sábado, 20 de setembro de 2014

E então? Como é que terminou a novela dos desalinhados,

Dos que reclamam quezílias e pelejas (porque afinal tamanho marasmo só poderá significar falta de verticalidade) e se questionam sobre que mundo nos restará com tanto desejo à solta de a todos agradar?

De uma forma surpreendente digo-vos eu... 

Com a expressa vontade de se ter agrado a gregos e a troianos!

Reptiles, M.C.Escher, 1943

Por mim tudo bem!...

Adenda (e antes que os "Repteis" em si ganhem vidas e significados que, obviamente, estão a milhas da minha intenção):

Sobre esta litografia: The tiny alligator on the dodecahedron, snorting fire, and the two lizards entering and leaving the tessellated plane provide clues that the picture is imaginative but fundamentally about the relationship between two and three dimensional space.

O autor não se interessava muito por significados filosóficos. Provavelmente quis aqui só representar um paradoxo, um ciclo entre o bi- e o tri-dimensional. Pensava eu quando esta litografia me veio à memória que, ainda que mais rica, a tri-dimensionalidade poderá ser para alguns insuportavelmente solitária... O que, afinal, explicaria muita coisa!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Chega para lá... Fã nº 1 de Escher aqui, hã! :)

      Excluir
    2. Hum…não sei não…tenho aqui ao pé de mim um filho que me obrigou a ir ver a exposição Escher en palais em Haia (vá que era mesmo ao lado de casa) e tem o quarto cheeeeeeeio de reproduções de Escher…
      Serei por isso talvez a número 3 :DDD

      Excluir
  2. Repteis?! Está a falar dos nossos antepassados, claro. Também esta bem!
    E não é que todos, mas todos mesmo descendemos de seres rastejantes?
    Só que nalguns isso nota-se mais...acho.
    Um excelente Domingo.
    Corvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seja cobra, Corvo! ;D

      Sabe bem que não escolhi esta litografia com essa conotação...

      Excluir
    2. Nesse caso apresento as minhas desculpas e retiro
      "Repteis?! Está a falar dos nossos antepassados, claro. Também está bem!"
      Mantendo porém, tudo o resto porque sem intenção, e acredito, na mesma não modificamos a nossa condição genética nem tão pouco nalguns isso se note mais.
      Corvo.

      Excluir