sexta-feira, 5 de setembro de 2014

As indignações modernas e os banhos gelados

Como já disse anteriormente não tenho conta de Facebook o que, tenho a certeza, só me faz bem aos nervos. A parte má é que sei das coisas requentadas e, opinadeira como sou, isso enerva-me. (Ora aqui está um belo paradoxo!)

Ora então, como andei desligada neste últimos dias, só agora li por aí que muito boa gente se insurgiu com esta campanha dos banhos, para a angariação de fundos da APELA, pelo desperdício de água potável que isso acarreta, havendo tanta gente em África a passar sede...

Ai caramba que nem sei por onde hei de começar e havia de ter botado os olhinhos nisso logo hoje, que estou tão apertada de tempo... 

Ora bem e assim num instantinho... 

Em cada um destes desafios gastar-se-ão o quê? Vinte litros de água? Trinta? Às tantas bastante menos do que cada uma das alminhas indiginadas gasta para lavar o traseiro diariamente... Sim, pessoas indignadas, gastais água potável (que tanta falta faz às crianças em África) para lavar os pézinhos, o carrinho e o terraço... Porque não o fazeis com água imprópria para consumo? Pois... Assim de repente não vos parece muito prático ir tomar banhinho à ribeira,  ora é?

E depois... A água que se gasta aqui é água que cai do Céu... "Aqui"!... Água que evapora... "Aqui"! É um ciclo e um processo relativamente local. A água gasta nisto na Europa ou na América nunca iria chover na África sedenta.

Quando muito pode ser mau exemplo, mas nunca uma afronta... E muito menos será uma afronta para as povoações africanas que sofrem com a privação de água já que esses, suponho, não se entreterão a ver o Ice Bucket Challenge do Mourinho no Youtube... E mesmo esses africanos ou aqueles que os representam saberão ver a insignificância de água desperdiçada nesta brincadeira quando comparada com os zettabytes de água gastos em spas e piscinas e fontes decorativas de lindas cidades europeias... (Piscinas essas que os tais indignados jamais frequentarão obviamente...)

De resto, acho que, considerando ou não uma patetice, a verdade é que já foi recolhido muito dinheiro para a investigação de uma doença terrível. E neste caso, não me lixem que agora não tenho vagar... O fim justifica os meios e já não há traseiro que aguente tanta admirável indignação moderna.

6 comentários:

  1. Pipocante Azevedo Delirante5 de setembro de 2014 às 15:48

    Ainda estou para ver o primeiro que apanha uma pneunomia a sério, e processa o gajo que o desafiou, que por sua vez processa o tipo que iniciou tudo isto, e tal e tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=wCisNA4Wbw0

      (É muito mau uma pessoa adulta rir-se com tipos a escorregar na banana, não é? Vou ali chicotear-me e já volto... :D )

      Excluir
  2. Opah NM tu também não tens Facebook?! Eu também não! Que felicidade! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seremos irmãs gémeas gotadeluar? Olha que posts tão jeitosos isso me dava... :DDD

      Excluir
  3. Xinapá!
    Um zettabyte é assim uma coisa grande pA cacete não é?
    (ou estarei a fazer confusão e é apenas um primo afastado das petazetas?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que em cada desafio desses deverá gastar-se o equvalente a uma descarga de autoclismo.... Mas isto cabe na cabeça de alguém?

      (petazetas?? Ahahahahahahaha isso ainda existe?)

      Excluir