quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

NM, a sonsa*

Tinha o Jr. um ano e meio. Um pouco menos talvez... Naquela altura ele sabia contar 2 objectos e só reconhecia a letra "T" (e nem era propriamente como uma letra mas sim como uma forma, como reconhecia o círculo ou o quadrado daqueles joguitos de encaixe).

No infantário cruzámo-nos com outra mãe que parou nas escadas para nos deixar passar. Na parede estava escrito a letras garrafais "DIA MUNDIAL DO TEATRO".

[Jr. a apontar todo contente] Mamã... Um "Tê"!

[A outra mãe de olho arregalado] Ele já conhece as letras???!!!!

[Jr. com entusiasmo redobrado ao dar conta do segundo "T"] Não... Dois!!

[A outra mãe de boca aberta] E também já conta???!!!!

E eu? O que é eu disse?... Eu limitei-me a sorrir e a encolher os ombros... Acho que a senhora ficou a pensar que ele sabia o abecedário e que sabia contar... Mas também eu tinha o carro em 2ª fila e estava com um bocadinho de pressa e não podia ficar ali à conversa o dia todo para explicar tudo, não vos parece?... 


* Post para memória futura. (Já foi há algum tempo e resgisto aqui antes que me esqueça.)

7 comentários:

  1. Sonsa! pobre criancinha (o filho da outra senhora) que nessa semana foi todas as noitres para a cama sem jantar até conseguir dizer o abecedário e contar a té 100.
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh pá... Eu sei que não fiz bem... Mas sabes aquela hesitação de dois segundos que depois já não tens coragem de remediar. Pois foi isso! :D

      Excluir
    2. Vamos acreditar que a outra mãe era uma senhora bem resolvida, que não embarca nessas ondas de comparação e competição entre criancinhas e que daí a dois segundos já não pensava mais nisso. É melhor assim, certo?

      Excluir
    3. A mim favor só tenho o facto de o filho dela ser bem mais velho que o meu... (E eu também gostava de pensar que ela se esqueceu logo disso, mas tendo em conta o respeitinho que com nos olhou no resto do tempo que por lá onde não creio que tenha sido o caso... :D)

      Excluir
  2. A mim foi um bocadinho ao contrário, a minha já sabia o abecedário todo, e eu a achar aquilo muito normal, até que me disseram não, não é normal uma criança com 2 anos e tal saber o que ela sabia. A verdade é que eu não tinha termo de comparação, ela não andava no infantário, os filhos das minhas amigas eram todos mais velhos. Lembra-me de estarmos de férias por exemplo e estarmos a desenhar formas na brincadeira e uma espanhola ficar admirada de ela as conhecer. Nós nunca ligamos a essas coisas, nunca forçámos nada mas o que vejo é muitas pessoas a massacrar os miúdos de tal forma porque eles têm de ser os melhores à força toda. Têm de ir para a primária já a saber ler e se possivel a fazer contas. Tudo tem o seu tempo e eles já vão ser massacrados que chegue na escola. E lá está, a rapariga tira boas notas mas não é nenhum génio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ui, eu não estou nada preocupada com isso. Ele tem bom património genético por isso só pode ter inteligente (ahahahahahaah... gaba-te cesto! :DDD)

      Excluir