domingo, 26 de outubro de 2014

Pessoas com filhos vs. Pessoas sem filhos - O disparate, o embuste, o horror...

Diz que andou aí uma polémica a propósito de uma crónica do Público que levou a que as pessoas com filhos se indignassem porque ah e tal e a vida delas não é nada daquilo mas antes o arquétipo da felicidade e, ainda por cima, diz que aquilo pode ter um efeito contraceptivo e logo agora, que horror, que o que o país precisa é de crianças. Por sua vez, e como é óbvio, as pessoas sem filhos também acharam que se deviam indignar porque ah e tal e o coiso e quem são as pessoas com filhos para as julgarem e rebéubéubéu pardais ao ninho... Um drama pegado, nem queirais saber...

E depois eu fiquei para aqui a pensar que esta "polémica" deve ter roubado o primeiro lugar às indignações modernas (e diárias) no que à estupidez diz respeito... Até agora tinha esse lugar guardadinho no coração para as alminhas que se indignaram com o desperdício de água potável que o Ice Bucket Challenge representou, porque ah e tal há povos em África que têm de andar km para ter água para beber... O que vindo das teclas de habitantes de um país onde se usa água potável para descarregar os autoclismos (a água de cada balde corresponderá, mais ou menos, a uma descarga), carrega uma tamanha leveza e leviandade que não sei se me dá mais vontade de rir ou de chorar...

Mas bom, vamos ao que aqui me trouxe... Lá fui eu à procura do texto (1188 comentários!) e aquilo é tão 1999 que até mete impressão. Lembrais-vos daquelas correntes que alguma malta achava por bem reencaminhar para a mailing list toda? Pronto. É disso que se trata... Uma graçola inócua, portanto.

Mas depois li aquilo segunda vez e, de facto, tenho de concordar que aquilo é um disparate pegado... E eu, mãe de dois, sinto-me no direito de expressar a minha indignação. Ora vamos lá ver... Ponto por ponto.



Que disparate... Eu de um modo geral anseio por Segunda e temo o Sábado (e todos os finais de dia em que o meu marido não está em casa). 



Que disparate.... "cartões de cinema ilimitadao"???? Ahahahahahahahahhahahah... Há disso, é? Mas isso deve ser MA-RA-VI-LHO-SO!!



Que disparate... Hum... Não... Este não é disparate nenhum... Este confere... Na plenitude!


Que disparate... Eu escolho os restaurantes em função do tempo que demoram a servir e da quantidade de clientes. Um buffet de qualidade sem muita gente é o paraíso.


Que disparate... Sitcom?? Nada disso.... Meio Dexter - já vamos na T8, imaginai! (Que saiu já há ~2 anos, não foi?)


Que disparate... Nós não sujamos nada... Eu como um pão com uma mão enquanto enfio colheradas de uma tachada de Cerelac com a outra... Cá torradinhas e sumo... Ahahahahahahah.... Que engraçadinha, ainda a provocar...


Que disparate.... Relax?? Relax?? É só o meu filho que precisa sempre de ir ele próprio à casa de banho naquele preciso momento e àquela casa de banho em particular??.... (Quando temos sorte com os tais 5 minutos eu arranjo as sobrancelhas e o meu homem joga PSP.)


Que disparate... Eu prendo o miúdo dentro do carrinho. Não sai de lá até chegarmos outra vez ao carro. Compro-lhe algo que ele queira (de comer). Uma coisa. Escolhe antes de entrarmos. Deixo-o escolher o sabor dos iogurtes. Não pedincha nada. Não costuma correr mal.


Que disparate... A sério, que disparate... Isto roça aquilo do vergonha e confrangimento alheios. (Uma vez disse ao meu marido que o chão estava molhado, para ele ter cuidado que podia dar um "Pumba"... A nossa relação nunca mais foi a mesma e, às vezes, ainda acordo com suores frios a pensar nesse momento.)


Que disparate... Nós dispensamos o despertador porque o nosso filho mais velho cumpre perfeitamente a função. O mais pequenino faz, por sua vez, as "vezes" do snooze... Ainda esta noite, ele com o nariz entupido e a deixar cair a chupeta, foi de 15 em 15 minutos... (E eu disse tanto palavrão mas tanto palavrão... Acho que cheguei a chorar... Acho, não tenho a certeza...)


