca na mina cabeça. Raispartam as poeiras do universo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #faltanosumbocadinhoassimparasermossoulmates
      #obocadinhoetuteresfacebook

      Excluir
  3. Lembro-me de muitas letras do Bob, inclusivé de perolas como "has anybody seen my girl"...
    ...e não lhe retirando todo o mérito que tem, porque o tem...

    ...um Nobel? Da literatura?

    Como diria o personagem principal de "Os Deuses devem estar loucos":

    -ai,ai,ai,ai,ai,ai,ai,ai,ai...

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dylan é um poeta que canta.

      Já houve poetas a ganhar Nobel. Serão todos os poemas desses premiados, dignos de distinção?! Todos?!...

      Excluir
    2. Estás enganada!
      Dylan é um músico que escreve poesia! E que é reconhecido pelos seus pares, músicos, como um dos grandes!
      É aqui que reside a diferença! Que a academia Sueca não a saiba é que é estranho...

      :)

      Excluir
    3. C.N.Gil, não é necessariamente uma questão de a Academia não perceber, é uma questão de ter um julgamento diferente do teu, que é quase como vir contestar o prémio da Medicina porque o laureado é biólogo, não médico (hiperbolizando, claro, não fiques zangando comigo) como escrevi no post. E a partir daqui, a partir do momento em que se reconhece que se entra no campo da subjectividade e da opinião, resta concordar em discordar. :)

      Excluir
    4. Sim, até porque esta é daquelas discussões vazias que não trazem nada a ninguém! É só mais barulho...

      ...eu que até sou gajo que se está marimbando altamente para quem é que ganha o Nobeis...

      É como os Oscares! São giros mas não interessam para nada...

      :)

      Excluir
    5. E a verdade é que estas distinções valem o que valem. Nem é claro que tipo de interesses pode haver por trás. Ou se é uma opinião formada pelos valores mais dignos como deveria.
      Eu também não tenho (nem vou ter) opinião formada com o mérito da atribuição do prémio. O que eu digo é que, por princípio e a priori, não discordo. O que é diferente.

      Excluir
    6. Mas depois tens um Bowie, que a meu ver foi um génio visionário, que escreveu algumas das músicas mais bonitas que ouvi, e ficas a pensar se não devia ele ser anobel, ou um Cohen...
      Ainda assim, acho que as letras que escreveram só fazem verdeiro sentido quando musicadas, que perdem bastante quando lidas como meros poemas, como obras de literatura ficam como que "coxas".

      Excluir
    7. Mesmo assim, Mi. Não concordo que as letras, nem de Bowie nem de Cohen, chegam aos calcanhares das de Dylan. Independentemente da qualidade musical. Estamos a comparar coisas, que no contexto de literatura não são comparáveis.

      Excluir
    8. Pois isso agora de chegarem ou não, a verdade é que o nome de Cohen também foi muito falado e não é de excluir que para o ano esteja entre os finalistas...
      Percebes agora porque acho que letras de canções que são verdadeiros poemas não são, ainda assim, material suficiente para Nobel de literatura?

      Excluir
    9. Não consigo concordar com essa atitude axiomática, Mi. Dependerá do espólio. Em absurdo, se ao Fernando Pessoa lhe tivesse dado para cantar os poemas que escreveu, teria de ser desconsiderado para o prémio da literatura.
      E sim, na minha opinião, o espólio literário de Cohen, de quem sou acérrima fã, não chega aos calcanhares do de Dylan. É tudo uma questão de opinião. Umas serão mais avalizadas que outras, mas não passam disso mesmo.

      Excluir
    10. Mais me ajudas, os poemas de Pessoa valem como "simples" poemas, não precisam de música para serem muitíssimo bons, ou seja, para serem material para Nobel (para manter a terminologia). Os poemas de Dylan só são muito bons com música, sem a música, como simples poemas não me parecem suficientemente bons para Nobel, ficam, como disse acima, coxos.

      Se lhe (a Pesdoa) musicarem alguns poemas não me parece que se lhes acrescente algum valor substancial. O que quero dizer é que foi a música que tornou os poemas de Dylan grandes, os poemas por si só não estavam num patamar que eu considero "nobeliável".

      Por exemplo, e porque estamos a falar de poetas-compositores, acho o Neil Hannon (The Divine Comedy) um cantautor (odeio a palavra cantautor) brilhante, como poucos da sua geração e anteriores, mas nunca me passou pela que as suas letras fossem material para Nobel, apensar de achar que as letras que escreve são fabulosas, têm nuances únicas, são jogos de palavras incríveis, cheios de musicalidade e vida (mesmo sem a música). Agora já passa. Porque percebi que estava a ser muito exigente com aquilo que eu achava nobeliável.

      Por exemplo, googla a letra do
      Gin soaked boy ou do tonight we Fly (se quiseres ouve também, só te vai fazer bem).

      Excluir
    11. Mas porque é que achas que eu discordo de ti naquilo que dizes? Se é a tua opinião que não é merecedor do Nobel é porque não achas que seja. Conheces a obra tens essa opinião. Ponto. A atitude, que eu chamei de axiomática, com a qual não consigo concordar é esta: "Percebes agora porque acho que letras de canções que são verdadeiros poemas não são, ainda assim, material suficiente para Nobel de literatura?" Com isto, dito assim com esta generalidade é que não concordo.

      Excluir
    12. Não é generalidade. Refiro-me aos poemas de Dylan, não os acho suficientemente bons para Nobel da literatura. Eu não discordo da atribuição do Nobel por serem letras de canções, discordo porque acho que esses poemas (que por acaso também são letras de canções) não são suficientemente bons.

      Excluir
    13. Pronto! Aleluia irmã!

      (Escreveste "letras de canções" e era a isso que eu me referia. Na generalidade, partir desse princípio não concordo.)

      Excluir
  4. O último prémio Nobel da Medicina é um biólogo...

    ResponderExcluir