quinta-feira, 26 de março de 2015

Sanitas. Vinde cá que aqui hoje fala-se de sanitas.

Ontem estive a arrumar umas memórias e dei com um vídeo da primeira vez que pus os pezinhos no hemisfério Sul - Buenos Aires, já há uns anitos valentes. 

Lembro-me que ainda no aeroporto fui a uma casa de banho ver com os meus próprios olhinhos aquilo que sempre tinha ouvido dizer (Eeeerrr... Na altura tinha visto num episódio dos Simpsons!): o remoinho do autoclismo no hemisfério sul roda para a esquerda, no sentido anti-horário, enquanto que no hemisfério norte roda para a direita, no sentido horário. (Sim, sou muito estranha... Deslargai-me, caraças!)

Ora aqui está.


Sim, não se vê muito bem, mas garanto-vos que a água roda para a esquerda. (E agora, se nunca verificastes, ide lá ver se nas vossas sanitas a água gira, ou não, para a direita.)

E sabeis porque assim é? 

Há quem diga que é derivado à "Força de Coriolis" que é uma força fictícia (ou inercial ou pseudoforça) que impele corpos a descrever curvas sob superfícies em rotação (rotação da Terra, neste caso) e que segundo a qual todos os corpos se devem desviar para o lado esquerdo independentemente da direção em que foram lançados no hemisfério sul (direito, no hemisfério norte). Empiricamente isso verifica-se nas imagens de satélite da metereolgia em que as grandes massas de ar (ou de água) rodam num sentido ou noutro conforme o hemisfério em que se encontrem.

Mas há quem diga que não... Que a tal da "Força de Coriolis" só actua em grandes deslocações. E a verdade é que no remoínho da banheira isto não se verifica (umas vezes o remoinho faz-se para a direita, outras vezes para a esquerda). Diz que a turbulência e trajectória inicial do líquido se sobrepõem à tal força...

Mas sanitas, são sanitas e banheiras, são banheiras (nas sanitas a água está em repouso antes de ser despejada toda na mesma direção). Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. E eu sou das ciências exactas. Lido mal com a aleatoriedade, a sorte, o acaso e isso, e quase que me emociono ao pensar em todas as sanitas de cada um dos hemisférios em sintonia... Tudo a rodar para o mesmo lado... Snif, snif!

18 comentários:

  1. O mesmo fenómeno pode ser observado no lavatório das mãos. Mas, quando o pé puxa para o chinelo...obervam-se sanitas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade. Nos lavatórios acontece o mesmo que nas banheiras.

      Excluir
  2. A força de Coriolis só me faz lembrar o Pêndulo de Foucault. Quanto a isso da água, supostamente o efeito de Coriolis não se aplica porque o sistema é demasiado pequeno, mas nos ciclones está comprovado que giram em direcções diferentes dependendo dos hemisférios.

    (E no Equador? Para que lado giram as águas no Equador, hein?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yap. A questão é que nas sanitas são menos prováveis os contra-exemplos (ao contrário do que acontece nas banheiras, tinas, lavatórios), mas há-os (até porque suponho que nem todos os mecanismo de autoclismos sejam iguais e alguma coisa poderá infuenciar a direção da água com maior "pujança" que factores geográficos). É verdade que o fenómeno dificilmente estará relacionado com a força de Coriolis, mas nas sanitas não parece aleatório, pelo que terá de haver um efeito qualquer.

      (A força de Coriolis é mais fraca quanto mais próximos do equador. Suponho que aí as direções das massas de ar e água dependam mais da direção inicial. Espreita isto

      http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/correntes-maritimas/imagens/corren4.jpg

      E se isto das sanitas não for, como parece, aleatório, a mim faz-me sentido que quanto mais próximo da linha do equador, mais o sentido do remoinho seja influenciável por outros factores, mas isto já sou eu a inventar. :) )

      Excluir
    2. Também nas banheiras, lavatórios etc....devem ser um bocado influenciados primeiro pelo facto de a água não estar em repouso, segundo devido à sua geometria...supostamente no Equador (não bem no Equador porque essa não é a localização exacta do "meio" da Terra, dada a sua geometria, mas adiante) o remoinho seria única e exclusivamente influenciado por outros factores dado que a força de Coriolis seria 0 N. Ainda assim agora fiquei curiosa para ver se já existiram ciclones próximo do Equador e para onde giravam, mas suponho que devem ter uma rota muito semelhante à imagem das correntes marítimas que colocou aí em cima.