Que disparate... Nós às vezes também vamos a casa de amigos... Às dos que têm filhos! Outro dia fomos a casa de uns sem filhos... Têm gatos, pelo que achei que fosse mais ou menos a mesma coisa. Um dos gatos atirou-se da janela... Diz que desenvolveu o síndrome do gato paraquedista... Coincidência certamente!


Que disparate... Eu até queria saber onde mora a Xana Toc-Toc... E fazer-lhe uma espera... (Agora de repente lembrei-me que tenho de voltar a perguntar à Mirone como é que se eliminam as nódoas de sangue da roupa...)


Que disparate... Dois quadradinhos??  Ahahahahahahahahahahahahahahah... Mas isso é o pior dos dois mundos... Aumenta às ancas e é inócuo para a alma...



Que disparate... Eu tenho esgotamentos nervosos EM cima das malas enquanto as tento fechar... Ficar diante das malas é só estúpido...


Que disparate... Esta é mesmo um disparate... A mim sai-me tudo comme il faut... Eu explico. É que eu guardo muito palavrão dentro de mim - e por acaso até acho que é isso que me faz engordar. Eu no trabalho não posso (quer dizer, não devo) dizer palavrões e em casa, por causa dos miúdos, também não... Restam-me as idas ao supermercado e assim, e aí também não ficaria muito bem... Posto isto, trago tudo guardadinho dentro de mim... Tuuuudinho! Pelo que quando algo de inesperado acontece tipo bater com o dedo mindinho na esquina do móvel ou quando quase bato com o carro, sai-me tudo de rajada... Tudo, porque naquele momento percebe-se e eu permito-me porque não tive tempo de reação e foi inesperado e tal... (...) Só uma nota a este respeito... Acho que desde que tenho filhos nunca mais disse um "Foda-se". Agora quando me sai sai-me um "Arre foda-se!", que se é para sair palavrão... Sai como deve ser...



Que disparate... Eu vejo o Homem Aranha e os X-Men e os Incríveis... (Mas o Pocoyo a dançar a Gangnam Style... Aaaaaiiii... Tonto!)


Que disparate... Se o vómito for pouquinho dá para tirar... (Eu era menina para dar o nobel da paz aos tipos que inventaram as toalhitas...) 

(...)

E então? Tenho motivos mais que sobra para estar indignada ou quê?

38 comentários:

  1. Não entendo a polémica bacoca. Ter filhos é um sonho, a maior felicidade... mas não se pode negar a trabalheira que dá e aquilo que nos "rouba".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S*, ter filhos é... Olha, é o que é... Pode ser uma felicidade ou uma infelicidade (será uma questão de perguntar às mães mal tratadas pelos filhos...). Tudo dependerá...

      Excluir
    2. Ter filhos é um sonho? Eu bem digo que nunca me lembro de sonhar...

      Excluir
  2. Olha, NM, não li tudo (do teu post) porque é comprido e tenho ali duas filhas para tratar.
    Mas confesso que o que me deixou mais estupefacta não foi o artigo - pah, é um texto, e eu li-o com um sorriso nos lábios e dizendo "confere" - mas a indignação, o drama, a inquietude.
    Parece que a malta anda com falta de "causes", e por isso agarra-.se a tudo: é o cão que vai ser abatido sem ébola ou se calhar sim, é a Ataíde que é gorda e a Sampaio que é magra ou afinal não e não, e é agora isto. A sério, não têm mesmo mais nada para fazer?
    É nestas alturas que fico a pensar que ainda estamos bem. Tão bem, que temos paciência e energia para nos agarrarmos assim a lutas e a cenas que nem sequer tem nada a ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois... Eu até tenho várias teorias e em tendo tempo escrevo sobre isso porque é coisa que me anda aqui a picar os miolos... Mas frequentemente, mesmo muito frequentemente assim quase que diariamente, também tenho esse pensamento do "afinal não devemos estar assim tão mal"...

      Excluir
  3. Respostas
    1. :)))))

      (Se o blogo-Deus vê este comentário-resposta benze-se três vezes... :D)

      Excluir
  4. Isso foi escrito por pessoas sem filhos. Ou então uma daquelas blog-famosas que tem filhos tão perfeitos que até dá nojo!!!
    Vão mas é todos pro caralho!


