segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Era pôr uma vedação e começar a cobrar entrada para visitas aos indígenas...

Vi a reportagem da RTP do Sexta às Nove sobre a TDT não ter cobertura suficiente (ver sinopse aqui), sendo que há gente que, dois anos volvidos após o apagão analógico e em 2014 - dois-mil-e-catorze, tem como única fonte de informação a rádio... A rádio, senhores... A rádio!... 

E eu fico fodida com isto. Fico. Fico porque são sempre os mesmos cristos a ficar esquecidos. É sempre a mesma "meia dúzia" de desgraçados do interior, que vive pior agora que há três décadas.

Fico fodida porque isto é o Estado a abandonar as suas gentes. Gente que, por acaso, eu conheço. Gente que, por acaso, eu estimo. E por isso fico furibunda... Porque sei que aquilo é mesmo assim... Aquelas pessoas passam mal. Tiraram-lhes tudo. Empurram-nos (e ao biqueiro) para fora das suas teras.

Há gente que se precisa de ir ao estupor de uma estação de correios tem de percorrer largas dezenas de km. Gente que não tem transportes públicos para as deslocações. Quer dizer... Ter têm! Têm uma carreira de ida de manhã e outra de volta ao fim da tarde e que demora 2h a fazer 70 km. 

Gente que mora em vilas, não falo de aldeias com meia dúzia de habitantes, a quem fecharam Centros de saúde, dependências das Finanças e da Segurança Social... Há gente, que paga impostos como qualquer outro cidadão, que não tem porra nehuma. Mas mesmo nenhuma... Gente que dá prejuízo e a quem lhes foi tirado tudo... Qualquer dia sai um despacho, metem-nos nas "carreiras" e despejam-nos no Parque da Nações com a directiva: "Desenmerdai-vos por aqui, que lá perdidos no meio do monte saís muito caros". 

Há crianças que vão para lares de acolhimento para as capitais de distrito para ir fazer o 5.º ano. Crianças sozinhas. Desde os 10 anos... Há crianças que saem de casa às 6h da manhã para chegarem à escola primária às 8h...

E depois os governantes (ou aspirantes a) queixam-se da desertificação, mas é só para ficar bem no figurino aquando do périplo pelas terrinhas por altura da campanha eleitoral...

Há distritos inteiros cujas mulheres vão todas parir à mesma maternidade e que nem a epidural têm direito se a coisa se der depois das 17h, olha agora ter ali um anestesista à disposição das madamas... 

Fizeram o estupor da autoestrada até Bragança. Escavacaram a IP4 toda... Tudo muito lindo... Uma ponte ali em Vila Real que só vos digo, que aquilo é uma obra de engenharia que faz favor. Daqui a dois anos está tudo a arrotar 15€ de portagem para cada lado... "E é se quereis. Alternativa? Lamento mas escavacámo-la para fazer a autoestrada... Não era a autoestrada que querieis? Pronto... Aí a tendes..."

E com isto de ver que há gente que nem televisão tem... Fiquei doente! Fiquei doente porque se a PT providenciasse aos habitantes do lado esquerdo de uma rua de 50 metros em Lisboa uma ligação à web de 15MB/s quando propagandeia uma de 30 MB/s caía o carmo o trindade... Vinha logo o Estado de bem em defesa dos seus vidadãos a perguntar como é que era e vejam lá isso e para ontem.

Mas com os outros desgraçados que nem o Preço Certo podem ver ao fim do dia... Está-se toda a gente a cagar, não é? Moram lá muito longe, não é? Nem sequer nunca viram nenhum ao vivo e no seu ambiente natural, não é?

Era juntar toda a população do interior ali no Alentejo - que é mais perto de Lisboa, e fechar o resto do País fora dos centros urbanos... Isso é que era! É que, parecendo que não, poupava-se um dinheirão!

29 comentários:

  1. Respostas
    1. :p Também não é preciso estar sempre a dizer isso... :D

      Excluir
  2. Aqui em Viana é igual. Imensas freguesias nem a porra dos quatro deprimentes canais consegue ver. E ninguém se importa... são velhos, são poucos, estão com o pé para a cova... deixá-los estar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão triste.... (Eu falei dos do interior porque, de um modo geral, estão mais isolados. No litoral não há tanta distância seguida "sem" gente...)

      Excluir
  3. É por isso que se vê tanta tv espanhola, pelo menos eles têm uns canaisitos de jeito na TDT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois vê... E tem de ver... A transição para o digital trouxe muitos canais de oferta... Não foi a vergonha que foi por cá...

      Excluir
  4. aproveitando um título que por aí andou: "este país não é para velhos"; acrescentamos, nem para ninguém que tenha a infelicidade de respirar ruralidade aí num qualquer canto do território desertificado, onde facilmente se chega por autoestrada, e dificilmente se sai por meios próprios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é para velhos, não... Mas quando não se respeitam os velhos...

      Excluir
  5. Eu até me dá pena ver a nossa gente assim. Embrutecida. Mas sabes que é tudo pensado, e um esquema bem montado para a caça aos votos.
    No verão aparecem lá na terra com sombrinhas para o sol, no inverno com chapéus para a chuva e as pessoas votam. É gente honesta, crédula, não precisam de saber muito para assinar de cruz.
    E depois já sabemos quem é que ganha com esta nojice da TDT não sabemos? Pois...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu viste a reportagem? Viste aquilo da Zon (na altura TV Cabo) não ter podido ir a concurso por conflito de interesses e terem entregue aquilo à PT que logo a seguir a criou a MEO?... (Mas aí já não houve problema nenhum!) A sério... Mas que merda é esta?? Estamos na República das Bananas, não estamos?

