terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Coisas de baby blogue, uma carrada de marcas e zero cêntimos pela publicidade*

Da minha experiência e das conversas com as minhas amigas resulta que...

Fraldas: As melhores são as Dodot Activity, sendo que as Activity do Pingo Doce são bem boas e muito mais baratas. As normais do Pingo Doce não aguentam o xixi da noite. Eu nunca usei mas várias amigas minhas dizem que as fraldas da Chicco não valem um estouro.

Toalhitas: As melhores também são as da Dodot Activity. Para peles hiper-sensíveis dos recém nascidos há as da Aveeno, que nunca conheci nenhum bebé que lhe fizesse reação. As normais da Dodot e as do Pingo Doce estão ali taco-a-taco, sendo estas últimas bem mais baratas. As da Chicco não absorvem, umas vêm muito molhadas e outras vêm secas e puxando uma a outra não fica pronta a sair, o que é uma grande chatice quando não podemos tirar as duas mãos do bebé.

Gel de banho e shampoo: Sempre usei os normais da Jonhson e não tenho razão de queixa. Aí até aos 3 meses usei sabonetes de glicerina.

Óleo: Óleo de Amêndoas doces.

Hidratante: O Jr. tem uma pele espectacular. Ponho-lhe muito de vez em quando o Mustela, e até mais por causa daquele cheirinho maravilhoso, e está pronto a andar de mota. Sempre foi assim. O Baby tem uma pele muito esquisitinha, tenho de lhe pôr hidratante de todas as vezes e uso (e é também este que uso para mim) o ATL da edol. Muito, muito bom! (Acresce a vantagem de ser muito barato: 25€ por 1kg de creme que dura uma eternidade.) A sério, este aconselho vivamente.

Pomada para a fralda: Pomada Halibute (pomada, não o creme muda fralda) e em SOS o Cicalfate da Avène que resolve sempre tudo. Digo-vos que pela minha experiência faz mais efeito ir alternando o Halibute com o Cicalfate entre mudas de fraldas do que usar sempre o Cicalfate. Com esta alternância, garanto-vos que não há assadura que dure mais do que, sei lá, meio dia... Aí seis mudas de fralda portanto... (Sim, sim.. O miúdo bota-lhe de cocó que não é brincadeira.)

Chupetas, biberões e tetinas: Uso da Chicco mas o critério da escolha foi, basicamente, haver em tudo quanto é farmácia pelo que num SOS nunca fico muito enrascada. Para o Jr. usava umas chupetas da BebeConfort que entretanto foram descontinuadas... O miúdo só gostava daquelas... O que eu corri atrás das malditas chupetas...

Termómetro: Tenho este da Chicco mas não funciona nada de jeito... Basicamente medimos-lhes a febre três ou quatro vezes e fazemos a média... :D

(Continua... Amanhã! Ou depois. Ou assim. Ui... Carrinhos de passeio, cadeirinhas da papa, cadeirinhas do carro, intercomunicadores... O que ainda tendes de me aturar minhas amigas...)



* E vós sabeis lá... Montanhas, montanhas de emails que eu tenho recebido de gente aflita a pedir a minha orientação. (...) Eeeerrrr... Pois. Exacto. Ninguém me incumbiu o sermão.

35 comentários:

  1. Ainda se recomendasses um serviço de take-away, tenho visto tanta gente ralada... agora sugestões de produtos de puericultura, pfff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a seguir... ;D (Não estás curiosa de saber qual será?)

      Excluir
  2. Respostas
    1. É bom e o pote de kg sai muito em conta... As versões mais piquenas nem tanto...

      Excluir
  3. Quando a minha filha era bébé, (agora já é uma rapariga crescida) sempre usei Halibut. E quanto a termometros, detesto termometros digitais, tão depressa dizem 39 graus com 35, 5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas manter os catraios quietos enquanto se lhe mede a febre com os antigos é que é do caraças... Mas que são mais fiáveis lá isso não há dúvidas.

      Excluir
  4. Nem me falas na porra dos termómetros! Isso de medir 3 vezes e fazer a média é-me tão familiar!
    O meu é daqueles básicos da farmácia. Estou a pensar em comprar um daquelas da testa, mas já ouvi dizer que não valem nada...
    Mas que me irrita imenso ter que medir sei lá quantas vezes a febre e dar sempre um número diferente irrita.
    Quando estava grávida comprei e depois ofereceram-me (ou seja tinha 2) um cabaz lindo da mustela. O raio da miúda saiu com pele atópica e esquece lá a mustela. Foi para uma amiga. Passados 3 anos ainda não posso usar qualquer gel banho. Uso o PTM da D'Aveia (que eu acho caro) e de vez em qunado tento inventar e comprar outro. Tento usar uma vez um e outra vez outro.
    O Cicalfate também uso mas foi-me aconselhado para usar no dedo da miúda que ela chucha. No Inverno parece que abria a pele de estar sempre molhado. Mas depois também o usei para o rabo. Fraldas e toalhetes as que indicaste. Mas eram adquiridas em 50% no Continente. E se usasse marca branca a miúda ficava com o rabo todo cheio de borbulhas.
    (desculpa lá o comentário +/- do tamanho do post)
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cicalfate é brutal... Trata muita muita coisa... E sim, o mustela é fraquito para peles mais esquisitinhas... Só para peles normais. De resto vale pelo cheiro.

