domingo, 22 de fevereiro de 2015

E tu NM? Que fazes?


Cumpro um ritual. Anual.

21 comentários:

  1. Ó nê, mas comes isso com prazer?
    Ou é tipo bacalhau cozido, tem de ser uma vez por ano? (sorte que temos o polvo, tb tens, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Macacos ma mordam se percebo o preconceito contra o bicho... Lá por ser uma coisa que parece uma cobra mas com a boca em círculo e os dentes de fora, que se alimenta do sangue de peixes mortos, moribundos ou doentes... Não percebo... ;D

      (Carne assada... O polvo de muita gente (não eu) foi carne assada... :D E mais de metade dos que estavam à mesa não tocaram na lampreia.)

      Excluir
  2. É favor postar receita. Já tentei e ficou uma bodega. Eu não gosto mas a famelga adora a sanguessuga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz que o passo fundamental da receita é conhecer bem as peixeiras. Levar-lhes um tupperware e um bom vinho para temperar e trazer a bicha para casa prontinha a ir para a panela. Metade da água delas, metade de água limpa, arroz para o tacho e diz que fica pronta num instante. :D

      Excluir
  3. Respostas
    1. Bom, não se diz "nojo" em relação à comida que nunca se sabe o dia de amanhã.

      Excluir
  4. Lampreia à Bordalesa. Blherrrrrc.
    Só tentei comer isso uma vez. Uns amigos dos meus sogros fartaram-se de gabar um restaurante na barragem de Belver, no apeadeiro do comboio (aliás, a linha só funciona para isso). No dia e hora marcado, que é preciso fazer reserva com antecedência tal é a afluência de público durante a curta época da lampreia, debaixo de chuva miudinha, rumámos ao Entroncamento e apanhámos o dito comboio. Lá chegados demos com um tasco cheio de salas e salinhas que se estendiam para um barracão onde chovia dentro. Uma imundice indescritível, mesas cheias de louça suja por levantar. A certa altura a Mironinho, que na altura tinha um ano e meio, precisou de trocar a fralda. candidamente perguntei onde era a casa de banho. Indicaram-me uma espécie latrina ao fundo do barracão. Expliquei que não era para mim, que era para mudar a fralda à bebé. "Ah, então não, chegue os pratos sujos dessa nesa para o lado e mude mesmo aqui que o grupo que aí estava já saiu". Entretanto chegou a lampreia. Detestei (talvez tenha sido sugestão, por causa da imundice e da chuva). Nunca, mas nunca mais me chamem para comer çlampreia, seja em Belver seja no Minho, seja onde for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora já não é assim mas era mesmo isso. Mas tinha umas enguias fritas de comer e chorar e a sopa de peixe feita pelos pescadores, uma coisa simplesmente divinal. Já a lampreia, detesto, já comi feita de maneiras diferentes e por várias pessoas, sabe-me sempre a lodo.

      Excluir
    2. Se calhar foi mesmo sugestão Mirone... Ou então não. Há muita gente que não gosta e aquilo, de facto, tem um sabor forte. Estas nunca me souberam a lodo Be. Diz que a qualidade do vinho do tempero é fundamental.

      (À bordalesa é com arroz branco e pão torrado Mirone. Este chama-se só arroz de lampreia.)

      Excluir
    3. Be, mudaram aquilo? Fizeram obras? Bem deviam, que de certeza que não era falta de dinheiro. Pagámos 25 euros por pessoa. Só me lembro da dona com um avental encardido, cheio de maços de notas no bolso da frente, subir ao andar de cima e regressar com o bolso vazio.

      Excluir
  5. Lampreia, só uma vez por ano?!?? 'tadinha de ti.
    Mais uma vez bem-vinda ao Alto-Minho, à ribeira do Minho. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)) É muito forte para mim Sonia... Eu até gosto, mas uma vez no ano é suficiente.

      Excluir
  6. Por acaso comi uma vez mas não fez as minhas delicias... Acho q n tenho paladar pó bicho :)

    ResponderExcluir
  7. Comi lampreia UMA vez, na barragem de Belver como a Mirone falou. Tal e qual. O sabor é forte mas come-se bem! A repetir um dia destes!

    ResponderExcluir
  8. Veio comê-la a Monção? :)

    ResponderExcluir
  9. Não gosto.Parece que estou a comer trapos velhos...

    ResponderExcluir