    Ter filhos é um privilégio que não é pra todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pah gota... Isso de ter filhos ser um privilégio... Para mim é, mas eu sou uma privilegiada...

      Excluir
    2. Eu acho que é uma questão de perspectiva.

      Eu sou mãe, li o texto a sorrir, vi-me ali retratada algumas vezes, outras não me senti assim de todo (p.ex: existirá alguém , para além dos gajos nas novelas da Globo ou a malta quando está na lua-de-mel que enfarde paezinhos, croissants, sumo de laranja etc todos os dias ao pequeno-alomoço?).
      Em relação aos hábitos de sono tanto me identifiquei que copiei a frase para o meu FB pessoal: desde que tenho filhos nunca mais precisei de despertador. É um facto engraçado que, por vezes, não tem piada nenhuma mas é bom. É bom acordar com o miúdo ao meu lado a abraçar-me a dizer "bom dia mamã" ou um "amo-te".

      De resto, tem ali muita coisa que é mentira [para mim] mas outras que são verdade. Por outro lado, parece que há um endeusamento do "ser solteiro" que, por vezes, não passa de borgas-noites-bebedeira-dias sem fazer nada-ver a vida a passar,etc.
      Quem não foi já solteiro e quem nunca passou dias em frente da tv a vegetar? Quem nunca comeu porcarias porque só tinha que cozinhar para si mesmo? Eu tornei-me muito mais saudável depois de ser mãe, por exemplo, muito mais consciente dos produtos que meto na mesa. Em sociedade igual: mudei para melhor, para uma pessoa com maior noção do que se passa, dos problemas dos outros, mais empatica, com uma maior capacidade de relativizar e compreender.
      Na realidade é isso que me espanta, com tanta coisa a acontecer na vida decidem dar tanta importância àquilo? Aquilo é uma opinião pessoal e não passa disso.

      Excluir
    3. Ora a anônima tem muita razão naquilo que escreveu. Estou de acordo com muita das coisas que escreveu. Mas o texto em questão tem alguma piada numa ou noutra coisa, mas ter filhos é muito mais que isso!! Não é perder saídas ou bons jantares é viver com outro propósito na vida.


      Mas isto é a opinião de uma mera alentejana que vive num meio muito pequeno, mas já disse uma vez e continuo a dizer, não é qualquer pessoa que pode ser mãe ou ser pai. Tem que haver uma fibra natural e uma força sobre natural para trazer um ser humano ao mundo e educa-lo! Não é pra todos.

      Excluir
    4. Anónima, a verdade é que também há um endeusamento da maternidade... Cada um puxa a brasa à sua sardinha.... Parecem miúdos de escola... Mas sim, ser pai/mãe, educador e tutor e exemplo e modelo de vida não é para todos não...

      Excluir
    5. Eu concordo com ambas.
      Em relação ao endeusamento do ser solteiro vs. maternidade estava a referir-me obviamente ao texto em si (o original) e mesmo esse não sei se não será um pouco irónico.

      Excluir
  5. há assuntos que são como as vindimas, são sazonais. acontecem num altura própria, têm calendário, assim como outras (apanhar batatas, por exemplo). é conforme a "saison" e o momento: há por aí umas linhas sobre demografia? e isso mete crianças? ó diacho! é capaz de haver aqui um nicho de leitores (está muito na moda, isto do "nicho")...calhava bem um artigo, onde houvesse "algo" versus "outro algo", e com pendor maniqueísta! eu já nem me indigno...se calhar estou anestesiada. estive a ver a mary poppins com filha já crescida, deve ser por isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que é mesmo isso... E há que aproveitar esses tais nichos... E do lado de cá há que relativizar, até porque isto é o que é... Coisa poucochinha!

      Excluir
  6. A M E I. Eu li o original e achei que sim, assim era. Eu também já estive do lado de lá... Mas o primeiro ponto, é o que mais concordo contigo. E o do ó -ó que disparate. Ter filhos é muito bom, e eu que tive anos de prognóstico de infertilidade digo mesmo, é fantástico. Mas às vezes, desculpem a sinceridade, tenho saudades de não os ter. Dormir até tarde, uma refeição com conversas de adulto, um cinema, ginásio à hora que bem entendesse, sem ranho, sem pintas, sem choraminguices... Ahhh que saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh pah... Às vezes também andas muito cansada, não andas?? Eu tenho dias em que... Dormir... Só me queria deitar e dormir...