      Excluir
    3. Isso. Em princípio nas sanitas a água parte sempre do repouso. As condições são mais uniformes que nos outros casos (ainda que haja muitas variáveis na forma como a água é despajada, mas bom...). Por isso é que eu digo que tem de haver um efeito qualquer que justifique a não aleatoriedade da direção.

      (Os ciclones perto da linha devem seguir a direção inicial, não sendo a trajectória "corrigida" - ou afectada, pela força do Coriolis. Basicamente é isso que acontece nas correntes marítimas.)

      Excluir
  3. Oh pa, que tesourinho! A mim incomoda-me um bocado que as pessoas se fechem na casa de banho a filmar sanitas quando há gente à espera cá fora, mas pronto, também só vou à casa de banho quando estou aflitinha... :D
    Esqueceste-te de mencionar que a lua também não é mentirosa no hemisfério Sul. Também é uma cena fixe! Mais fixe que sanitas, diga eu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahah ahahahahahahahah estava a ver que nunca mais cá chegavas... Puxei-me o autoclismo duas ou três vezes porque os filmes me estavam a sair uma porcaria... Diz-me a I. que estava, lá está, à espera: "Estás bem? Já entupiste essa porcaria?..." Ahahahahahahahah ahahahahahahahah

      Excluir
  4. Pah, toda a gente sabe que as viagens de avião dão a volta à tripa! Até o piloto tem q ir à casinha a meio do voo... (E agora fiz-te aqui a ligação dos dois posts, que tal?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem. Estás aqui estás a criar um blogue. Nome já tens. :)

      Excluir
    2. Acho que não, ainda agora me enganei porque queria era responder no comentário anterior... Isto é muito sofisticado pra mim! ;)

      Excluir
    3. Muito sofisticado? Credo... Estás aqui estás-me a dizer que ainda pagas as contas no multibanco...

      Excluir
    4. Lol, estive quase pra dizer lá em cima que esperar por pessoas que filmam sanitas em casas de banho públicas me irrita quase tanto como as pessoas que pagam 6 contas no multibanco da praça da alimentação em plena hora de ponta... Ele há gente memo desagradável!...

      Excluir
    5. Ahahahahahahahah ahahahahahahahah ele há cada um neste supermercado de Deus... Ahahahahahahahah

      Excluir
  5. Coisas importantes, q ainda hoje discutiamos isso cá em casa, achaste Buenos Aires perigoso?
    Amava ir. (Embora nos próximos tempos n acredite q vá acontecer) E o gajo hoje dizia q tinha algum receio, q achava q era perigoso. Eu n tinha essa ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Coisas importantes?? Não percebo... ;D)

      Olha eu fiquei assim um bocado desiludida porque aquilo é muito "europeu"... Estava à espera de outra coisa. Fui em trabalho e só fomos mesmo a Buenos Aires. E fiquei cheia de pena... Adorava ter descido à Patagónia. Se fosse agora tinha feito diferente, ficava mais uns tempos e tinha ido dar umas voltas que agora com filhos é tudo 30x mais complicado, mas bom... Buenos Aires... Olha, as zonas inseguras estão perfeitamente identificadas: ao pé do estádio do Boca e no El Caminito nas ruas fora do circuito turístico, por exemplo... Fora isso, nas ruas da cidade é normal. Há que ter os cuidados normais mas anda-se perfeitamente tranquilo.

      Excluir
    2. Pois eu tb tinha essa ideia. :)
      Sim, a ideia, qd for (q eu acredito q vá um dia) é ir à Patagónia tb.
      Bom, claro q o movimento da agua tb é importante, atenção :)

      Excluir