terça-feira, 26 de maio de 2015

Conheceis a história d'O Barão Trepador, de Italo Calvino?*


É uma história muito divertida da qual me lembrei assim de repente enquanto olhava pela minha janela. 

Porquê? Ora, porque vejo daqui um grilinho que leva a vida equilibrado em cima de um arame. Mas num equilíbrio exímio digo-vos eu... É um grilinho muito engraçado, com umas asinhas muito fofas que parecem mesmo mesmo um fraque... Sempre a fazer Cri-Cri-Cri-Cri este grilinho equilibrista, lá do alto do seu arame.

Como é que o grilinho se alimenta? Com o que lhe chega, quer da esquerda quer da direita. 

Como é que o grilinho se entretem? Com o que vê, quer à esquerda quer à direita. (Às vezes fica embasbacado a olhar para um dos lados, vai-se inclinando inclinando, fica toda a gente expectante: ai ai ai ai é agora que ele se vai comprometer ai ai ai, mas num repente ele acorda... "Wow!" Começa a dar aos bracinhos para trás, a dar, a dar, com uma velocidade espantosa se atendermos que é um grilo, até que retoma a posição inicial, "Ufa!", engole em seco, ajeita as abas do fraque imaginário e olha em volta a ver se alguém reparou que ele até estava de boca aberta e tudo. Acto contínuo, já é irreflectido, olha para o lado oposto e acena...) 

Como dorme? Ora, equilibrado no seu arame então: perninha para um lado perninha para outro, bracinhos também, asinhas idem aspas, anteninhas tal e qual... 

Os cocós e xixis? Ora ora, esses é que o nosso grilinho não descura mesmo... Se faz um xixi para um lado o próximo é de certeza para o outro (xixi mililitricamente distribuído, digo-vos eu), se faz um cocó para um lado o próximo é, seguramente, para o outro (mas cocós geometricamente iguais, numa espantosa técnica apurada ao longo de décadas, quiçá séculos segundo alguns relatos).

Um grilinho muito castiço este... Previsível, mas castiço.


* E aquela expressão de "Uma no cravo e outra na ferradura", conheceis?

24 comentários:

  1. Não gosto de grilos. Gosto de outro tipo de animais.

    ResponderExcluir
  2. Talvez o grilinho saiba que, às vezes, nenhum dos lados é o mais certo. Portanto, o grilinho põe um pé no lado, outro no outro, porque os dois lados têm coisas boas e coisas menos boas. Digo eu, que os grilos até são inteligentes - não têm palas, conseguem ver mais que um lado. Eu cá sou grilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eu cá sou grilo." é do best :DDD O que vale é que há espaço para todos neste supermercado de Deus.
      (O tomar partido numa determinada situação é tudo menos ter palas nos olhos. Já o assumir, por defeito, a postura do "dar uma no cravo e outra na ferradura"... Por defeito (ou sistematicamente) repito e sublinho... Tenho para mim que é só a postura mais fácil.)

      Excluir
    2. NM, como assumi que te estavas a referir ao caso do momento, nada tem de postura fácil. É mesmo porque não acho que nenhum dos lados esteja certo. ;) Nem o que começou, nem o que tentou acabar mas ainda fez mais barulho.

      Excluir
    3. Ah não... Assumiste mal... Refiro-me a todo um modo de vida. (Mas no "caso do momento", para mim não há discussão possível. E não é por envolver uma "amiga" minha. Independentemente de quem envolvesse... Nunca em nenhum momento compactuarei com tentativas de intimidação e ameaças veladas. Nunca e em nenhum contexto.)

      Excluir
    4. Agradar a gregos e troianos revela falta de personalidade, por exemplo.

      Excluir
    5. Anónimo, se me importasse com o que iriam achar, nem sequer me metia em blogues que geram polémica. Não vá por aí...

      NM, evidentemente. Nisso dou-te toda a razão. O que não invalida que entenda que as pessoas se queiram, de alguma maneira, "vingar". Mas essa não é a forma.