      Excluir
    2. Desde 25 de Dezembro do ano passado, altura em que quase morri a parir a mai nova, que cansada é o meu primeiro nome e dormir o unico verbo que me apetece conjugar... Eu durmo, ela não dorme, nos queremos dormir, eles não, etc

      Excluir
    3. Claudia, ao menos tem sentido de humor! Uma mãe que encare os temas da maternidade/paternidade com sentido de humor, que se ri destas balelas, é uma raridade! ;)

      Excluir
    4. Melissa, sempre! Se não atirava-os pela janela... :)

      Excluir
  7. Não conhecia o original...mas acho que a tua versão devia ser capa do público

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahahaah Era, não era? Para assumir contornos de loucura completa... :DD

      Excluir
  8. Respostas
    1. Eu lembrava-me... Era só para ver se estavas atenta... :DDDDD

      Excluir
  9. Pipocante Azevedo Delirante27 de outubro de 2014 às 10:40

    Infelizmente, essa do "pais com filhos" é em certo ponto verdade porque as criancinhas são uns monstros. A última vez que fui a um restaurante, com a Digníssima e o Petiz (5 anos), ajudei a correr com duas senhoras que ficaram ofendidas porque me queixei à empregada que as suas crias andavam a correr e a berrar pelo restaurante inteiro. É natural que essas senhoras se revejam nos esteriótipos.
    Quanto a mim, não tenho dúvidas. Parentalidade é o fim da nossa vida enquanto indivíduo. Porque as nossas decisões deixam de nos afectar exclusivamente, para passarem a afectar um ser que não autonomia ou capacidade de tomar decisões. Tão simples quanto isso. A única coisa que muda a sério ao ter um filho é o nosso grau de egoísmo.
    O resto? Deixar de ir ao restaurante, ao cinema, levantar cedo... tudo muda, com diferentes empregos, com a idade, com as manias. São fases da vida, hoje não faço coisas que fazia há 20 anos (incluindo gamar carrinhos de supermercado), porque a mente e o corpo evoluíram... para mehor ou pior, é discutível.
    FInalizando... não gosto daqueles que apregoam a felicidade de uma vida perfeita, e que encaram ser Pai como algo de natural e fácil... nem aqueles que são mártires porque trabalham lavam a louça e criam 3 filhos. Ser Pai não é benção, nem é sofrimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... "Ser pai é...", ora diga-me lá PAD que agora fiquei mesmo curiosa...

      (Essa de deixarem as crianças correr nos restaurantes.... As pessoas terão noção do perigo? Não percebo...)

      Excluir
    2. Pipocante Azevedo Delirante27 de outubro de 2014 às 21:11

      Ser pai é o que é.
      Como tudo, tem os seus momentos.
      O que posso dizer? Que às vezes me chateia ter de levantar o lombo da cama a meio da noite? Que me mata quando o Mini-me tem febre e eu não posso fazer nada? Que anteontem tive uma enorme vontade de ir fazer running às 22.37, e não pude porque o petite ficaria em casa sozinho? Quere preferia ir ver um filme do que o espectáculo dos Caricas?
      So what?...

      Excluir
    3. Pois... Foi o que eu disse à S* sobre o que é ter filhos... É o que é!

      Excluir
  10. O original já me tinha passado aqui pelos olhitos e nao lhe achei grande graça (os solteiros anseiam as sextas-feiras ??? Pfff) agora o teu, o teu pôs-me um sorriso no trombil que há-de durar o dia inteiro!
    Boa, miúda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :))) "trombil"?? Uma carinha tão linda como a tua, meu doce? Não pode ser...

      Excluir
  11. Prémio nobel para os inventores das toalhitas.
    Completamente de acordo.
    AB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são espetaculares?? Eu ando sempre com elas atrás de mim...

      (Diga-me que a AB é a "anónima boa" da antiguidade e eu atiro-me para o chão a rir...)

      Excluir
  12. O artigo diz a verdade e nada mais que a verdade. Sou mãe e confirmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um texto humorístico mas sim, diz algumas verdades diz... :DD

      Excluir
  13. Aqui moi mãe de duas só tenho a dizer que adoro as sextas mas também adoro as segundas. E confirmo tudo. E não trocava por uma vida sem filhos. Bom, às vezes, assim umas horas.

    ResponderExcluir