domingo, 5 de outubro de 2014

Falta-me aquilo da pertença...

Hoje fui levar o meu homem ao estádio e, como sempre, entretive-me a olhar para a fauna passante. E, como sempre, "emocionei-me" com os casais de velhotes - lá vão eles muito devagarinho de cachecóis em punho, e os pais com os miúdos a iniciar a evangelização, e os namoraditos novos, e as famílias dos 8 aos 80, e os amigos, e as amigas... Caramba, gosto tanto de ficar a vê-los passar... E quando vejo aquela multidão... Tudo a rumar no mesmo sentido, tudo com um sentimento em comum... Eu fico nostálgica, fico até com alguma pena. No fundo também eu gostava de ser do FCPorto...

É que... Bem sei que ser-se do Sporting não se escolhe, é-se escolhido (e o que eu adoro dizer isto) e não é essa paixão maior que está em causa... É que...

A ver, a ver se me consigo expressar...

Com pequenos interregnos moro no Porto há 16 anos... Dezasseis! E gosto muito. Gosto mesmo muito. Gosto das pessoas. Gosto do bairrismo. Gosto das verdades na ponta da língua. Gosto do não virar a cara. Mas sempre que passo no Dragão em altura de jogo tenho a mesma sensação que tenho no São João... Comove-me a emoção com que os portuenses vivem o São João, que é em tudo igual à forma como vivem o futebol. Com uma paixão genuína, uma paixão irracional, uma paixão que lhes está no sangue. E acho mesmo que é esta paixão orgulhosa com que os portuenses conseguem viver enquanto povo que os torna tão especiais. Em cada jogo do FCPorto e nos dias de São João respira-se Porto. Porto. Porto. Porto. Ponto. Tudo passa para segundo plano. Ponto. Os corações do Porto são um. E isto sente-se. E não se sente em qualquer sítio e com qualquer povo. E isto arrepia-me. Comove-me.

E por mais anos que passem... Eu nunca serei do FCPorto nem gostarei do São João. Por mais anos que passem serei por aqui uma desterrada, uma forasteira.

Ser-se do Porto não é morar, ainda que há muitos anos, no Porto. Ser-se do Porto não é nascer no Porto. Ser-se do Porto é outra coisa. E eu, que sempre morei no centro rodeada de portuenses - desses de gema que fazem cascatas sanjoaninas, sinto isso todos os dias. Até porque não mo deixam esquecer.

20 comentários:

  1. Sei do que falas. Vivi no Porto e senti o mesmo. E eu lisboeta dos 4 costados não me envergonho de dizer que adoro o Porto cidade,nunca o FCP, mas Porto e as suas gentes entrenham-se na pele e ocupam-nos o coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que não dá para explicar... Só mesmo vivendo cá. Têm uma cultura poderosíssima!

      Excluir
  2. <3
    (ando a poupar nas palavras... nao sobra cérebro)
    16 anos!!, catano!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho um secreto desejo, desde há muito, de ir viver para o Porto.
    Mas eu gosto um bocadinho do FCP (porque são bons a jogar à bola) e gosto do São João, porque festa é festa e o que (me) interessa mesmo são as pessoas que estão comigo na festa.
    Um vendida, portanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é isso Uva... É o sentimento que eles põem nas coisas... Aqui no São João não se vai para uma festa...Nem sei como te hei de explicar... Olha é mais ou menos como ir à missa do galo... :DD

      Excluir
  4. Há cidades onde tenho a sensação de que se lá vivesse choraria de manhã à noite. Se calhar é esse sentimento de pertença que também me falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, pode ser... (Mas eu gosto muito de viver aqui. Mesmo muito!)

      Excluir
  5. Ai se o meu namorado, boavisteiro ferrenho, lê isto. ahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahah.. nada a ver, nada a ver... E olha... O boavista é outro exemplo... A paixão com que as pessoas vivem o Boavista também me comove...

      Excluir
  6. Senti o mesmo quando fui ver o primeiro jogo de época do FC Porto! Sou uma das escolhidas também (sim, sportinguista!). Vivo nos arredores de Lisboa, mas numa das idas ao norte, o marido quis ir ver o seu clube, e o museu... Lá fomos, em família. E sim, senti que ali respira-se o clube, há qualquer coisa de diferente de quando ia ver os jogos a Alvalade.
    Além do estádio do Dragão ser muito mais bonito (quer por dentro, quer por fora). Mas não mudo, nem mudarei... Há valores mais altos, apesar de dar por mim a torcer pelo FC Porto, mesmo contra o SCP, só para não ver o marido de trombas... (se há coisa que o deixa chateado é ver o Porto perder...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabes o que eu sinto? Quando o FCP marca um golo e as pessoas festejam, dá-me a sensação que estão a festejar não aquele golo em si, mas o Douro e as Francesinhas e o Cubo da Ribeira e o Mercado do Bolhão... :DD Em Alvalade não sinto essa unidade...

      Excluir
  7. Eu percebo-te. Eu compreendo esse sentimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que alguém pertence ao sítio onde não nasceu/viveu a infância? Se calhar não gota, se calhar não...

      Excluir
  8. Compreendo tãaaaaaaaaaaaao bem esse sentimento.... ser-se do Porto ... é isso mesmo.. é SER-SE PORTO :)

    ResponderExcluir
  9. Há 16 anos no Porto?! Nem quero acreditar!
    Alguém levou a cabo uma exaustiva pesquisa sobre o que era a felicidade, como seria normal e expectável não se chegou a nenhuma conclusão; porque a questão foi posta ao contrário. Deveria perguntar-se: o que não é felicidade que exemplos não faltariam. Veja-se, por exemplo, a NM. 16 anos na cidade mais deprimente de Portugal.
    Alguma está a pagar. Ai está está, e não é tão leve quanto isso.
    Dezasseis anos...até parece irrealidade.
    Corvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim a querer incendiar a casa de uma mãe de família, hein amigo Corvo? ;)

      (Tem razão nisso da felicidade meu caro, tem toda a razão. E criar um blogue, não? Pense nisso com carinho. Havia de gostar de o ler.)

      Excluir
  10. Portuense e portista que sou, de alma, coração e razão, digo-lhe que me emocionei ao ler o que escreveu sobre o meu Porto. E digo-lhe também que quem é capaz de perceber assim o Porto, com alma, coração e razão, é também Portuense, independentemente de onde nasceu.
    Alexandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim ou não é? (Uma portuense não é do Sporting, pois não? :) )

      Excluir