:) No jardim da casa dos meus pais, da primeira que me traz memórias, havia flores destas cujo nome não recordo. Eram o orgulho da minha mãe, cheguei a achar que gostava mais das flores que de mim, tal a forma como as protegia e nos ralhava quando fazíamos os disparates típicos de criança. Enquadravam os canteiros centrais, rodeados por calçada portuguesa. Nas laterais rosas, de todas as cores, se a memória não me falha, floresciam todas ao mesmo tempo e cheiravam-se assim que assomávamos o cimo da rua. Num dos lados, uns degraus em cimento que se dirigiam à garagem onde se encaixava meticulosamente a Dyane de cor bege. Dos degraus recordo o vermelho do sangue do meu queixo, que jorrou indiscriminadamente numa das poucas vezes que o meu irmão tentou ser simpático comigo e me pegou ao colo para ver um palhaço na janela dos vizinhos. Obrigada pela lembrança NM, a sério, senti saudade.
Epá, apliquei esses "gajos" às falhas geológicas activas, mas faltou-me matemática para chegar a conclusões... se tivesses o blog à 14 anos tinhas-me dado jeito!
Graças a este post não vou dizer que fiquei a saber o que são fractais mas, pelo menos fiquem a saber que a palavra existe com uma ideia vaga, é certo, do que representa.
Um fractal é um objecto ou figura que pode ser dividido em partes iguais a ele. Imagina cada um daqueles dois pés de hortências sem folhas e com as flores todas muito juntas a formar uma esfera compacta de hortências. Cada um daqueles dois pés pareceria uma hortência "gigante"... Outro exemplo na natureza parecido com um obbjecto fractal é a couve flor... Cada um dos "pés" de uma couve flor (sabes? aqueles "raminhos" centrais) parece uma couve flor em miniatura... (Ou seja, cada couve flor pode ser decomposta em couves-flor miniatura...) O mesmo com os bróculos, por exemplo.
Ahahahahahahahah se 10% dos leitores pedem a menina vai pensar.... :DDDDD (O problema é que posts grandes têm que ser escritos ao computador e eu no trabalho não tenho tempo e em casa, depois de deitar os miúdos, a última coisa que me apetece é voltar a sentar-me ao PC. E por isso vai tudo despachado ao tlm, em posts pequeninos...)
Pois então somos 3! Sao os meus post favoritos da NM, os de matamática e lógica. Já conhecia o conceito de fractais, mas adoro a maneira como explica coisas complexas com clareza e concisão. More, please :) Bom fim de semana
Sou a anónima das 4:18... A sério que perdia horas só para te ouvir ;). Quem me dera ter apanhado um(a) professor(a) que explicasse a matéria como deveria ser, sem aquele bicho de sete cabeças a dar volta ao miolo xD. Só o de Geologia conseguiu essa proeza. E aquele post sobre a côr do pêlo dos gatos... Ai jasus, deixou-me alucinada ;)! Gostei tanto, relembrei matéria esquecida ;D. Venham lá esses posts, grandes ou pequenos não interessa, gosto de ler as tuas explicações ;).
Oooohhhhh.... Obrigada. :) A sério, até me deixais sem jeito... Mal possa eu volto a escrever sobre genética (esse post dos gatos foi sim muito divertido), fica prometido. :)
(E dizerem estas coisas bonitas logadas, não? É que isto de comentários anónimos com elogios... ;DDDD)
Pronto, pi-rou!
ResponderExcluirUi... tu estás mas é pitosga!... ;D
Excluir:) No jardim da casa dos meus pais, da primeira que me traz memórias, havia flores destas cujo nome não recordo. Eram o orgulho da minha mãe, cheguei a achar que gostava mais das flores que de mim, tal a forma como as protegia e nos ralhava quando fazíamos os disparates típicos de criança. Enquadravam os canteiros centrais, rodeados por calçada portuguesa. Nas laterais rosas, de todas as cores, se a memória não me falha, floresciam todas ao mesmo tempo e cheiravam-se assim que assomávamos o cimo da rua.
ResponderExcluirNum dos lados, uns degraus em cimento que se dirigiam à garagem onde se encaixava meticulosamente a Dyane de cor bege.
