quarta-feira, 9 de julho de 2014

Daquilo dos cartões de descontos.

A propósito disto.

Antes de mais cumpre-me informar-vos que amo de paixão cada eurinho que me é depositado na conta. Riquezas mai lindas de sua mãe, que tanta pestana queimada me custaram. E a verdade é que eu tenho a certeza que ninguém toma tão bem conta dos meus euros como eu. É mais ou menos como com os meus filhos, sabeis? Ninguém melhor que eu para cuidar deles, cumprindo-lhes todas as suas necessidades da melhor forma possível e imaginária, sem qualquer margem para dúvidas... (Ou, pelo menos, é assim que nós, mães, gostamos de pensar, não é?) 

Posto isto digo-vos que já percebi o vosso ponto de vista. Deixarem acumular dinheiro no cartão será assim uma forma de economizarem, verdade? Um género de uma conta poupança. Fazendo a analogia, seríeis daqueles que, podendo escolher, preferiam ganhar o 13º mês todo de uma vez, no fim do ano, em vez de recebê-lo em duodécimos. É mais ou menos isto, não é? Mas eu não penso assim... Nã, nã, nã... Se eu puder pagar 24,80€ pelas minhas compras não vou pagar 24,90€, que aqueles 10 cêntimos, ingénuos e indefesos, estão bem é na minha carteira e não à mercê de grupos macro-económicos.

Mas eu entendo o vosso ponto de vista e obviamente que respeito. Mas... Não tendes medo que lhe dê uma sulipampa ao Belmiro? Que os Continentes impludam? Que aquela malta se passe da marmita e duplique os preços? Que eles acabem simplesmente com esta coisa dos cartões? E se perdeis o cartãozinho e alguém vai lá buscar os chocolates, hein? Juntais centenas de euros para os doces e brinquedos das crianças e depois perdeis o cartão e ai-valha-me-nossa-senhora-que-desgraça-que-Natal-tão-triste... (Diz ali a Tita que é possível pôr um pin no cartão, plamordassanta fazei-me isso que eu fico em cuidados convosco.)

De resto... Tenho-vos a dizer que esta coisa dos descontos é uma mafiosice de todo o tamanho e nós somos, amiúde, papados por parvos como gente grande... Ora vamos lá ver, se eu costumo comprar um determinado produto, desodorizantes para a sanita, por exemplo, por 1.5€ e numa qualquer promoção eu compro um mais supimpas que custa normalmente 3€, só porque tem 50% de desconto em cartão (coisa que faço amiúde), eu não poupei 1.5€ como eles apregoam... Eu não poupei rigorosamente nada, porque se não fosse aquela promoção eu gastaria os mesmos 1.5€. Assim, quando muito, eu usufruí de um produto melhor e emprestei 1.5€ à Sonae, até os descontar na próxima compra. 

Mas pronto... Há coisas que valem (muito) a pena! Eu nem vos digo a quantidade de detergentes para a roupa e de pastas de dentes que tenho em stock em casa, sob pena de me achareis acumuladora compulsiva.

E por último, meus bons blogo-amigos, conto-vos um episódio muito triste que estes olhinhos viram aqui no supermercado da rua daquele senhor Alexandre-das-mãos-grandes (A sério... Sou só eu que acho que o senhor tem umas mãos enooormes?). Pois então que houve uma altura em que a Oreo lançou uma nova versão das bolachas que estavam no Pingo Doce com 50% de desconto. Custariam então 1€, sendo o seu preço habitual de 2€. Lambareiro como é o meu home, trouxemos as bolachas, ora pois então que até estavam em promoção... Pois bem, passadas aí três semanas, estava aqui a NM às compras quando dá com as ditas bolachas já sem promoção... E a que preço estavam, perguntais-me vós? A 1€ pois está claro... Ora vistes o 1€ que poupámos três semanas atrás??!!



7 comentários:

  1. O problema é as pessoas fazerem compras apenas baseadas nas promoções. Por exemplo, eu faço as compras que tenho que fazer. Se estiver em promoção tanto melhor. Se existirem dois produtos concorrentes semelhantes e um estiver com promoção, compro. Não compro levada por impulso. No final, se acumular algum saldo em cartão, melhor. Vou juntando e depois compro algo que fique fora do orçamento. São as alegrias da poupança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :))) Mas eu sou muiA forreta... Dificilmente compro alguma coisa fora do orçamento!

      Excluir
  2. Tu tás lá andor! Mas se os continentes ficarem sem o Belmiro temos o Vice Presidente e os outros cães a tomarem conta do estaminé. Eles não se perdem. Se acabarem com os cartões têm de devolver o dinheiro acumulados nos cartões (está nas letrinhas piquenas do contrato), se duplicarem os preços tu é que ficas mais prejudicada já que vais pagar o novo preço e nós, os poupadinhos, vamos pagar com o que acumulámos no cartão, se perderes o cartão fazes outro que aquilo está tudo informatizado ;), se te roubarem o cartão, ligas à policia e mandas prender o ladrão. Eu por acaso não pedi para receber em duodécimos, mas a contabilista (e olha que é boa na função) diz que não quis, e que o dinheiro lá do lado dela é que está bem. Pontos de vista. Válidos ambos os dois. Que nunca nos falte os euros andor, é tudo o que eu desejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vês... Eu estou como a contabilista... Do lado de cá é que o dinheirinho está bem... (No meio disso tudo só não percebi a lógica daquilo do duplicarem os preços... Se duplicarem os preços eu deito o cartãozinho do continente ao lixo e vou a outro lado qualquer... já tu e os teus compinchas acumuladores têm de gastar lá o dinheiro que têm no cartão e pagar um pack de iogurtes a 7€ porque a Belmiro e seus sócios assim apeteceu.) Do lado de cá Uva, do lado de cá é que ele está bem....

      Excluir
    2. E o problema de perderes o cartão é só se alguém te vai lá buscar os teus camarões nos entretantos...

      Excluir
  3. Cara NM,

    Os cartões existem apenas para que o Sr. Belmiro e o Sr. Soares dos Santos (que demorou mais que o Sr. Belmiro a perceber isto) saibam um bocadinho mais da nossa vida do que já sabem. Nem mais, nem menos. E isso tem um valor incalculável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. xilre!

      E eu bem sei isso... Eu até fico doente cada vez que me lembro que vivemos num Big Brother gigantesco. É absurdo. As nossas telecomunicações ficam rastreadas (mesmo com tarifas pré-pagas, estamos registados na rede sabe lá Deus porquê), tal como as nossas deslocações (agora com os pórticos, mesmo quem não tem via verde, as deslocações de automóvel ficam registadas), a google sabe a panóplia de todos os nossos interesses, os registos bancários sabem onde gastamos o nosso dinheiro sempre que usamos cartões... And so on, and so on!

      Fiquei enjoada!

      Excluir