segunda-feira, 2 de maio de 2016

NM também dá sugestões para as prendas do Dia da Mãe que, ui jasus que enfado, chegam todos os anos da escola das crianças...

1. A educadora faz para a mãe de cada criança um pendente em filigrana de 24 quilates em formato de coração (minhoto ou normal, conforme o gosto de cada petiz).

2. A educadora desloca-se com as crianças ao campo, onde cada uma escolhe uma cegonha. Cada cegonha é então chipada, equipada com um dispositivo GPS e uma câmara que transmite em live streaming as suas aventuras e desventuras, que a criança pode seguir com sua mãe no conforto do seu lar. Na patinha direita de cada cegonha é colocado com uma fitinha de seda cor de rosa um coração de cartão plastificado, muito simples, com os dizeres "Gosto muito de ti, Mãe." ou algo do género.

3. A educadora desloca-se com as crianças a uma floresta antiga. Crianças e educadora escondem-se muito caladinhas atrás de um arbusto de silvas ("Cuidado crianças que isso pica", até parece que a ouço) a observar a fauna autóctone. Cada criança escolhe um espécime. Cada espécime é então treinado pela educadora a vir comer à mão da respectiva criança, o que repetirá todos os primeiros Domingos de cada mês (11:15 am, London time, naquele preciso local) se (e só se, que isto com crianças e animais selvagens já se sabe que todo o cuidado é pouco) a criança se encontrar acompanhada de sua mãe.

4. A educadora orienta a criança na confecção de um folar transmontano com fumeiro caseiro, também ele feito, obviamente, na instituição. No fim com um bocadinho de massa muito bem enroladinha a criança decora o folar com um coraçãozinho ou com a palavra "Mãe", conforme o seu gosto.

5. A educadora borda um lenço inspirado nos lenços dos namorados minhotos mas com dizeres dedicados à mãe de cada criança e sem os erros ortográficos que, hey, afinal é uma profissional da educação.

6. A educadora cria para cada criança um pequeno conto biográfico. Dado o elevado número de crianças em cada sala, eu, mãe razoável e de bom senso, estou capaz de aceitar uma encadernação modesta. A ilustração também aceito que seja simples, acromática até (para verdes o meu nível de benevolência).

7. A educadora faz com as crianças sabonetes de leite de burra, aromatizados com flores de urze e embrulhados em papel de seda onde se cola um cartão muito simples em formato de coração. Esta actividade resultará de uma parceria estabelecida entre a instituição e quintas da região onde as crianças irão recolher a matéria prima.

8. A educadora desloca-se com as crianças a um fábrica de vidro da Marinha Grande onde sopra uma jarra muito simples e de bom gosto para que cada uma possa ofertar a sua mãe.

...

Oh, valha-me o criador, tanta ideia e tão boa e tão pouco tempo...




27 comentários:

  1. Porque não podem ser as crianças a soprar a própria jarra, hum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque uma 'ssoa paga. E se uma 'ssoa paga não é para serem as crianças a fazer as coisas, não te parece?

      Excluir
  2. A educadora desloca as crianças aos estaleiros de Viana do Castelo e manda suspender todos os trabalhos em curso para que os trabalhadores façam uma réplica da estátua da liberdade mas com a cara da mãe de cada criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahahahahahahahahahah

      Excluir
    2. Mirone, não será difícil, que a coisa não tem assim tanto trabalho!

      Excluir
    3. Certamente por isso a Mirone sugeriu o que sugeriu... Não se vão pedir coisas muito difíceis, não é?!

      Excluir
  3. A educadora desloca-se às Caldas da Rainha, com ou sem crianças, não interessa, e compra uma série de Zé Povinhos para que as crianças ofertem àquelas mães mesmo amorosas com a mania que são espertas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, ora... O envolvimento das crianças não interessa nada, é claramente uma não variável nesta equação de fazer mães felizes com o seu presente de Dia da Mãe.

      Excluir
    2. Zé Povinhos ou outra coisa, sei lá...

      Excluir
  4. Espero que estejas a considerar mudar de profissão, eu depois envio-te a morada das escolas dos miúdos para que possas enviar currículo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... Carradas... Carradas de aérios que tinham de me pagar (não propriamente para aturar as criancinhas, mais para ter de levar com as mãezinhas das ditas).

      Excluir
    2. Sendo assim, espero que não te importes, vou imprimir este teu post e entregá-lo à educadora de macaquita, ela só pode adorar. Se não for pedir muito, faz já um com ideias para o dia da criança, sempre vamos adiantando serviço. :DDD

      Excluir
    3. Faz isso faz... E depois escreves uma notinha à mão a dizer: "Querida educadora: bote aqui ozólhinhos... Um bocadinho de dedicação também não lhe ficava nada mal, não senhora...)

      Excluir
  5. Eu, mãe que recebeu pela primeira vez prenda feita pelo baby, ainda estou pasma pelo tamanho e quantidade da estupidez que para ali vai ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me digas que também és daquelas que acha que estes trabalhinhos são para potenciar a criatividade e desenvolver capacidades da criança (que por estas datas, e aproveitando a motivação, até manipulam material diferente do habitual) e não propriamente para te agradar a ti? Isso é um pensamento um bocadinho rebuscado, não te parece? Um presente é um presente caramba... E a escola não é para "trabalhar". É para brincar! Cá agora desenvolver compatências... Brincar é que é! Oito horas por dia. Non-stop!

      Excluir
  6. Eu vou é já ao colégio para onde ele vai para o ano, perguntar o que costumam "oferecer" nestas datas ... é que estou mesmo a ver que tenho andado a dormir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouve o que te digo que eu não duro sempre... Se te falarem em material reciclado foge! A sério, foge a toda a velocidade.

      Excluir
  7. vocês são é uma verdadeiras Entrepreneurs

    :)))

    ResponderExcluir
  8. Sugeria ainda que cada criança bordasse (mas a fio de ouro) uma toalha de banho (mas 100% algodão egípcio), com o nome da mãe. O coração de filigrana também me parece muito bem, porque está na moda, mas tem de ser filigrana minuciosamente trabalhada pelas mãos dos pequenos.

    Menos do que isso, é lixo, nem vale a pena dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa S*! Estás no espírito. Menos que isso não aceites. É uma afronta caraças.

      Excluir
    2. Olha lá, tu és vitima e agressora???

      Excluir
    3. Nomeadamente, mas não só.

      (Obviamente que este comentário me é dirigido, certo?!)

      Excluir
  9. Venho só dizer que a sugestão da Marinha Grande pode cair mal em certos sindicatos. Afinal, falamos de crianças, e mesmo que, para tão nobre objetivo, pode ser considerado trabalho infantil, encapotado de comemoração.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada temas Mia. Seria a educadora a soprar as vinte e tal jarras. As crianças só assistiam e mandavam palpites. :)
      Boa semana também para ti.

      Excluir
  10. Eh pah, só 10 anos depois de completar o curso e porconseguinte trabalhar em dois paises diferentes e estar a tirar um mestrado na area é que me dizem que afinal devia era ter estudado design e nao acerca do desenvolvimento da criancada? Obrigadinhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada. Qualquer dúvida, angústia ou preocupação sobre qualquer tema é escrever que eu esclareço. De nada, outra vez. ,
      ;)

      Excluir