      Excluir
  6. (esqueceu dizer que até os Tribunais lhes tiraram)

    Pois que na minha faixa de litoral o TDT só funciona para nos dar uma carrada de nervos, tantas são as vezes que a imagem bloqueia ou não há som.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois... Isso dos tribunais... E dos serviços hospitalares (suprimiram dezenas de especialidades...)... E das escolas... E das dependências CGD...

      Excluir
  7. Triste. Como se pode cultivar um povo?
    Então: nem possibilidades de ver a Casa dos Pute...Segredos nem nada?.
    Agora a sério: O Governo não os desamparou, de todo. Melhor! Sabe de que não estão de todo entregues a si próprios e que, no final, haverá sempre quatro almas de boa vontade que carregarão o caixão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E lá isso eles carregam... E fazem questão de abrir o buraco também...

      Excluir
  8. O interior devia agir com mais força perante estas situações, se me permite gostaria muito de divulgar um blog diferente, novo chegado à Blogosfera, o Desabafa Aqui (http://desabafaiaqui.blogspot.pt/), bons desabafos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No interior não há gente... Os velhos têm a voz fraca e os novos escapam-se à procura de condições.
      (Boa ideia! Espero que corra bem! :))

      Excluir
  9. NN, não é por acaso, é a maneira mais eficaz de forçar essas pessoas a aderirem ao cabo, sendo que, por sua iniciativa e tendo o TDT, jamais o fariam.

    Quando o TDT dos meus pais avariou, foi do mais caricato que já vi: o técnico que a PT/TDT mandou lá a casa era um agente da MEO, vestido com uma t-shirt da MEO e com vários kits MEO no carro, disponíveis para serem montados na hora. Insistiu variadas vezes que o problema não tinha solução, que o sinal de TDT não chegava ali e só por cabo ou satélite voltariam a ver televisão.

    Como não chegava ali se durante mais de ano e meio tinha chegado? Servi-me do próprio telefone dele para reclamar forte e feio com o Serviço de Avarias do TDT. Perguntei se estavam a gravar a chamada, como tanto gostam de anunciar, e quando a pessoa de lá respondeu que sim, exigi que então fizessem o devido uso da gravação e da minha reclamação, levando às instâncias que tivessem que levar, desde que resolvessem o problema. E deixei claro que o truque para nos obrigar a aderir ao MEO não ia funcionar, que iriamos aderir a serviços desses, sim, mas quando NÓS quisessemos, não eles. Até hoje estou para saber onde fui buscar a verbe para reclamar tão firmemente, acho que foi a raiva.

    No dia seguinte, o sinal estava reposto e ainda telefonaram a saber se já estava tudo ok e que se voltasse a falhar que dessemos notícias, porque a casa dos meus pais está numa zona com cobertura (oh novidade, isso também eu já sabia!) e não havia razão para não ter TDT.

    Até hoje nunca mais falhou.

    (desculpe o longo texto, mas isto revolta-me)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma trafulhice. Bem fizeste tu em reclamar... O português cala-se muito... Nunca vi povo tão pacífico... Come e cala!

      Excluir
  10. Acho que nunca tinha lido por aqui nada tão acertado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho muito estranho. Nem a fazer queixas do marido, nem da sogra, nem nada.
      Muito estranho mesmo!

      Excluir
    2. Anónimo (18:01): Eu só digo/escrevo/penso coisas acertadas e quem pensar o contrário é porque não está a analisar bem a situação... :p

      Excluir
    3. Anónimo (19:20): Pois que não percebi... (Mas alguma vez eu me queixei do meu marido aqui? Ou falei sequer na minha sogra? Veja lá se não me está a confundir...)

      Excluir
    4. Do marido andou a dizer que brinca com os legos, da sogra não falou, mas pensou.

      Excluir
  11. Mas como é que chegaria a semelhantes lonjuras o sinal da TDT se nem em Lisboa e arrabaldes funciona? Assim que chove/há vento/está nublado a imagem pára, fica tudo aos quadradinhos ou vai-se o som. TDT ou o maior embuste dos últimos tempos neste paíszeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas chega... Chega a alguns sítios. A outros não. E sim, foi uma trafulhice pegada...

      Excluir
  12. Ah ah ah sabes o que fiz na minha casa em Lisboa? Espetei um garfo no buraco do sinal e voilá, tenho 4 canais. Ler estas coisas deprime-me.

    ResponderExcluir
  13. Este país não é para velhos nem para novos. É para estrangeiros ricos ou remediados que gostem de sol. Já agora só uma achega, isso da falta de net não é só no interior, em pleno centro de Lisboa, num bairro histórico onde nem sequer era suposto haver parabolicas e antenas, não há fibra. A net é via ADSL lenta, lenta. Num prédio de 3 andares só podem funcionar em simultâneo 2 tvs em canais diferentes. Mas isto não é nada comparando com o abandono que se vê neste país. Não merecemos...

    ResponderExcluir
  14. Olá! Desculpa mas eu leio isto e só me dá vontade de nem sei se rir se chorar. Porque tudo, tudo o que tu dizes é verdade e revoltante. Mas depois tenho a minha mãe que vive numa casa sem luz e pronto. Não ter TDT parece assim, pouco.
    =)

    ResponderExcluir