Dos degraus recordo o vermelho do sangue do meu queixo, que jorrou indiscriminadamente numa das poucas vezes que o meu irmão tentou ser simpático comigo e me pegou ao colo para ver um palhaço na janela dos vizinhos.
Obrigada pela lembrança NM, a sério, senti saudade.
São hidranjas ou hortências...
ExcluirObrigada pela partilha Be. A sério. :)
Epá, apliquei esses "gajos" às falhas geológicas activas, mas faltou-me matemática para chegar a conclusões... se tivesses o blog à 14 anos tinhas-me dado jeito!
ResponderExcluirAhahahahahahah e olha que "geologia" é cromo que me falta na caderneta... ;)
ExcluirGraças a este post não vou dizer que fiquei a saber o que são fractais mas, pelo menos fiquem a saber que a palavra existe com uma ideia vaga, é certo, do que representa.
ResponderExcluirObrigada pelo aumento da minha cultura :)
Um fractal é um objecto ou figura que pode ser dividido em partes iguais a ele.
ExcluirImagina cada um daqueles dois pés de hortências sem folhas e com as flores todas muito juntas a formar uma esfera compacta de hortências. Cada um daqueles dois pés pareceria uma hortência "gigante"...
Outro exemplo na natureza parecido com um obbjecto fractal é a couve flor... Cada um dos "pés" de uma couve flor (sabes? aqueles "raminhos" centrais) parece uma couve flor em miniatura... (Ou seja, cada couve flor pode ser decomposta em couves-flor miniatura...) O mesmo com os bróculos, por exemplo.
Sou gaja para perder horas só para te ouvir falar sobre matemática ou genética ;)........
Excluir:)) não puxes por mim, não puxes por mim... Sou gaja para falar durante horas .. :DD
ExcluirE já somos duas! (dado o número *elevado* de fãs, o tema já merecia uma rubrica aqui no blog, ao estilo "NM responde (ou tenta, vá)"=P)
ExcluirAhahahahahahahah se 10% dos leitores pedem a menina vai pensar.... :DDDDD
Excluir(O problema é que posts grandes têm que ser escritos ao computador e eu no trabalho não tenho tempo e em casa, depois de deitar os miúdos, a última coisa que me apetece é voltar a sentar-me ao PC. E por isso vai tudo despachado ao tlm, em posts pequeninos...)
Pois então somos 3! Sao os meus post favoritos da NM, os de matamática e lógica.
ExcluirJá conhecia o conceito de fractais, mas adoro a maneira como explica coisas complexas com clareza e concisão. More, please :)
Bom fim de semana
Sou a anónima das 4:18... A sério que perdia horas só para te ouvir ;). Quem me dera ter apanhado um(a) professor(a) que explicasse a matéria como deveria ser, sem aquele bicho de sete cabeças a dar volta ao miolo xD. Só o de Geologia conseguiu essa proeza. E aquele post sobre a côr do pêlo dos gatos... Ai jasus, deixou-me alucinada ;)! Gostei tanto, relembrei matéria esquecida ;D. Venham lá esses posts, grandes ou pequenos não interessa, gosto de ler as tuas explicações ;).
ExcluirOooohhhhh.... Obrigada. :) A sério, até me deixais sem jeito... Mal possa eu volto a escrever sobre genética (esse post dos gatos foi sim muito divertido), fica prometido. :)
Excluir(E dizerem estas coisas bonitas logadas, não? É que isto de comentários anónimos com elogios... ;DDDD)
Nada de agradecer, são miminhos sentidos ;)! A partir de agora hei-de assinar como Vany ;p... Beijinhos e as melhoras do olhito*
ExcluirAhahahahahahahah Vany? Pah... Não escolhas um nome assim muito foleiro senão eu fico a achar que estás a gozar comigo... :DD
ExcluirFoleiro? Como assim foleiro XD? Tsss tsss pronto vou ali para o canto pensar num nome jeitoso XD... Só me dão trabalho ;p...
ExcluirEssas hortências são tão lindas. Aprendi contigo o que significa fractais!
ResponderExcluirPois são... :)
Excluir(Mando-te já mail com o NIB. :D)