segunda-feira, 9 de março de 2015

Das doenças raras.

A propósito disto.


A dada altura é indiferente a taxa de incidência ser 1:10 000 ou 1:100 000 ou 1:1 000 000... 

A dada altura é só preciso ter um azar do c@r@lh@.



24 comentários:

  1. Daqui a bocado estás a dizer que a matemática não serve pra nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A função 1/x tende assimptoticamente para y=0, o que entre outros significa que para valores cada vez maiores de x a diferença de probabilidades é cada vez menor, o que justifica matematicamente aquilo que eu disse.

      (Até to posso vir a dizer, mas ainda não é hoje! :DDD)

      Excluir
    2. Ah ta bem, mas se arranjares uma escala logarítmica isso já não é verdade! (Lol, já estou a ver que vou levar na espinha de me pôr a mandar bitaites do que não percebo! Por favor sê meiguinha!...)
      Se calhar é só quando aplicada às ciências da vida que a matemática não serve para nada! ;)

      Excluir
    3. (Ficar caladinha é que não, ora é AG? :DD)

      Excluir
    4. Espera... Isso significa que acertei na escala logarítmica? Que fixe pa, afinal não sou um caso perdido!

      Excluir
    5. Significa nada pah.... Não tem nada a ver. (Eu só queria que a tua observação passasse de fininho porque sou boa alma mas tu... :D)
      A escala logarítmica serve para realçar pequenas variações no contradomínio quando existe uma grande variação de valores mas em nada altera os valores da função (da probabidade neste caso). É apenas uma escala que se usa para facilitar a representação dos dados. Capisce? (...) Cansas-me a beleza mulher... :DD

      Excluir
    6. Oh obrigada! Afinal parece que sempre se aprende qualquer coisa aqui! :)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Credo... Antes dar um tombo de mota, como diz um dos meus... :DD

      Excluir
    2. Ai merda... Só agora me apercebi do que falavas...Pensei que estivesses a brincar com a probabilidade de nascerem trigémeos... F@d@-se! Que angústia! :/

      Excluir
    3. Tinha acabado de ler qualquer coisa sobre isso, quando vi o post. Achei que te referias a isso. Pobres.

      Excluir
    4. :( lá está.. A dada altura as estatísticas valem o que valem...

      Excluir
  3. Eu só quero passar pelos intervalos da chuva no que às doenças diz respeito. Se entretanto cair alguma pinga, temos a pediatra para nos ajudar. E as internetes também, claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o que queremos todos... Passar de fininho. Boa sorte!! :)

      (A internet é boa para os cremes para rabos assados e shampoos e assim... Mais que isso... Bom... Tu sabes... :))

      Excluir
    2. Ora vê o meu post de hoje acerca disso das Internetes e afins...

      Excluir
    3. Pah... Felizmente sou completamente leiga em cólicas... Boa sorte.

      Excluir
  4. Essa treta da matemática e probabilidades sucks!!! Eu também tinha 50*50 de hipóteses de passar o x certo. Claro que acertei no errado das duas vezes. Não posso comparar as dificuldades que esta família enfrenta às minhas... mas....
    Já agora, falo de Síndrome do X-Frágil, para quem tiver algum interesse em saber mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso-lhe perguntar se tem filhos ou filhas, Filomena? (Compreendo perfeitamente que não responda, perfeitamente.)

      Excluir
    2. (A questão é que cada fecundação é independente. Para cada filho que tenha a Filomena tem 50% de hipóteses de passar o gene mutado...)

      Excluir
    3. Primeiro não percebi a pergunta, mas já lá cheguei. Tenho dois, um menino e uma menina. São dois filhos lindos, que amo mais que tudo na vida. Mas com uma herança genética tramada. O Xande foi diagnosticado com quase 4 anos, quando engravidei da Laura, fiz a amniocentese e tive o diagnóstico, mas a decisão já estava tomada.

      Excluir
    4. Pois... Estes genes escondidos são um brutal murro no estômago. É preciso estar muito atento à história familiar e de resto... Bom, de resto é esperar ter a "sorte de Mendel". (Suponho que na Laura os sintomas sejam mais "brandos"... São?) Um beijinho.

      Excluir
    5. Pois... o maroto do x andou encapotado e revelou-se no Xande. A Laura tem sintomas muito mais ligeiros, mas que acabam por se tornar um "problema" maior a nível da escola. O Xande é do ensino especial, ponto, aprende ao ritmo dele e não lhe exigimos nada. A Laura segue o percurso dito normal, com défice de atenção acentuado, muita preguiça, pouca vontade e mau feitio qb... nos últimos tempos (2º ciclo) a luta tem sido tramada, temos as adequações na avaliação e tal, mas a Laura continua desatenta e pouco esforçada. Acaba por "dar mais trabalho e dores de cabeça". Mas tudo faz parte, com ou sem x-frágil. E acima de tudo quero que sejam felizes. O Xande é mais, na sua inocência, na sua pureza.
      Beijinho

      Excluir
    6. Pois... Estas doenças ligadas ao cromossoma X são geralmente mais severas nos rapazes (que como só têm um X só têm o gene mutado) que nas raparigas (que como têm dois X: um com a mutação mas outro com o gene "saudável" do pai, acabam por ter sintomas mais suaves já que as duas informações, de certa forma, se "combinam"). Um beijinho e muita sorte Filomena.

      Excluir
    7. Filomena deixo-lhe um beijo e um abraço do tamanho do mundo. É uma luta e pêras!

      Excluir