      Excluir
  5. Tanto eu como o little boy temos uma pele de bosta. Nunca experimentei o ATL mas vou experimentar.

    Viste? Já foi útil o teu post.

    Quanto ao resto concordo com as tuas apreciações. Cheguei a experimentar fraldas da marca continente que me deram como amostras, e não eram nada más, mas para a noite era sempre dodot activity, eram as únicas que "aguentavam" bem o xixi da noite.

    O Termómetro tive um destes http://www.borntorock.net/wp-content/uploads/2013/05/braun_ear_thermoscan-450x600.jpg que era uma categoria. Depois teve uma queda fatal e comprei este http://brain.pan.e-merchant.com/4/4/00794244/l_00794244.jpg que também não é mau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha e dás-te bem com esses termómetros? O meu comentário é o anterior e tinha ouvido dizer que não eram muito de fiar. Que não dão a temperatura correcta.
      Mas como estou tão farta dos do braço...

      Excluir
    2. Até ver não tive razão de queixa. A diferença entre medições mesmo entre ouvidos nunca me ultrapassou o meio grau e para além disso são rápidos a medir e dá para medires mesmo quando eles estão a dormir.
      O 1.º que mostrei é melhor e também mais caro, tem uma luz que indica se o termómetro está bem colocado no ouvido ou nºao

      Excluir
    3. Ah outra coisa, convém não usar pilhas de marca branca. Conheço quem já tenha ficado sem um porque as pilhas "babaram" e pelo preço dos termómetros não vale a pena arriscar

      Excluir
    4. Tenho de ver essa coisa dos termómetros que a nossa situação actual com aquele de ouvido não é vida...

      Excluir
  6. Tu não vais acreditar, mas eu sou tão piradinha que a minha filha nasceu há 8 anos e se me preguntares as marcas que usava, olha pá, pomada pantene.
    Não me lembro de mais nada...
    Achas que isto é algum sinal Nê? Precisarei de outro para animar a minha fauna neuronal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que sim Uva... Tu dá-lhe com alma... Mais uma uvinha... Era lindo caraças... :)

      Excluir
  7. Eu como não vou muito em modernices tenho um termómetro de mil e troca o passo (mercúrio), que funciona na perfeição, ai ai os ambientalistas que me batem se me apanham.
    As fraldas deixei-me de experiências porque saíam caras, nem as dodot podia usar, só huggis, carotas como tudo.
    Para o rabo para mim não há melhor que o bepanthen unguento em todas as mudas e não assadura que entre (e o rapaz fazia alergia a tudo),
    alguém conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai é, bepanthen?? Nunca experimentei. Às tantas compro para a próxima que o tal cicalfate é um bocadinho para o carote para o gastar em rabos... :D

      Excluir
  8. Mas que raio te deu?
    Olha, eu não faço a média, conto a mais alta... Pq as outras deram mais baixas porque foram mal medidas. Faz sentido, não? Detesto termometros, raio! Deviam dar sempre o mesmo valor.
    E o ATL cheira bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pah, faria se aquilo não me tivesse já dado a mim perto de 38, comigo a sentir-me perfeitamente bem...

      O cheiro do ATL não é nada de especial... Até tem muito pouco cheiro se queres saber. Mas é bom. :)

      Excluir
  9. Posso também dar dicas? Posso?

    Fraldas: Sem dúvida Pingo Doce. As da Dodot causavam alergia e, pelo menos com a minha filha, não aguentavam a noite toda, ao contrário das do Pingo Doce.

    Toalhitas: adoro as das Huggies (verdes) mas usava quase sempre Pingo Doce por causa das relação qualidade preço.

    Cremes, champô e afins: Tudo Aveeno para peles atópicas. O que tem de ser tem muita força (também usava sabonetes de glicerina nos primeiros meses)

    Creme rabinho: Eryplast. Caro, mas muito muito bom e dura eternidades.

    Chupetas: Chicco porque as primeiras foram oferecidas e como ela se deu bem com elas, nunca mudei.