      Excluir
    6. Olha S*, chamando os bois pelos nomes (salvo seja, claro) toda esta história me parece surreal. Se há blogger que devia ter "arcaboiço" para aguentar críticas ou gozos ou dedos apontados ou o que quer que seja é a ME pela forma crua(?) como expressa aquilo que pensa, doa a quem doer. Já lhe li comentários desprezíveis sobre ciganos, chineses, mãezinhas que de repente ficam acéfalas... Dali já vimos de tudo. E quem fala assim... Pronto, não é gago tudo muito bem, mas às tantas perde autoridade moral para exigir "respeito" pela sua pessoa (ainda por cima usando termos como "anormal de merda" e quejandos, criando posts "estrategas" ai coitadinha de mim, falando de um suposto comentário rejeitado que eu punha o dedo mindinho num cepo em como nunca existiu, apagando posts onde arma o barraco com injúrias e ameaças como se nada se tivesse passado, dando pistas mais que evidentes para se chegar à identidade de uma pessoa). É muito xico-espertismo junto.
      Depois, e em orimeira instância, a PMD que critica tudo e mais um par de botas vir armar aquele arrail por causa de uma opinião sobre sapatos... A isso acresce o primeiro post dos Globos de Ouro onde satiriza as pessoas que ficam melindradas por ela falar mal dos seus vestidos... Bom... É anedótico. A incapacidade que as pessoas têm em se ver ao espelho é de facto anedótica. (E eu não digo que não seja igual atenção, não sei se sou ou não). E pronto... Perante isto e a partir daqui... Levo a sério estas pessoas como? Caramba... Não há como, foi tudo muito pequenino...

      Excluir
    7. Não devemos fazer aos outros o que não gostamos que nos façam a nós - uma das minhas máximas.

      Excluir
  3. Hi pá só para dizer que o que percebi deste post foi zero!
    Beijinhos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahah cá beijinho (e assinar não? Qualquer coisinha, nem que seja uma letra, só para eu ter a certeza que és sempre a mesma que anda aqui aos papéis e me rir à gargalhada... :DD)

      Excluir
  4. Se esta história fosse minha tinha escolhido o gato para ator principal.
    Quando cai para um lado assanha-se com o outro e dá uma unhadas valentes.
    Depois quanto tem fome lá vem roçar-se na pernoca e miau que não sei quê e miau que não sei que mais.
    (Sem desfazer no grilinho coitadinho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, olha... Pobre grilo, afinal sempre é um incompreendido... O meu grilinho não é desses Uva, o meu grilo não é cá de falinhas mansas, o meu grilinho faz-se ouvir e aponta o dedo... Cá gatinhos agora...

      Excluir
  5. Querida NM,
    "Viveu sobre as árvores. Amou sempre a terra. Subiu ao céu."
    (Gosto do livro. No mais, estou como o anónimo que percebeu zero.)
    Um beijo,
    Outro Ente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moral da história: em se saindo da Classe das Aves, Superordem Neognathae já ninguém percebe nada. ;DD

      Um beijo.

      Excluir
  6. Venho só cá dizer e devido à falta de tempo para mais, que um banano nos cornos nunca fez mal a ninguém.
    Pelo contrário.
    E esta é só mais uma situação em que houve uma grande falha nesse sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... Nem sei que te diga.

      Excluir
    2. O mal é esse, dizeres que se estivesses calada era uma poeta.
      nunca mais te vais fartar da má língua. Por que no te callas,

      Excluir
  7. Só não percebo é porque determinados grilos têm tanta necessidade de ir cantar para terreno alheio. Têm o deles para conspurcar, mas lá está: a necessidade de aparecer é maior, e gostam de ter terreno para os seus cocós, da mesma forma que gostam de ter terreno para largar babá. (que alguns mais parecem caracóis, pelo ranho que largam à sua passagem).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo... As pessoas têm o direito de se expressar onde muito bem entendem e lhes é permitido e aqui nos blogues as caixas de comentários servem para as pessoas... Comentarem! Odeio juízos de intenções, cada um é como cada qual, há espaço para todos e isso. Por mais geral que seja acho este comentário do mais feio que já vi nesta blogoesfera...

      Excluir
  8. "Atirar a pedra e esconder a mão" também me parece boa. É que a sonsice chega a extremos quase patológicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há pessoas que não gostam de confusões e o que se escreve é quase sempre dado a várias interpretações. Há outras que sim, que escondem a mão. As primeiras não são sonsas. As segundas sim.

      Excluir