    Termómetro: depois de várias experiências com termómetros digitais, comprei um à moda antiga. Dos digitais ou que funciona menos mal é o de por no ouvido, e mesmo assim vejo primeiro a febre a mim e depois estimo a dela (normalmente naquele termómetro tenho 35ºC, por isso se ela estive com 37 já sei que está com 38...no dia em que acusou 39,8 voamos para o Hospital)

    AA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso... Não acho as huggies toalhitas nada boas, ou pelo menos não melhores que as do pingo doce... (Realmente cada cabeça sua sentença... :D) não conhecia esse eryplast...

      Excluir
    2. Elas têm um defeitosinho, rasgam-se bastante. Mas são tão tão macias e aquele cheirinho...que saudades.
      Admito que as possa ter em boa conta porque foram as primeiras que a minha filha usou e, inevitavelmente, o seu cheiro relembra-me os tempos em que me cabia (quase literalmente) na mão!

      O Eryplast foi recomendado pela pediatra do hospital e realmente é fantástico. A minha filha ganhava muitos "cortes" nas dobrinhas da pele e a única coisa que lhe curava isso era o Eryplast.
      O meu marido ganha muitos eczemas e este creme passou a ser também o melhor amigo dele.

      AA

      Excluir
  10. Só passei para dizer que só uso halibute e só quando necessário, se o rabo estiver são, não há cá cremes para ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Pipinha. Eu ao mais velho praticamente também não punha. Ao mais novo ponho muitas vezes senão fica logo vermelho. Assumo que dependa do tipo de pele.

      Excluir
  11. Assino por baixo. Só nunca usei aveno. Já para lábios com cieiro letibalm pediátrico e para proteger do frio eucerin ou xemose da uriage

    ResponderExcluir
  12. olha "éNéM", pra que saibas:

    - Fraldas e toalhitas: dodot activity, confere que é bom sim senhora. As do PD nunca experimentei mas sei de quem use e diga maravilhas. As da Aveeno só usei no mano polícia (".) que tinha uma pele desgraçada;
    - Gel de banho e shampoo: Uriage e LetiAT4 (para atacar uma crosta láctea tardia, chata como tudo;
    - Hidratante: Mustela, Xemose da Uriage e esse ATL da edol, que é do melhorzinho que há (com a diferença que por aqui custou 22€/kg em promoção, quando habitualmente custa 29€/kg);
    - Creme para a MUDA de fralda (a sério que pões pomada NA FRALDA???): Halibute creme e cicalfate (este vi aqui no blog e, quando a criança ficou com uma vermelhidão às custas da batata doce, pedi conselho na farmácia, mas a sugestão foi tua - só por isto a avéne já te devia pagar!);
    - Chupetas e afins: Chicco, tal e qual;
    - Termómetro: Chicco (calhou-me numa rifa na farmácia);

    Já agora, diz-me cá que eu juro que não conto a ninguém: isto é só pra mostrares que um dia serás uma boa sogra, ora é? (olha eu era pessoa para falar bem de ti à minha filha e para a proibir de dizer "coisas" sobre ti...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas cais filha, cais quê? (a trabalheira que da para por itálicos...)

      Excluir
    2. Ahahahahahahahah para o mais novo pah, não sejas ciumenta... :DDDDDD (já cá volto.)

      Excluir
    3. Ok ;)
      Desculpa, flor de sal!
      (O problema foi meu que falhei neste ultimo, meu rico filho )

      Excluir
    4. I* das galochas, estás desculpada. Gosto do teu blog, até gostava de comentar mas aquilo quer que eu prove que não sou um "robô"...

      Excluir
    5. Aí o catano que tenho mudar isso que é uma seca e não há paciência. Amanhã trato disso, que uma pessoa está cansada e com sono e daqui a pouco o reloginho volta a pedir comida...
      Obrigada, dona flor de sal!

      Excluir
    6. Ó flor, 'tá lá não! Pede mesmo?
      Nêmê, estamos a fazer de nossa a rua casa ;)

      Excluir
    7. I*. Eu fui lá dizer-te que o "seteem inglês", me parecia um F ou um 4 se virasses o ecrã horizontalmente. Submeti o comentário e a resposts foi "prove que não é um robô", mas não aparecia letras nem números para escrever como prova de que sou humana... Vim-me embora.
      Olha a NM deixa-nos usar a casa dela porque quer ser sogra das nossas filhas (mas não digas a ninguém).

      Excluir
    8. Ahahahahahahah!
      Diz que o xor Google por vezes é um pouco parvo.
      Era um F, sim

      Excluir
  13. Mas isto agora é um baby blog?

    (Sendo eu uma pessoa com pele a que os dermatologistas dão um comprido demais para transcrever, basicamente é hipersensível e reactiva, esse cicalfate faz milagres e o ATL é TOP!)

    ResponderExcluir